BMW i4 M50 é elétrico com ‘ronco’ e que anda mais que M3 Competition
O cupê de quatro portas BMW I4 é o primeiro elétrico a passar pelas mãos da divisão M; esportivo tem dois motores que somam 544 cv
Os mais puristas torcerão o nariz, mas eis aqui um fato: um dos BMW mais potentes e rápidos vendidos atualmente no Brasil é elétrico. Falamos sobre o i4 M50, a versão topo de linha do i4, que parte de R$ 599.950 e é também o primeiro elétrico a carregar a letra M, da divisão esportiva da marca.
Visto de fora, o i4 é praticamente idêntico ao Série 4 Gran Coupé. As diferenças são pontuais, como uma porção da grade dianteira fechada, os logotipos da marca com borda azul e a ausência de ponteiras de escapamento. No caso deste último, apliques plásticos simulam extratores de ar para evocar um ar de esportividade e substituir as ponteiras.
De lado, até as rodas são as mesmas, de 19 polegadas diamantadas. No caso da versão M50, os pneus variam: são 245/40 na dianteira e 255/40 na traseira.
O interior também já é conhecido, com painel levemente inclinado para o motorista e acabamento caprichado, tanto nos materiais quanto na montagem. O destaque vai para o conjunto curvo de telas: a do quadro de instrumentos tem 12,3” e a da central multimídia, 14,9”. Ambas possuem alta qualidade de imagem e são personalizáveis, mas podem tornar-se confusas com tantas funções divididas entre vários menus e submenus.
Para os Série 3 e 4, as diferenças internas do i4 M50 ficam para a alavanca de câmbio e os detalhes em azul, como, novamente no câmbio, no logo da marca no volante e no botão de ligar/desligar os motores.
O modelo oferece piloto automático adaptativo, faróis a laser, alerta de tráfego cruzado, frenagem automática de emergência, sistema anticolisão lateral, esquema de câmeras 360° 3D e som da Harman Kardon com 17 alto-falantes e 464 watts.
Ainda no interior, o i4 M50 tem bancos dianteiros elétricos, com ajustes até para as abas laterais (que apertam ou folgam a cintura) no motorista. Atrás, o espaço para as pernas é suficiente, sem grandes sobras.
A posição das pernas dos passageiros, porém, é desconfortável: os joelhos ficam acima da linha da cintura e não há como esticar as pernas, já que os pés mal cabem no vão entre os bancos dianteiros e o assoalho. Para pessoas com mais de 1,80 m, além desse problema das pernas, a caída pronunciada do teto também causará desconforto na altura.
Isso é válido apenas para duas pessoas, porque o túnel central é tão alto que não permite a acomodação de uma pessoa no assento do meio. No console, há apenas duas portas USB e um porta-objetos, sem saídas de ar-condicionado. Uma falta grave. No porta-malas, os 470 litros para bagagens são revelados pela imensa porta traseira, que, como em um cupê, leva o vidro de trás junto.
Números de superesportivo O i4 M50 é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo – alimentados por uma bateria de 80,7 kWh. Juntos, eles entregam 544 cv de potência e 81 kgfm de torque, dados superiores aos do M3 Competition, que tem 510 cv, 66 kgfm de torque e custa R$ 200.000 a mais.
Os números, porém, mostram um balanço com o maior peso do elétrico, que tem 2.215 kg – 410 kg a mais que o “irmão” a combustão. Além das baterias, entram nessa conta a tração integral do i4, enquanto o M3 tem tração traseira.
Na pista de testes, houve empate técnico nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h: o i4 M50 ficou com o tempo de 3,86 segundos; o M3 Competition, fez 3,94 segundos. Na prática, o sedã a combustão levou mais tempo. As retomadas são impressionantes e o i4 leva apenas 1,5 segundo de 40 a 80 km/h, contra 2,3 no M3. A autonomia, também segundo nossos testes, tem a projeção de 395 km na cidade e 363 km na rodovia.
Além dessas marcas, o i4 mostra que nasceu com vocação esportiva e faz por merecer a letra M. As acelerações são fortes e rápidas (com direito a “cantadas” de pneus, já que os 81 kgfm de torque são instantaneamente despejados), a direção é direta e a suspensão faz o cupê ficar colado ao chão.
Apesar disso, não espere um carro arisco como o M3, este, sim, um esportivo feito para as pistas. O i4 tem limitações para uma tocada mais extrema, como o maior peso. Estas entregas também podem variar de acordo com os modos de condução: Sport, Comfort e Eco Pro.
No primeiro, tudo fica mais extremo, como a suspensão mais rígida, a maior sensibilidade do acelerador e a disponibilidade de potência e torque. Nos demais, o i4 se torna mais confortável, embora mantenha a rigidez típica de um BMW, e sem tanto apetite nas acelerações, e no consumo.
Outro parâmetro variável de acordo com os modos é o do “ronco” emitido pelos alto-falantes (ouvido apenas na cabine). Feito pelo compositor alemão Hans Zimmer, que já teve produções premiadas no Grammy e no Oscar, o ruído metálico e grave aparece com intensidade no modo Sport e de forma muito sutil no Comfort. No Eco Pro, o silêncio impera. Apesar de ser um ronco falso, o som é interessante.
Quem também atua de forma variável é a regeneração de energia via desacelerações e frenagens. Há quatro níveis, sendo um deles adaptativo. Ou seja, a frenagem regenerativa só entrará em ação caso exista um veículo à frente. A função é boa para rodovias já que, caso não exista nenhum veículo à frente, o carro não reduzirá a velocidade. Há ainda o modo B no câmbio, que reforça o funcionamento de direção com apenas um pedal.
Com seus níveis de desempenho, dignos da grife Motorsport, autonomia e tecnologia, o i4 M50 faz parecer relativamente pouco os quase R$ 600.000 cobrados por ele.
Ficha Técnica – BMW i4 M50
Motor: dois elétricos (dianteiro e traseiro), 544 cv, 81 kgfm Bateria: íon-lítio, 80,7 kWh/210,6 Ah; autonomia, 395 km urbano e 363 rodoviário
Recarga: 0 a 80%, 19 minutos a 350 kW
Câmbio: 1 marcha + ré, tração integral
Direção: elétrica Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 245/40 R19 (dianteira), 255/40 R19 (traseira) Peso: 2.215 kg
Dimensões: comprimento, 478,3 cm; largura, 185,2 cm; altura, 144,8 cm; entre-eixos, 285,6 cm; porta-malas, 470 litros
Teste Quatro Rodas – BMW i4 M50
Aceleração
0 a 100 km/h: 3,9 segundos
0 a 1.000 m: 22,1 s – 219,7 km/h
Velocidade máxima: 225 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
40 a 80 km/h: 1,5 s
60 a 100 km/h: 1,7 s
80 a 120 km/h: 2,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,5/25,1/59,6 m
Consumo
Urbano: 4,9 km/kWh
Rodoviário: 4,5 km/kWh
Ruído Interno
Neutro/rpm máx: –
80/120 km/h: 59,8/66,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Volante: 2 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 599.950
Garantia: 2 anos