Por Péricles Malheiros
0 km
Foram longos 81 dias entre a efetivação do pedido e a retirada do novo Up!. Nesse tempo, deu para comprar, receber e rodar quase 4 000 km com um outro lançamento do mercado, o Toyota Corolla XEi. Mas na primeira quinzena de maio finalmente o compacto da Volkswagen foi integrado à nossa frota.
O editor responsável pela seção Longa Duração, Péricles Malheiros, chegou no horário combinado, mas só deixou a Amazon 1h45 mais tarde. “Vi o carro saindo da lavagem e chegando à oficina, ainda molhado. Só então começaram a fazer o desbloqueio da central eletrônica do carro”, diz. Algumas marcas restringem o acesso apenas aos dispositivos básicos do carro e limitam a velocidade a 20 ou 30 km/h para evitar danos no processo de embarque, transporte e desembarque dos carros. Uma vez entregue pelas transportadoras às concessionárias, elas reprogramam a central eletrônica com todos os parâmetros de funcionamento normal. Convidado a entrar na área de manutenção e acompanhar o processo de destravamento do Up!, Péricles testemunhou o trabalho desordenado da equipe. “Os rapazes que mexiam no carro demoraram a concluir o serviço porque consultavam o tempo todo um outro técnico, mais experiente. O problema é que ele cuidava simultaneamente de outros dois veículos”, diz o editor.
Enquanto o software era atualizado, o atendente comentou com Péricles: “O seu é o primeiro Up! que entrego. Sei bem pouco sobre ele”. Assim, quem fez a instalação e deu as (superficiais) explicações do sistema multimídia removível Maps & More foi o mesmo requisitado técnico da oficina. Mas aí, finalmente, o processo se encerrou e o carro foi liberado.
Sobre o atraso, nenhuma explicação ou pedido de desculpa. Pelo contrário. “Demorou, mas finalmente está tudo pronto. Se puder deixar uma caixinha para o pessoal que agilizou o seu carro, ótimo”, disse o cordial mas despreparado técnico. Diante de tantos absurdos, Péricles jogou uma última isca antes de deixar a concessionária e parar no posto vizinho para abastecer o tanque (que estava praticamente vazio). “Os pneus estão calibrados?”, perguntou. “Sim, nem precisa se preocupar com isso”, respondeu o mesmo atendente. Enquanto o etanol entrava, Péricles pediu ao frentista que aplicasse a calibragem recomendada pela VW (29 libras nos dianteiros e 26 nos traseiros). “De olho no visor do calibrador, notei que todos estavam com 40 libras”, diz Péricles. Desatenciosa, a Amazon ainda liberou o carro com os adesivos de controle de qualidade afixados no para-brisa, assim como as películas plásticas que protegem o logotipo cromado das calotinhas das rodas e do volante e da tela do painel de instrumentos e do Maps & More.
Pagamos R$ 37 098 pelo nosso Up!, versão High, com os opcionais Maps & More, ar-condicionado e pintura especial (Amarelo Saturno).
Por 60 000 km ficaremos de olho em tudo que se refere ao Up!: mecânica, acabamento, elétrica, dinâmica e, claro, rede de assistência.
Diário
Sistema multimídia Maps & More reune funções de GPS, computador de bordo, sensor de estacionamento e até alerta de portas abertas