BMW M2 x Mercedes-AMG CLA 45: voando com os alemães
BMW M2 e Mercedes-AMG CLA 45 têm pontos em comum. Mas a comparação deixa claro onde cada um é melhor
Poucos comparativos geram tanta polêmica quanto os que alinham modelos BMW e Mercedes. As discussões começam já na redação, onde cada marca tem seu grupo distinto de apreciadores. Depois da publicação, é a vez dos leitores se manifestarem. No fundo, os fãs cultuam tanto seus carros preferidos que julgam comparações desnecessárias.
A verdade é que, apesar de apresentarem diferenças, os modelos das duas empresas têm muitos pontos em comum e é isso que os habilita ao confronto. É o caso de M2 e AMG CLA 45, mostrados aqui. Além da engenharia sofisticada, da qualidade superior no acabamento e do elevado nível de segurança, esses veículos são versões esportivas de modelos de mesmo porte e têm conjuntos mecânicos parelhos.
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O BMW vem com um motor de 370 cv de potência e câmbio automatizado de sete marchas. O Mercedes conta com motor de 360 cv e câmbio igualmente automatizado de sete marchas. Os preços não são lá tão semelhantes. O M2 custa R$ 379.950 e o CLA 45 sai por R$ 338.900. Ainda assim, os dois disputam a mesma faixa do mercado.
Fãs não gostam de comparativos porque não querem nem ouvir falar dos pontos fracos de seus modelos queridos e nem dos fortes dos rivais. Mas para quem não é um torcedor fanático, esta é a hora de descobrir os prós e contras de cada opção.
Esteticamente, o M2 é mais esportivo. Começa pela carroceria de duas portas, enquanto o CLA tem quatro portas. Os designers da Mercedes conseguiram disfarçar bem as portas traseiras, com uma caída de teto suave, mas não foi suficiente para transformar o carro em um cupê.
Por dentro, o BMW exibe maior complexidade de elementos e diferença nos materiais de acabamento que o AMG, mais simples. Mas isso não causa tanto impacto quando o foco é a esportividade. A cor vermelha das costuras, cintos de segurança e iluminação do painel do Mercedes impressionam mais que o azul aplicado nos detalhes do BMW.
Se perde agressividade por ser um sedã, o Mercedes entrega mais conforto, pois oferece espaço para quatro pessoas, enquanto o rival tem uma cabine 2+2 (atrás só cabem duas crianças).
No que diz respeito aos equipamentos, parece que os projetistas trabalharam para ter o mesmo conteúdo da concorrência. Assim, as listas de série dos dois modelos coincidem nos itens de maior relevância como sistema de ajustes de modos de condução, ar-condicionado dual zone, teto solar, airbags frontais e laterais, ESP, faróis de xenônio, câmera de ré, central multimídia, GPS e bancos de couro. O CLA vem com airbag de joelhos, enquanto o M2 traz airbags de cortina, como diferenciais.
Ao volante, o BMW mostrou que a sua agressividade não se resume à aparência. A posição de dirigir mais próxima do piso e o sistema de tração traseiro favoreceram a condução esportiva. E além disso, o cupê se revelou um carro mais rápido, estável e obediente que o Mercedes. O AMG tem tração 4×4 sob demanda, que trabalha enviando o torque predominantemente para a dianteira.
Na pista de testes, o BMW também foi o dono do melhor desempenho. Nas provas de aceleração, ele conseguiu o tempo de 4,4 segundos, contra 5,2 segundos obtidos pelo concorrente. As retomadas de 80 a 120 km/h são excepcionalmente rápidas em ambos: 3,1 s no CLA e 2,8 no M2. Na hora de frear, o Mercedes se saiu melhor. Vindo a 80 km/h, o sedã precisou de 23,8 metros para parar, enquanto o BMW percorreu uma distância de 25 metros.
E se andou menos, o AMG compensou essa diferença de desempenho com um rendimento exemplar, fazendo valer o conceito do downsizing de seu motor de 4 cilindros e 2,0 litros frente ao 6 cilindros de 3,0 litros do M2. Nas medições de consumo, ele ficou com as médias de 10 km/l, na cidade, e 14,3 km/l, na estrada, enquanto o BMW ficou com 7,8 km/l e 10,7 km/l, respectivamente.
O CLA acaba de ser atualizado com um leve facelift e pequenas mudanças no motor que elevaram a potência e o torque para 381 cv e 48,5 mkgf (sobre os 360 cv e 45,9 mkgf da versão testada). Isso certamente proporcionará números de desempenho melhores, porém não deve alterar a balança do comportamento mais visceral e dinâmico do M2, graças às características do projeto. Partindo desse princípio, apesar de custar mais, o BMW é o vencedor do comparativo. Mesmo que os fãs da Mercedes discordem desse resultado.
VEREDICTO
O CLA 45 leva vantagem em espaço interno e preço, mas o BMW M2 é o melhor carro para quem aprecia esportivos com os nervos à flor da pele.
Mercedes-AMG CLA 45 | BMW M2 | |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 5,2 s | 4,4 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 24 s – 226,4 km/h | 22,9 s – 233,8 km/h |
Velocidade máxima | 250 km/h | n/d |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 2,4 s | 2 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 3 s | 2,2 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 3,1 s | 2,6 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 14,8 23,8 / 56,1 m | 14,9 / 25 / 55,7 m |
Consumo urbano | 10 km/l | 7,8 km/l |
Consumo rodoviário | 14,3 km/l | 10,7 km/l |
Mercedes-AMG CLA 45 | BMW M2 | |
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Motor | gas, diant., transv., 4 cil., 16V; turbo, 1.991 cm3, 360 cv a 6.000 rpm, 45,9 mkgf a 2.250 rpm | gas. diant., long., 6 cil., turbo, 24 V, 2.979 cm3, 370 cv a 6.500 rpm, 47,4 mkgf a 1.400 rpm |
Câmbio | automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, 4×4 | automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, traseira |
Suspensão | McPherson (diant.) / multilink (tras.) | McPherson (diant.) / multilink (tras.) |
Freios | discos ventilados na frente e atrás | discos ventilados na frente e atrás |
Direção | elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro) | eletro-hidráulica, 11,7 m (diâmetro de giro) |
Rodas e pneus | liga leve, 235/35 R19 | liga leve, 245/35 R19 (diant.), 265/55 R19 (tras) |
Dimensões | comprimento, 469,1 cm; altura, 141,6 cm; largura, 179,6 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.585 kg; tanquel, 56 l; porta-malas, 470 l | comprimento, 446,8 cm; altura, 141 cm; largura, 185,4 cm; entre-eixos, 269,3 cm; peso, 1.495 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 390 l |