Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi S7 Sportback

O irmão acelerado do A7 é uma demonstração de tecnologia, luxo e desempenho disponíveis na marca

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Atualizado em 20 mar 2024, 08h03 - Publicado em 25 abr 2013, 11h56
testes
 (/)
Continua após publicidade
testes

Mostrado no Salão do Automóvel de 2012, o Audi S7 Sportback, versão esportiva do Audi A7 Sportback, chega agora ao mercado. À primeira vista, é difícil diferenciá-lo do irmão. Quer uma dica? Procure o “S7” estilizado na grade dianteira. Os retrovisores têm capas de alumínio, mas, para isso, você precisaria saber que no A7 eles são da cor da carroceria. Há também a inscrição “V8T”, na lateral dos para-lamas dianteiros. Uma indicação de algo novo sob o capô, mas… você sabia que o A7 vem com motor V6? O S7 manteve o estilo do A7 praticamete inalterado. Frisos cromados, na dianteira e em volta da área envidraçada, confundem quem esperava algo mais despojado e agressivo. Até as rodas têm a mesma medida, aro 19.

Por dentro, repare no volante, nos bancos e na soleira das portas (se você ainda não fechou a porta). Nesses lugares também há o emblema “S7” gravado. A cabine é tão luxuosa quanto a do A7, com acabamento de couro e alumínio escovado. A diferença surge em detalhes como as pedaleiras de alumínio. A esportividade do S7 só aparece com o carro em movimento. E como aparece…

Na pista, o S7 demorou apenas 4,3 segundos para embalar de 0 a 100 km/h, enquanto seu irmão fez o mesmo em 6,5 segundos – nada mau, diga-se. A velocidade máxima, segundo a fábrica, é limitada em 250 km/h, mas poderia chegar aos 300 km/h. O patrocinador de espetáculo é oV8 biturbo que gera 420 cv de potência e 56,1 mkgf de torque, contra os 300 cv e 44,9 mkgf do V6 do A7. Mas seria injustiça ignorar a transmissão, com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas e a tração integral Quattro (iguais aos doA7).

Alimentação cortada

O motor 4.0 TFSI é novo na linha Audi. Além do S7, ele equipa o S6, sedã e perua, e traz como principal novidade o sistema de corte dos cilindros para economizar combustível. O COD (Cylinder On Demand) cruza diversas informações do funcionamento do carro, como velocidade e carga, e desativa metade dos cilindros do motor, caso o trabalho deles não seja necessário. Entre 900 e 3 500 rpm, o sistema fecha as válvulas de admissão e escape e corta a ignição e a injeção de quatro cilindros, para voltar a ativá-los a qualquer momento sem que o motorista perceba as mudanças. Nas medições de consumo, verificamos que o COD tem maior oportunidade de contribuir nas estradas que na cidade, quando há maior variação de condições que exigem mais do motor. Na média, o rendimento do S7 ficou no mesmo patamar de sedãs esportivos como o BMW M5. O Audi conseguiu as marcas de 6,6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o BMW obteve 6,4 e 10,2 km/l nos mesmos ensaios, respectivamente.

O S7 tem quase 5 metros de comprimento e pesa 1945 kg. A Audi diz que ele é um cupê de cinco portas, para provocar a Mercedes, que anuncia o modelo CLS como “cupê de quatro portas”. Mas, em outros tempos, ele seria apenas um fastback, definição para essa variação de perfil, que serve tanto para cupês quanto para sedãs. O espaço interno é de sedã grande. Quem viaja atrás tem quase 1 metro na altura e 1,50 metro na largura para se acomodar (o banco traseiro tem apenas dois assentos).

Ainda na comparação com o A7, ele se diferencia no comportamento graças a seus sistemas de direção (elétrico) e de suspensão (pneumático), que se adaptam às diferentes situações e apresentam respostas mais rápidas e adequadas para um modo de condução esportivo. A alteração de temperamento é sensível. Há mudança de peso do volante. que apresenta reações mais diretas da direção, e endurecimento da suspensão, quando o carro é pilotado em velocidades maiores. No limite, o S7 sai de frente. Nas ruas, o S7 é tão ou mais confortável que o A7. Nos pisos irregulares, sua suspensão consegue ser mais macia. Em baixas velocidades, sua direção fica leve e indireta. A rigidez elevada da carroceria ajuda nos papéis de mocinho e de vilão.

Continua após a publicidade

O motorista comum, que não tem uma pista à disposição, também pode experimentar as várias facetas do carro selecionando o modo de atuação de cada sistema (como fizemos em nosso teste). A tela multimídia localizada no alto do console dá acesso ao Audi Drive Select e permite a escolha de quatro programas (Comfort, Automatic, Dynamic e Individual), que permitem ajustar as respostas do carro sob quatro aspectos (Motor/câmbio, Suspensão, Direção e Som do motor) – sendo que no mapa Individual é possível misturar os diferentes modos. Por exemplo: Motor/câmbio, Comfort; Suspensão, Dynamic; Direção, Comfort; Som do Motor, Dynamic.

Mais que ser simplesmente uma versão esportiva, o S7 é um carro mais completo. Além da suspensão, da direção e do sistema Audi Drive Select, o S7 conta com teto solar, porta-malas elétrico (com ajuste do grau de abertura) e sistema de som Bose (14 alto-falantes). Nos pacotes de equipamentos disponíveis existe ainda: piloto automático adaptativo, sistema preventivo em caso de colisão iminente (Audi Pre Sense) e auxílio para troca de faixa por meio de detecção de pontos cegos (Audi SideAssist),

entre outros. No fundo, o S7 é um A7 com ainda mais desempenho, luxo e equipamentos, que permite ao motorista dirigir com mais esportividade mas também com mais conforto. Um sinal de que o S7 não abriu mão de seu refinamento em um só detalhe é dado pelo funcionamento silencioso de seu vidro elétrico. Quando se abre o vidro do S7, o que se ouve é apenas o som do ambiente externo. Não há ruídos de motores, engrenagens ou do vidro em contato com a borracha. O tratamento acústico da cabine, aliás, é um dos pontos fortes do projeto. O isolamento de motor e transmissão é eficiente e o ruído aerodinâmico é baixo. Sobra para os pneus – uma vez que, nessas condições, o som da rodagem fica mais evidente – e para eventuais problemas de acabamento. Na unidade avaliada havia som de peças de acabamento soltas, na parte superior do painel.

O S7 tem preço básico de 500 000 reais e, completo, sai por 551500 reais. Eis aí outra forma de ver como o S7 é diferente do A7, que custa 372 485 reais na versão básica e 419 485 na completa.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Com o Audi Drive Select, o motorista pode calibrar os sistemas de acordo com suas preferências.

Continua após a publicidade

★★★★★

MOTOR E CÂMBIO

O conjunto concilia desempenho e economia de combustível.

★★★★★

CARROCERIA

Faltou uma pegada mais esportiva no visual, mas o acabamento

é de primeira.

Continua após a publicidade

★★★★

VIDA A BORDO

O S7 é bem equipado. Seu ar-condicionado é ajustável em todos os quadrantes da cabine. O tratamento acústico é exemplar.

★★★★★

SEGURANÇA

Airbags e ESP são de série (até aí, nada de novo, nessa categoria de carro). Piloto automático adaptativo e auxílio para mudança de faixa são opcionais.

★★★★

SEU BOLSO

O S7 tem preço na média do segmento, mas ficará em desvantagem diante da BMW, beneficiada com isenção de imposto.

Continua após a publicidade

★★★

OS RIVAIS Mercedes CLS 63 AMG

641_audi_tx2.jpg

Lançado em 2010, é equipado com V8 biturbo de 557 cv e 81,6 mkgf de torque. Custa 491800 reais.

BMW 650i Coupe

641_audi_tx3.jpg

Não é a versão preparada “M”, que não vem para o Brasil. Mas tem motor V8, oito marchas e sai por 389 950 reais.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

O S7 Sportback é um autêntico representante da categoria de cupês grandes de luxo, cujos ícones mais tradicionais são BMW Série 6 e Mercedes CL. Ele entrega luxo, conforto, equipamentos e desempenho em doses industriais.

>> Confira da Ficha Técnica do carro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.