Luxuosos e equipados, o sedã grande Han e o SUV de sete lugares Tan serviram como cartões de visitas para a BYD demonstrar, no Brasil, a força e a capacidade de uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo. Mas eles não apareceram nas ruas: de março a dezembro, os dois somaram 184 unidades. O elétrico que realmente tem chances de vender bem é o BYD Yuan Plus, que começa a ser entregue agora.
O segredo dele está em uma combinação bem particular de tamanho, equipamentos, potência, autonomia e preço. O tamanho é de um Volkswagen Taos, com 4,45 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos.
A lista de itens de série inclui piloto automático adaptativo, monitor de pontos cegos, frenagem de emergência, reconhecimento de placas, sistema de centralização em faixa, teto solar panorâmico, seis airbags, faróis full-led com facho alto automático e rodas aro 18 (calçadas com pneus “Batman” – é sério!), só para citar parte dos equipamentos.
O motor elétrico é dianteiro e rende 204 cv e 31,6 kgfm, números de 2.0 turbo a gasolina. O desempenho também é equivalente: 7,6 s para chegar aos 100 km/h e de 40 a 80 km/h em 2,9 s. A velocidade máxima declarada pela BYD é de 150 km/h, mas o SUV chegou aos 1.000 m da prova de aceleração a 169,6 km/h após 28,8 s. O segredo da agilidade pode estar no peso: são 1.700 kg, é 63 kg a menos que o Jeep Compass diesel.
Quem sustenta esse motor elétrico é um conjunto de baterias Blade LFP, de fosfato de ferro-lítio, com 60,5 kWh. É energia suficiente para uma autonomia de até 458 km na cidade, 380 km na estrada e 423 km em ciclo combinado, sempre de acordo com o padrão do Inmetro.
É um carro que roda bem, literalmente. De todos os BYD já à venda no Brasil, o Yuan Plus consegue ser mais confortável e neutro nas curvas, mas os amortecedores ainda têm descompressão muito rápida e fazem barulho após passar em quebra-molas. E vale colocar a direção e a reação do freio no modo Sport, pois o modo padrão deixa a direção muito leve e o freio lento.
Interessante é como definiram o preço: o Yuan Plus custa R$ 269.990, exatamente o mesmo que cobram pelo Song Plus, um SUV híbrido plug-in com 235 cv, mas só 51 km de autonomia elétrica. Caberá ao cliente escolher entre ter um motor a combustão para garantir autonomia extra ou entrar de vez no mundo dos carros elétricos.
É um bom começo, pois o Peugeot e-2008 tem 136 cv e 345 km de autonomia (WLTP) e sai por R$ 259.990, e o Volvo XC40 Recharge Plus, com 231 cv, 415 km de autonomia e desempenho equivalente, custa R$ 329.950.
OUSADO DE VERDADE
Por fora, o Yuan Plus segue o mesmo estilo do sedã Han. A frente é quase inteira fechada e tem uma barra que imita aço escovado interligando os faróis, com direito a uma barra de leds por baixo. A coluna C traz seu aplique imitando aço escovado e as lanternas traseiras são interligadas e seu desenho forma um arco na tampa que, de certa forma, lembra o novo Kia Sportage. No geral, exibe sua personalidade.
Ninguém pode dizer que o design da cabine não é original. A parte superior do painel é azul com ondas que parecem cobrir uma parte em tom de branco-gelo. Seria um mar quebrando na praia? As linhas que dão volume à parte branca imitam conchas? Difícil dizer. Mas tudo é muito diferente, talvez chocante.
Nem a central giratória de 12,8” sem Android Auto ou CarPlay tem tanto impacto como as saídas de ar–condicionado com aletas verticais, que lembram disqueteiras dos anos 1990. As estruturas saltando das portas são as maçanetas, que devem ser puxadas girando-as no próprio eixo e também cobrem os tweeters do som.
Falando em som, em todas as portas há fios imitando cordas de guitarras, os quais, uma vez dedilhados, produzem sons. Na porta dianteira direita, os acordes lembram Come as You Are, do Nirvana e você pode tirar a prova assistindo ao nosso vídeo. O acabamento de qualidade prova que tudo isso é sério.
Dirigir diante dessa decoração exótica tem um peso na escolha e faz desejar o estilo de outros BYD. Mas, no que diz respeito à parte técnica, o Yuan Plus é o BYD mais competitivo e interessante até agora. Tem bom desempenho, alcance e também preço compatível.
Veredicto – Se a beleza interior é uma questão, BYD Yuan Plus entrega bastante pelo preço.
Ficha Técnica – BYD Yuan Plus
Motor: elétrico, dianteiro, síncrono, 204 cv, 31,6 kgfm
Bateria: capacidade, 60,5 kWh; autonomia (PBE), 423 km; recarga, 30 a 80% em 30 min a 80 kWh
Câmbio: marcha única + ré
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 215/55 R18 run flat
Dimensões: comprimento, 445 cm; largura, 187,5 cm; altura, 161,5 cm; entre-eixos, 272 cm; peso, 1.700 kg; porta-malas, 440 litros
Teste – BYD Yuan Plus
Aceleração
0 a 100 km/h: 7,6 s
0 a 1.000 m: 28,8 s – 169,58 km/h
Velocidade máxima : 170 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,9 s
D 60 a 100 km/h: 3,6 s
D 80 a 120 km/h: 4,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,7/27,2/63,4 m
Consumo
Urbano: 6,2 km/kWh
Rodoviário: 5,7 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: -/38,9 dBA
80/120 km/h: 60,6/66,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Volante: 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 269.990
Garantia: 5 anos