Brabus 930 híbrido é o carro mais potente já feito pela preparadora
Cupê usa de base o Mercedes-AMG GT63 S E Performance e traz alterações para extrair ainda mais potência do motor V8 da Mercedes
Acostumada com extravagâncias, a Brabus é a modificadora especializada em carros da Mercedes-Benz. Depois de mexer – mais de uma vez – no G63 e criar um dos SUVs mais rápidos do mundo usando o AMG GLE 63 S Coupe, agora eles resolveram “brincar” com o GT63 S E Performance e criar o Brabus 930.
De fábrica, o GT63 S E Performance combina um motor V8 4.0 a outro motor elétrico, que, juntos, entregam 843 cv e 142,76 kgfm. Por isso, em seu lançamento, há dois anos, o cupê foi considerado o AMG mais rápido da história.
Para a Brabus, aparentemente, isso não era o bastante. A preparadora conseguiu aumentar estes números para 942 cv e 158 kgfm. Assim, o modelo, rebatizado de 930, tornou-se o carro mais potente já feito pela modificadora.
As modificações foram concentradas no motor V8, que ganhou novos e maiores turbocompressores, e novos módulos de controle PowerXtra, que modificam os mapas de admissão e ignição do motor, tudo com a assinatura da Brabus. O motor elétrico não teve qualquer alteração.
Por fora, o Brabus 930 tem novidades em grade, para-choques e spoilers, com diversos adereços em fibra de carbono, tudo com foco em aprimorar a aerodinâmica. As rodas foram substituídas por um conjunto Monoblock Z Platinum Edition da Brabus de 21’’ na dianteira e 22’’ traseira, enquanto a suspensão é adaptável, podendo reduzir o vão livre em até 10 mm.
Essas modificações melhoram e muito o desempenho do GT63. Segundo a Brabus, agora seu tempo de 0 a 100 km/h é de apenas 2,8 segundos e sua velocidade máxima chega aos 316 km/h. Para melhorar, o som do V8 é afinado por válvulas borboleta no escapamento de titânio/carbono, que podem ajustar entre o modo silencioso “Comming Home” e o barulhento “Sport”.
Mas não é só de desempenho que vive um supercarro. Por dentro, o Brabus 930 tem bancos de couro preto com um padrão de costura triangular feito com “precisão cirúrgica”, segundo a preparadora. Esse mesmo padrão de costura é reproduzido nos painéis de porta e no porta-malas.
Claro que ele não custaria barato, afinal, o Mercedes-AMG GT63 S E Performance custa quase 200.000 euros. O Brabus 930 tem preço de 323.435 euros, equivalente a um pouco mais de R$ 1,7 milhão em conversão direta. Pelo menos, vem com garantia de três anos ou 99.779 km (62.000 milhas).