Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aprilia SRV 850

O "rei das vespas" é o scooter mais potente do mundo, inspirado na superbike Aprilia RSV4 de Max Biaggi

Por Paulo Ribeiro | fotos: divulgação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h07 - Publicado em 31 out 2012, 14h08
Aprilia SRV 850

Apresentado no último Salão de Milão, o belíssimo maxiscooter Aprilia SRV 850 já roda na Europa. A Piaggio ainda não definiu intenções para o Brasil e a expectativa de ver essa supermotoneta por aqui é distante. De qualquer modo, é o scooter mais potente do mundo, o que já é credencial suficiente para apresentá-lo.

Na Europa, não param de surgir lançamentos para o público que deseja manter as origens motonetistas e a praticidade de um scooter, mas também almeja ascender em cilindrada, desempenho e possibilidades esportivas.

Pois é para esses corações que o Aprilia SRV 850 quer falar. Ele disputa espaço com Honda Integra 700,Yamaha TMax 530 e BMW C 600 Sport/C 650 GT. É uma clara evolução do Gilera GP 800, lançado em 2007. A Gilera também é marca do grupo Piaggio.

O Aprilia SRV 850 tem o código genético da superbike RSV4, da qual herda o farol triplo, os espelhos retrovisores e uma traseira com saídas de ar que imitam as ponteiras de escape da Aprilia Dorsoduro 1200. A pegada esportiva começa pelo banco amplo, com a rigidez das máquinas de pista, à bolha de proteção aerodinâmica.

De dimensões e peso que aconselham algum aquecimento antes das manobras de estacionamento, a Aprilia SRV 850 oferece posição que lembra uma esportiva. O piloto senta-se com o corpo apoiado sobre o guidão e os pés afastados, por força do espaço ocupado pelo quadro bem largo, que circunda com quatro vigas tubulares o motorV2 a 90 graus, em posição central.

Continua após a publicidade

O desenho esportivo, entretanto, não rouba o conforto do piloto. O passageiro pode até reclamar da área reduzida do banco e das carenagens muito salientes, que acabam incomodando as pernas. Mas o motociclista vai bem instalado e com adrenalina de sobra.

Mesmo com o apelo superesporte, o Aprilia SRV 850 não abre mão da praticidade. O espaço sob o banco permite guardar um capacete integral (pequeno) e a lista de acessórios inclui banco de gel, bolha frontal fumê, top-case, escape Arrow de carbono e titânio, alarme, sistema antirroubo, cobertura para as pernas e decoração tipo carbono para o para-lama frontal.

Tais questões práticas e estéticas são deixadas em segundo plano assim que se coloca em funcionamento o motor V2. Ele estreou na Aprilia Mana e teve gerenciamento eletrônico revisto para maior economia e para atender às normas ambientais. Um ronronar suave disfarça a cilindrada e o espírito picante do SRV 850, aparentando uma serena e prática proposta de versatilidade urbana. O arranque suave e facilmente dosável – desde que não se gire o punho do acelerador abruptamente – contribui para a facilidade na condução urbana, com boa parte do elevado peso se evaporando imediatamente.

Na estrada, o Aprilia SRV 850 é bom de curva, capaz até de envergonhar algumas esportivas. Brilha nas estradinhas recortadas, mostrando uma estabilidade na inclinação que ajuda a esquecer o esforço necessário para as mudanças de direção. E é justamente quando o piloto começa a se empolgar que a suspensão revela algumas limitações, sobretudo quando o piso é irregular ou quando se leva um passageiro.

O sistema de freios, com ABS opcional, mostra eficiência e bom feeling. No entanto, em caso de piso com menor atrito, é fácil travar as rodas.

Continua após a publicidade

Com decoração buscando a identidade com a RSV4 – que em 2010 alcançou o título do Mundial de Superbikes sob o comando de Max Biaggi -, a Aprilia SRV 850 surge como brinquedo urbano para os amantes das motos superesportivas. Suas características ficam a meio caminho entre o sentido prático dos scooters e a paixão alucinada pela velocidade – com preço e consumo de moto grande.

TOCADA

Fácil como todo scooter e com potencial de sobra para incomodar até mesmo uma esportiva na estrada.

★★★★

DIA A DIA

Não é pequena,
mas traz as inúmeras vantagens do câmbio CVT e a boa proteção para os pés. Pena que o consumo não colabore.

★★★

Continua após a publicidade

ESTILO

Excelente a sacada da Aprilia em seguir as mesmas linhas da superesportiva RSV 1000. Ficou uma lindeza!

★★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

Quase exagerado para um scooter. Com 76 cv e o silencioso câmbio CVT, é o rei da cidade.

★★★★

SEGURANÇA

A versão sem sistema ABS e controle de tração assusta pelo imenso poder de frenagem. A versão com o ABS custa somente 540 euros a mais.

Continua após a publicidade

★★★

MERCADO

Cara como uma supersportiva, é
um produto tão segmentado quanto seus clientes. Não venderia muito no Brasil, mas sempre encontrará quem sonhe com um superscooter.

★★

Segurança Reforçada

Aprilia SRV 850 oferece ABS e controle de tração.

Muitos maxiscooters oferecem freios ABS como opcionais, mas o SRV 850 é o primeiro a unir
o sistema ao controle de tração: ATC. O sistema é compost de uma unidade específica
de controle eletrônico ligada
a dois sensores que medem e comparam, de forma instantânea e constante, a velocidade entre as duas rodas. Atuando em conjunto, os sistemas ampliam
a segurança e o controle da motocicleta em ambiente urbano e facilitam a condução esportiva. Essa modernidade tecnológica tem valor de uso superior ao que é acrescido ao preço final (540 euros na Europa, cerca de 1 340 reais). Para maior diversão, essa parafernália eletrônica poderia ser complementada
por um sistema semiautomático de acionamento da caixa de velocidades, semelhante ao oferecido no Burgman 650
à venda no Brasil, já utilizado pela marca na Aprilia Shiver.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.