Audi TTS Roadster: esportivo da raiz à capota
Com 286 cv, tração integral e visual sedutor, o novo TTS Roadster estreia no Brasil. Como poucos, ele ainda mantém a receita básica da primeira geração
Fiel ao desenho original da primeira geração, de 1998, o Audi TT segue com um magnetismo comum a poucos modelos. Imagine, então, o que acontece quando o TT em questão é conversível, amarelo e em uma versão com tratamento visual ainda mais esportivo.
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O novo TTS Roadster já pode ser encomendado por R$ 319.990, ou seja, R$ 20.000 a mais do que o TTS Coupé ou R$ 53.000 a mais que o TT Roadster normal. Com relação ao Coupé, além da capota elétrica, muda o fato de que, no Roadster, não há espaço para passageiros na traseira.
O tratamento que transforma o TT em um TTS é radical. Acrescenta câmera de ré, multimídia com GPS, rodas aro 19, retrovisores externos rebatíveis e com capa de alumínio, pinças de freio vermelhas e interior preto brilhante. Sistema de som Bang & Olufsen e bancos esportivos com ajustes elétricos completam o pacote de itens exclusivos. Estes, aliás, são um dos grandes destaques da cabine: com um acabamento primoroso, de couro com costura dupla aparente e bordado S Line no encosto, eles oferecem elevado conforto, além de ótimo suporte do corpo nas curvas.
Tecnicamente, o TTS é bem diferente do TT. O motor é mais potente (286 ante 230 cv) e torcudo (impressionantes 38,7 mkgf a 1.800 rpm) e a tração é distribuída nas quatro rodas. Ou seja, os R$ 53.000 correspondem a mais de 15% do valor do próprio carro, mas valem cada centavo, principalmente se você está à procura de um conversível competente. E convincente. Em nossa pista de teste, o TTS Roadster acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 s e cumpriu as três provas de retomadas em cerca de 3 s.
O trabalho do câmbio de dupla embreagem (S-Tronic) é excepcionalmente rápido. No modo esportivo de condução, cada uma das seis marchas é trocada com tempo apenas para um estampido ecoar pelos dois pares de escapamento. A suspensão, 1 cm mais baixa que a do TT comum, é rígida mesmo no modo mais confortável e trabalha ruidosa em piso irregular. Sobre asfalto liso, no entanto, junta-se à tração integral e faz o TTS grudar no solo.
Mesmo pessoas altas encontram facilmente a melhor posição de dirigir. Banco e retrovisores têm regulagem elétrica, o volante é ajustável em altura e profundidade e o espaço é amplo. Só é preciso lembrar que o porta-malas, com 280 litros, é pequeno (o de um VW Up! tem 285 litros). Uma coisa é certa: ainda que com bagagem limitada, a viagem será divertida e cheia de estilo, ainda mais se for feita em um dia de sol.
VEREDICTO
O tratamento da linha S, com motor mais forte e tração integral justifica o preço. Ágil, completo e cheio de estilo, é uma ótima pedida para quem gosta de esportivos.
Aceleração de 0 a 100 km/h | 5,1 s |
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Aceleração de 0 a 1.000 m | 24,6 s – 214,8 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 2,6 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 2,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 3,3 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15 / 25,6 / 59,1 m |
Consumo urbano | 8,7 km/l |
Consumo rodoviário | 10,7 km/l |
Motor | gas., diant., transv., 4 cil., 1.984 cm3, 16V, 286 cv a 5.300 rpm, 38,7 mkgf a 1.800 rpm |
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Ciambio | automatizado, sequencial, 6 marchas, tração integral |
Suspensão | McPherson(diant.) /multilink (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant. e tras.) |
Direção | elétrica, 11 m (diâm. giro) |
Rodas e pneus | liga leve, 245/35 R19 |
Dimensões | comprimento, 419,1 cm; largura, 183,2 cm; altura, 134,5 cm; entre-eixos, 250,5 cm; peso, 1.450 kg; tanque, 55 litros |
Equipamentos de série | painel digital multiconfigurável, rodas aro 19, tração integral |
Preço | R$ 319.990 |