Os tradicionais fãs da BMW podem torcer o nariz para a nova Série 2 Active Tourer. Esse modelo não tem características típicas da marca como a tração traseira, a divisão igualitária de peso entre os eixos e o desempenho esportivo. Mas, tudo bem, a Série 2 não foi feita tendo esse público como alvo. A primeira minivan da marca nasceu com a declarada intenção de agradar compradores que nunca pensaram em um BMW. Desenvolvida a partir da plataforma do novo Mini Cooper, a Active Tourer tem tração dianteira, 58% do peso no eixo dianteiro (e 42%, no traseiro) e um motor que deixa o desempenho em segundo plano para priorizar o consumo.
LEIA MAIS:
>> Teste: Clubman, o Mini tamanho família
Avaliada na versão 225i, a única oferecida no Brasil (com preço de R$ 179 450), a Série 2 acelerou de 0 a 100 km/h em razoáveis (para um BMW) 8 segundos. E, em contrapartida, obteve as boas médias de 9,6 km/l, no ciclo urbano, e 13,9 km/l, no rodoviário.
A 225i é equipada com motor 2.0, de 231 cv, e câmbio automático de oito marchas, que podem ter seu funcionamento regulado eletronicamente. Uma tecla no console permite escolher quatro modos: Comfort, Sport, Sport+ e Eco Pro. Na pista de testes, onde buscamos sempre o melhor rendimento dos carros nas diferentes provas, usamos o modo Sport+, para as medições de desempenho, e o Eco Pro, nas de consumo.
Apesar da carroceria monovolume, os fãs da BMW vão reconhecer o estilo da marca no design. Por fora, a grade dupla, na dianteira, e as lanternas em L, na traseira, não deixam dúvidas. Por dentro, a Active Tourer não traz o requinte dos modelos mais caros da marca, mas conserva padrão visual, nas cores e nos materiais.
Além disso, embora faltem mimos como sistema de som hi-end B&W e head-up display, a 225i é bem equipada. Ela conta com faróis com leds, bancos de couro, teto solar e central multimídia (com GPS, acesso à internet, serviço de concierge e informações de trânsito) como itens de série.
Como convém a uma minivan, a 225i tem bancos modulares. O traseiro é tripartido (40/20/40) e o do passageiro da frente pode ser reclinado liberando um espaço em linha reta de 2,4 metros de comprimento. A fila de assentos traseiros fica em posição elevada em relação à dianteira, o que cria uma condição de auditório para quem viajar atrás. A fábrica fala em cinco ocupantes, mas apenas quatro se acomodam com conforto. O passageiro da frente foi prejudicado pela instalação do extintor de incêndio na lateral da caixa da roda. Mas, uma vez que a obrigatoriedade desse equipamento caiu, ele poderá ser retirado.
Ao volante, o comportamento dinâmico da 225i é diferente por conta das características mecânicas (como a tração dianteira) e também pela posição de dirigir (mais alta). No entanto, deixando de lado a comparação com outros BMW e analisando o comportamento do modelo como minivan que é, a 225i tem virtudes e defeitos. A visibilidade é boa, a ergonomia foi bem projetada, mas a suspensão transmite demais os ruídos e as vibrações causadas por irregularidades no piso. E os pneus, do tipo run-flat, não aliviam.
Os tradicionais compradores de BMW podem não gostar do Active Tourer. Mas, quem procura uma minivan e aceita pagar mais para ter um modelo de marca premium pode se interessar por essa alternativa.
VEREDICTO
A Active Tourer é uma opção para quem quer a versatilidade e o espaço interno típicos de uma minivan, e não se importa de pagar um preço acima da média pela imagem da marca.
Motor | gasolina, diant., transv. |
---|---|
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Diâmetro x curso | 94,6 mm x 82 mm |
Potência | 231 cv a 5.000 rpm |
Torque | 35,7 mkgf de 1.250 a 4.500 rpm |
Câmbio | automático, oito marchas, tração dianteira |
Dimensões | 434,2 cm (comprimento); 180 cm (largura); 155,5 cm (altura); 267 cm (entre-eixos) |
Peso | 1.430 kg |
Peso/potência | 6,2 kg/cv |
Peso/torque | 40 kg/mkgf |
Porta-malas/caçamba | 468 l a 1.510 l |
Tanque | 51 l |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | multilink |
Direção | elétrica |
Pneus | 225/45 R18 |
Equipamentos | bancos de couro, central multimídia, Connected Pack, GPS, sistema de som, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, retrovisores elétricos com aquecimento, pneus run-flat, câmbio com trocas no volante (no modo manual) |
Consumo urbano | 9,6 km/l |
Consumo rodoviário | 13,9 km/l |
0 a 100 km/h | 8 s |
0 a 1000 m | 28,9 s = 185,3 km/h |
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) | 3,4 s |
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) | 4,3 s |
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) | 5,3 s |
Velocidade máxima | 240 km/h |
Frenagem | 16,4 m (60 km/h); 27,3 m (80 km/h); 66,6 m (120 km/h) |