Citroën C4 Picasso
Novo design e motor turbo deixam C4 Picasso mais esportiva, mas sua vocação continua a mesma: viajar com a criançada
Quando os SUVs passaram a dominar o interesse dos motoristas que viajam com a família, não faltou gente dizendo que as minivans estavam com os dias contados. É verdade que suas vendas caíram, o que não impediu a Citroën de lançar a nova C4 Picasso no Brasil, nas carrocerias de sete lugares (chamada de Grand C4 Picasso, de R$ 120 900) e de cinco, nas versões Seduction (R$ 110 990) e Intensive (R$ 117 900), esta avaliada por QUATRO RODAS. Mas por que a marca resolveu remar contra a maré? “Sabemos que minivans e SUVs atendem ao mesmo público, mas a C4 Picasso foi pensada para facilitar a vida dos ocupantes, impossível nos utilitários”, diz Jeremie Martinez, chefe de produto da Citroën.
Apesar da praticidade ser um forte argumento de venda, ela também seduzirá clientes pelo design. Detalhes como a frente arrojada com leds separados dos faróis encantam, mas as lanternas ficaram caretas.
A minivan estreia no país a nova plataforma modular EMP2, concebida para futuros modelos de médio porte, incluindo hatches, sedãs e… SUVs. A Citroën diz que essa plataforma pesa 140 kg a menos do que a anterior, graças ao uso de materiais mais leves e chapas mais finas. Mais do que o peso, é no espaço interno que se notam diferenças: embora o comprimento tenha encolhido 4 centímetros, a distância entre-eixos cresceu 5,7 centímetros – no Grand C4 o aumento foi de 11 centímetros. Esse crescimento fez a capacidade do porta-malas saltar de 490 para 537 litros na versão de cinco lugares – a opção de sete lugares leva 130 litros com todos os assentos ocupados.
Ninguém terá muita razão para reclamar dentro da C4 Picasso. Quem viaja na frente tem vários porta-objetos, incluindo um no lugar da alavanca do câmbio, que fica na coluna de direção.
Duas telas centrais dominam a paisagem. No topo, fica um monitor de 12 polegadas, que pode ser dividido em até três partes. Apesar de grande, a visualização é confusa pelo excesso de informações no mesmo visor. Já a tela inferior tem 7 polegadas, e controla som, GPS, ar-condicionado e outras funções.
De fábrica, a versão Intensive traz seis airbags e controles de estabilidade e de tração, mas bancos de couro, faróis bixenônio, assistente de estacionamento e câmera de visão 360o são opcionais.
Figura carimbada nos carros da PSA, o 1.6 THP tem bons 165 cv, mas sem o flex do C4 Lounge. A Picasso se saiu bem nas provas de desempenho, com destaque ao 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, superando fácil os 12,9 da antecessora, com seu 2.0 16V de 143 cv. E sem pesar tanto no consumo: 10,5 km/l na cidade e 13,8 na estrada.
O conjunto motriz trabalha afinado com a caixa automática de seis marchas. Na prática, qualquer letargia do turbolag é minimizada no modo sequencial, fazendo o carro ganhar velocidade rapidamente, mesmo em baixa rotação.
Já a suspensão é confortável sem ser mole, lembrando mais um sedã que uma minivan. São qualidades que fazem qualquer dono de Picasso pensar duas vezes antes de aderir ao SUV.
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AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio
Referência em downsizing, o motor THP agrada, especialmente com o câmbio no modo sequencial.
Dirigibilidade
Suspensão transmite segurança sem deixar a carroceria rolar demais.
Segurança
A minivan sai de fábrica com seis airbags, ESP e controle de tração.
Seu bolso
Sem rivais diretos, a C4 Picasso é cara demais: custa só R$ 3 590 a menos que um DS 5.
Conteúdo
Itens tecnológicos, como a câmera 360º, e outros nem tanto, como os bancos de couro, são opcionais.
Vida a bordo
Cabine espaçosa é recheada de porta-objetos, como convém a uma minivan.
Qualidade
Acabamento sem falhas torna ambiente mais agradável.
VEREDICTO QUATRO RODAS
Ágil e confortável, a C4 Picasso é uma boa pedida para quem precisa de espaço, mas não gosta (ou não precisa) de um SUV grandalhão na garagem.
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C4 PICASSO | |
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ACELERAÇÃO | |
de 0 a 100 km/h | 9,7 s |
de 0 a 1000 m | 30,8 s – 172,2 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA | 210 km/h (dado do fabricante) |
RETOMADAS | |
de 40 a 80 km/h | 4,1 s |
de 60 a 100 km/h | 5,1 s |
de 80 a 120 km/h | 6,5 s |
FRENAGENS | |
60/80/120 km/h a 0 | 15,9/26,5/61,8 m |
CONSUMO | |
urbano | 10,5 km/l |
rodoviário | 13,8 km/h |
RUÍDO INTERNO | |
neutro/RPM máximo | 37,2/71,1 |
80/120 km/h | 60,6/67,8 |
AFERIÇÃO | |
velocímetro/real | 100/97,2 km/h |
rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha | 2 000 rpm |
volante | 3,1 voltas |
SEU BOLSO | |
preço | R$ 117 900 |
garantia | 3 anos |
concessionárias | 141 |
seguro | n/d |
Motor | gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbocompressor, 1 598 cm3, 77 x 85,8 mm, 165 cv a 6 000 rpm, 24,5 mkgf a 1 400 rpm |
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Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Direção | elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant.)/discos sólidos (tras.) |
Pneus | 205/55 R17 |
Peso | 1 405 kg |
Peso/potência | 8,5 kg/cv |
Peso/torque | 57,3 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 442,8 cm; largura, 182,6 cm; altura, 162,5 cm; entre-eixos, 278,5 cm; porta-malas, 537 l; tanque de combustível, 57 l |
Equipamentos de série | ar digital bizona, banco traseiro com regulagem longitudinal, central multimídia com entrada USB, cortinas nas janelas traseiras, espelho retrovisor interno convexo para monitorar crianças, freio de estacionamento elétrico, mesinhas tipo avião para os passageiros de trás, piloto automático, retrovisores elétricos. |