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Chevrolet S10 2025 muda (muito), mas é suficiente para desbancar a Ford Ranger?

A S10 chega renovada à linha 2025. Mas, como sempre, a rival Ranger finca pé para não ceder um centímetro de seu território. Veja como foi este confronto

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jul 2024, 14h00
S10 X RANGER
S10 2025 parece uma nova geração, mas na verdade é uma profunda mudança visual e mecânica ... Atual referência do segmento, a Ranger mostra modernidade e boas capacidades (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Enquanto a Toyota Hilux segue com folga à frente no segmento das picapes médias, outras duas rivais históricas travam uma apertada disputa pela vice-liderança. De janeiro a junho de 2024, foram 12.360 unidades emplacadas da Chevrolet S10, contra 12.766 da Ford Ranger, segundo a Fenabrave.

É por isso que alinhamos as duas aqui: será que a picape da GM ganha fôlego suficiente para desbancar de vez a da Ford, tida como atual referência do segmento?

S10 X RANGER
Visual mais antigo e quadrado da S10 tem seus adeptos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para o comparativo, convocamos as versões topo de linha das picapes. De um lado, a renovada S10 na configuração mais completa High Country, que custa R$ 307.990. Do outro, a Ranger Limited, a partir de R$ 326.990. A Ford que aparece nas fotos estava equipada com itens opcionais, que elevam seu preço a R$ 349.990. Mas esse conteúdo extra foi desconsiderado para efeito de comparação com a S10.

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Agradecemos à concessionária Ford Andreta Jundiaí, que gentilmente cedeu a unidade para fotos. A Ford não dispunha da picape em sua frota, comprometida em tarefas de ajuda humanitária aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

S10 X RANGER
Rodas de 20” são opcionais para a versão mais cara da Ranger (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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As diferenças entre S10 e Ranger começam no visual, que segue escolas diferentes. A S10, que passa a se inspirar nas americanas Colorado e Silverado, aposta em traços mais robustos, com poucos vincos e faróis mais altos. A Ranger segue o estilo da F-150, tem uma aparência mais refinada, com volumes e vincos pronunciados, e faróis de formatos irregulares.

Na S10, apesar das mudanças que parecem se tratar de uma nova geração, alguns pontos, como laterais e traseira, denunciam que é o mesmo modelo de 2012. Em ambas, faróis e lanternas têm leds e as rodas são de 18 polegadas – mas com pneus urbanos na S10 e de uso misto na Ranger.

S10 X RANGER
Interior da nova S10 se inspira na Silverado, com elementos mais horizontais e acabamento evoluiu; quadro de instrumentos tem 8”, e a multimídia, 11” (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Assim como por fora, o interior da S10 passou por uma evolução digna de nova geração. O desenho também se inspira na Silverado, com traços e elementos mais horizontais, além de um acabamento melhorado, com variedades de materiais e texturas. A parte central, que repete o tom de bege dos bancos, tem revestimento e é macia.

Outros pontos, no entanto, mostram a idade e a simplicidade da picape da Chevrolet, como a alavanca do câmbio e seu entorno, o freio de estacionamento comum, as portas com plástico rígido nas partes superiores e os antiquados comandos do ar-condicionado, que é automático e digital, mas de apenas uma zona. O quadro de instrumentos tem 8” e a multimídia, 11”.

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S10 X RANGER
Comandos centrais da S10 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na Ranger, a qualidade percebida é maior, com arremates mais bem feitos, materiais mais refinados e botões de toque suave. Há porções macias no topo do painel e das portas dianteiras, além de freio de estacionamento eletrônico, alavanca de câmbio mais moderna (que volta sozinha para a posição P ao desligar o veículo), ar digital bizona e uma tela vertical para a multimídia, com 12”.

O quadro de instrumentos tem as mesmas 8” da rival – nas fotos, a tela maior, de 12,4”, faz parte do tal pacote de itens opcionais mencionado antes.

S10 X RANGER
A tela vertical de 12” se destaca na cabine da Ranger, que tem um quadro de instrumentos de 8”. Acabamento é caprichado, com porções macias e revestidas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ainda entre os equipamentos, as picapes revelam altos e baixos. As duas têm Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de permanência em faixa, piloto automático (convencional), faróis com facho alto automático, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade (pela primeira vez na S10), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem automática de emergência e câmera de ré.

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S10 X RANGER
Modos de condução, alavanca de câmbio moderna e motor V6 de 250 cv de potência são exclusivos da Ford Ranger (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A S10 traz ainda alertas de pontos cegos e de tráfego cruzado traseiro, mas fica devendo, em relação à Ranger, um airbag (são seis, contra sete na rival), leitura de placas de velocidade e modos de condução, que são em número de seis na Ranger (Normal, Eco, Rebocar/Transp., Escorregadio, Lama/Terra e Areia).

A Ford se dá melhor também no espaço. No banco traseiro, ela supera a GM, apesar de ter um túnel central mais elevado. Outra vantagem está na presença de saídas de ar-condicionado traseiras, inexistentes na S10. Ao menos as portas USB (uma do tipo A e uma do tipo C) se repetem nas duas picapes.

S10 X RANGER
Mescla de cores e tecidos dos bancos agrada na S10, e túnel central é mais baixo do que na rival (Fernando Pires/Quatro Rodas)
S10 X RANGER
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Já no espaço para bagagens, é preciso atenção para alguns pontos: são 1.250 litros na caçamba da Ranger, contra 1.329 litros na da S10. O volume considerado para a picape da GM, no entanto, é sem o protetor de caçamba, que não é de série – ao contrário da concorrente. Não há divulgação sobre o número com o protetor plástico, mas esse item deve colocar o compartimento em pé de igualdade com o da rival. A capacidade de carga é pouco melhor na S10: 1.044 kg, contra 1.023 da Ranger: 21 kg apenas.

S10 X RANGER
Picape da Ford trata melhor quem vai atrás, com mais espaço e saídas de ar-condicionado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
S10 X RANGER
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A S10 2025 também passou por evoluções mecânicas. O motor 2.8 turbo diesel agora rende 207 cv de potência e 52 kgfm de torque (ganhou 7 cv e 1 kgfm) e passa a ser acompanhado por um câmbio automático de oito marchas (antes, eram seis), emprestado da Colorado.

O sistema tem marchas bem escalonadas e realiza as trocas com agilidade. A Ranger, por sua vez, vem com motor V6 3.0 turbo diesel de 250 cv e 61,2 kgfm e câmbio de dez marchas, com trocas ainda mais ágeis que na concorrente. Ambas têm tração 4×4 com opção de reduzida, mas apenas a Ranger tem opção de tração automática nas quatro rodas.

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S10 X RANGER
Caçamba tem 1.329 litros, sem protetor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar de mais potente, a Ranger empatou com a S10 nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h. Ela fez o tempo de 9,4 segundos, enquanto a S10 gastou 9,3 segundos. Porém, a força do motor maior apareceu nas retomadas de velocidade. De 40 a 80 km/h, a Ford cravou 3,7 segundos, ante 4,4 segundos da Chevrolet.

A S10 brilhou no consumo, com as médias de 10 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, contra 7,6 km/l e 10,7 km/l, respectivamente. Em mais um contrabalanço, a Ford mostrou-se consideravelmente mais silenciosa no dia a dia, mesmo que a GM use pneus urbanos (menos barulhentos).

S10 X RANGER
Caçamba tem 1.250 litros, com protetor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O nível de ruído é outro sinal de que a S10 tem um projeto mais antigo. Isso aparece na dirigibilidade, mais bruta. Há quem goste e, em alguns momentos, é realmente divertido. Mas, para uso diário, a suspensão com mais balanço, que faz com que todos os ocupantes (especialmente os traseiros) pulem a todo tempo, acaba por incomodar. Em velocidades mais altas, há boa estabilidade, mas a carroceria rola nas curvas. Não dá para ignorar, porém, a evolução da suspensão e da direção em relação ao modelo anterior.

S10 X RANGER
Comandos de tração da S10 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Ranger, por sua vez, tem comportamento dinâmico que se aproxima mais ao de um automóvel de passeio na dirigibilidade, com suspensão confortável, mas mais firme para rodar com menos saltos e sacolejos por qualquer que seja o terreno.

Até há balanços, naturais de toda picape média, mas bastante reduzidos em relação à concorrente. Isso torna a convivência mais amigável e menos cansativa no dia a dia, especialmente considerando um uso majoritariamente urbano e em asfaltos ruins. Estabilidade e controle direcional da Ford também são superiores.

S10 X RANGER
Comandos de tração da Ranger (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A S10 2025 evoluiu a ponto de ser confundida com uma nova geração. Ela deverá seguir à frente da Ranger em vendas, até por ter maior variedade de versões, como cabine simples e chassis, mas não rouba o posto de referência do segmento da rival.

A Ranger ganha o comparativo por ter um projeto mais moderno, melhor acabamento, mais tecnologia e uma dirigibilidade mais amigável, fazendo valer os 6,16% a mais de investimento na hora da compra.

S10 X RANGER
S10 2025 parece uma nova geração, mas na verdade é uma profunda mudança visual e mecânica …
…Atual referência do segmento, a Ranger mostra modernidade e boas capacidades (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto

A Ranger Limited ganha por ser mais moderna, bem acabada e tecnológica, apesar de beber demais. Mas é preciso reconhecer a evolução da nova S10.

Ficha técnica

Ranger – Motor: diesel, dianteiro, long., 6 cil. em V, 2.999 cm³, 24V, 250 cv a 3.250 rpm, 61,2 kgfm a 1.750 rpm Câmbio: automático, 10 marchas, tração 4×4 Direção: elétrica Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido com molas semielípticas (tras.) Freios: disco ventilado Pneus: 265/55 R20 Peso: 2.357 kg Dimensões: comprimento, 537 cm; largura, 220,8 cm; altura, 188,4 cm; entre-eixos, 327 cm; tanque de comb., 80 l; caçamba, 1.250 l; carga útil, 1.023 kg; capac. imersão, 800 mm

S10 – Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 2.776 cm³, 16V, 207 cv a 3.400 rpm, 52 kgfm a 2.000 rpm Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4 Direção: elétrica Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido com molas semielípticas (tras.) Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) Pneus: 265/60 R18 Peso: 2.106 kg Dimensões: comprimento 536,1 cm; largura, 213,2 cm; altura, 183,1 cm; entre-eixos, 309,6 cm; tanque de comb., 76 l; caçamba, 1.329 l; carga útil, 1.044 kg

Teste comparativo Quatro Rodas

Aceleração Ranger S10
0 a 100 km/h 9,4 s 9,3 s
0 a 1.000 m 30,7 s – 172,9 km/h 30,7 s – 168 km/h
Velocidade máxima n/d n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,7 s 4,4 s
D 60 a 100 km/h 4,7 s 5,1 s
D 80 a 120 km/h 6,2 s 6,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 16,9/30,4/67,9 m 15,3/27/61,1 m
Consumo
Urbano 7,6 km/l 10 km/l
Rodoviário 10,7 km/l 12,6 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 39,8/66,9 dBA 43,1/77,7 dBA
80/120 km/h 59,4/67,4 dBA 61,9/73,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 95 km/h 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D 1.500 rpm 1.500 rpm
Volante 2,7 voltas 3 voltas
SEU Bolso
Preço R$326.990 R$307.990
Concessionárias 115 553
Garantia 5 anos 5 anos

Condições de teste (Ranger/S10): alt. 660 m; temp., 24/27 °C; umid. relat.., 54/52,5%; press., 765/767 mmHg

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