AF 800 R sempre foi uma beldade. Com a nova combinação de cores que acaba de chegar às lojas, esta que é a menor BMW de passeio ficou ainda mais sensual. Vermelho e prata fosco combinam com o preto do motor e das rodas. As cores valorizam as linhas angulosas do tanque – na verdade, da caixa de ar, pois o combustível fica sob o banco. As abas laterais ganharam novo formato, cresceram e receberam um recorte para saída do ar quente.
Apesar de não ter mudado muito desde seu lançamento, em 2009, esta BMW mantém visual agressivo e moderno. Hoje é possível estacionar uma delas em sua garagem por 34 600 reais (preço sugerido para São Paulo), um valor mais justo se considerarmos os quase 52 000 reais que custava antes de ser nacionalizada via Manaus.
A F 800 R é excelente para utilização urbana. Tem boa posição de pilotagem, o banco é macio e permite longas jornadas. As pedaleiras recuadas proporcionam tocada agressiva sem comprometer o conforto. O motor DOHC tem dois cilindros gêmeos e paralelos, com injeção eletrônica, oito válvulas, refrigeração líquida e 87 cv a 8000 rpm. O torque é de 8,8 mkgf a 6000 rpm. Ele empurra bem desde as baixas rotações, sobe de giro rápido e leva a F 800R a mais de 200 km/h.
As bengalas têm 43 mm e são reguláveis na pré-carga da mola e no retor- no hidráulico. O amortecedor traseiro Sachs tem iguais regulagens. Os freios, com ABS, têm dois discos frontais de 320 mm com pinças duplas. Atrás, disco de 265 mm e pinça simples.
VEREDICTO
Vale o investimento: diversão e status estão garantidos. Visual com aletas maiores e novas cores ficou muito bom.
Alças na rabeta e piscas minúsculos, de leds | Mostradores ovais superpostos e visor LCD