Com visual próprio, Caoa Chery Arrizo 6 Pro estreia por R$ 134.990
Mais equipado e com design exclusivo por dentro e por fora, Caoa Chery Arrizo 6 Pro é versão topo com jeito de modelo independente dos Arrizo 6 e Arrizo 5
As previsões para o segmento de sedãs médios não são as mais animadoras. O segmento corre o risco de definhar em um curto espaço de tempo, como aconteceu com os hatches médios (o Chevrolet Cruze Sport6 é o único que ainda resta). Mesmo assim a Caoa Chery insiste nele e está lançando o Arrizo 6 Pro.
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O novo modelo é tratado como uma versão mais completa. E cobra bem por isso: são R$ 134.990 no lançamento (depois passará a custar R$ 139.990) contra R$ 117.990 do Arrizo 6 e R$ 90.490 do Arrizo 5. É como a Apple vender iPhone, iPhone Pro e iPhone Pro Max, com a diferença que os sedãs da Caoa Chery têm praticamente as mesmas dimensões e a mecânica é igual.
Por enquanto o Arrizo 6 Pro custa só R$ 2.000 a mais que um Toyota Corolla GLi (R4 132.800), o mais básico. Ou R$ 90 a mais que um Honda Civic EXL (R$ 134.900), que só não é mais completo que o Civic Touring.
Confira o vídeo do Caoa Chery Arrizo 6 Pro:
A Caoa Chery vem lançando um sedã médio por ano. O primeiro foi o Arrizo 5, na virada de 2018 para 2019. Em meados de 2020 foi a vez do Arrizo 6 e agora a novidade é o Arrizo 6 Pro.
A denominação Pro não é nova, estreou com a versão mais completa do Tiggo 3X, e terá novos adeptos futuramente, com variações dos Tiggo 5X, 7 e 8. O sobrenome garante ao sedã médio frente, traseira e até painel bem diferentes. Se o Arrizo 6 não tivesse sido lançado há tão pouco tempo, o Pro poderia ser considerado uma reestilização. Mas ambos conviverão: o objetivo da marca é vender 200 unidades do Arrizo 6 Pro e 300 do Arrizo 6 por mês.
O VW Jetta perdeu as versões 1.4 TSI e agora só chega ao Brasil na versão esportiva GLI com motor 2.0 TSI. O Honda Civic terá a produção nacional encerrada nos próximos meses e a nova geração chegará importada e apenas na versão mais cara. O Chevrolet Cruze está no fim da vida, só é produzido na Argentina e não terá nova geração. O segmento será resumido ao sempre lider Toyota Corolla, ao Kia Cerato e os tantos sedãs médios que a Caoa Chery lançar.
A grade maior, tão grande que passa a acolher o suporte da placa, e o novo para-choque conseguem mudar a personalidade do carro. Os faróis parecem ser os mesmos, mas estes têm tecnologia full-led e isso é um dos grandes destaques do modelo. Na lateral, as rodas continuam com 17 polegadas mas têm desenho exclusivo.
A traseira, por sua vez, também tem alterações extensas, porque o nicho da placa subiu do para-choque para a tampa do porta-malas, o que alterou as peças radicalmente. Completaram com novas lanternas, escurecidas e interligadas por uma barra preta. Como as luzes passam a ser todas de leds, conseguiram colocar elementos mais horizontais no conjunto. Mas a metade mais externa das lanternas têm o mesmo formato desde o Arrizo 5.
O banho de loja também se estende ao painel, com faixa central de plástico preto brilhante e material de toque macio logo abaixo. O plástico brilhante serve de moldura para a nova central multimídia com tela maior, de 10,25 polegadas e com integração com Android Auto e Apple Carplay por fio. Ao mudar o tema da central, muda-se também o estilo do novo quadro de instrumentos digital que, de acordo com a Caoa Chery, também tem 10,25 polegadas, mas que aparenta ser menor por conta do tamanho da moldura.
Há duas opções de visualização: uma clássica, que reproduz os mesmos mostradores analógicos do Arrizo 6, e outra que exibe a velocidade e as rotações do motor apenas por números.
O novo console central é mais alto e corrige a falta de nichos à mão eliminando a grande área de comandos táteis para o ar-condicionado e concentrando todos eles em área própria logo abaixo da central – que também pode operar as mesmas funções. Por sinal, ainda não foi dessa vez que o ar-condicionado se tornou automático.
O banco do motorista ainda ganhou regulagem elétrica, mas todos os assentos têm acabamento diferente, com costuras verticais. A sensação é de que essa mudança na padronagem os tornou mais anatômicos.
O sistema de câmeras 360° de alta resolução é novidade e pode, caso o motorista queira, exibir a visão periférica do carro ao armar a seta para qualquer lado.
Mas isso impedirá, por exemplo, de continuar com a visão do navegador para conferir se está tomando o caminho certo, ou mudar a música ou a estação do rádio (o volume, sim, é possível mudar). O Arrizo 6 Pro também se difere por ter monitor de pontos cegos com exibição tanto nos retrovisores quanto no quadro de instrumentos, com direito a alerta sonoro.
Se você reparou no nicho para o radar necessário para o piloto automático adaptativo e a frenagem autônoma de emergência na tomada de ar inferior, na frente do carro, saiba que ele ainda não é útil. A Caoa Chery até quer oferecer estes sistemas no Brasil, mas ainda está trabalhando na configuração e homologação deles por aqui. Ficaram para depois, assim como o sensor de chuva, o retrovisor interno fotocrômico e o ajuste de profundidade da direção, equipamentos que são regra entre os sedãs médios – especialmente quando falamos de uma versão topo de linha.
Como não houve qualquer alteração nas dimensões internas, o espaço traseiro continua como um dos pontos fracos no segmento. O espaço para as pernas no banco traseiro é limitado pelos 2,65 m de entre-eixos (5 cm a menos que os rivais) e o caimento do teto combinado ao assento alto condena adultos com mais de 1,75 m de altura a raspar a cabeça.
Contudo, a cabine é larga, garantindo conforto para os ombros e ainda tem a mordomia de saídas de ar-condicionado independentes e uma porta USB. O porta-malas continua com bons 570 litros.
O motor 1.6 turbo com injeção direta de 187 cv, usado no Tiggo 8, seria bem vindo, mas o motor escalado é mesmo dos irmãos, o 1.5 turbo com injeção indireta que entrega 150 cv e 21,4 kgfm. O que fizeram foi nova programação do câmbio CVT com simulação de nove marchas. Não é sem graça como pode parecer, nem obriga o motor a trabalhar em altas rotações.
Galeria de fotos – Caoa Chery Arrizo 6 Pro
O desempenho está pior que antes: 10,1 s no 0 a 100 km/h, quando o Arrizo 6 cravou 9,2 s em nosso teste. Mas o consumo urbano teve melhora substancial de 9,1 km/l para 11,5 km/l. No ciclo rodoviário, registrou 12,8 km/l contra 13,1 km/l da versão com mais tempo de mercado.
Rodando, as sensações do Arrizo 6 Pro não são diferentes. A suspensão tem acerto voltado para o conforto e até consegue lidar bem com as imperfeições do asfalto. Só mesmo em estrada é que ruídos de vento, especialmente dos retrovisores, vencem o bom isolamento acústico, coisa que o motor raramente consegue fazer.
O Arrizo 6 Pro muda mais aos olhos do que aos outros sentidos, mas ainda tem espaço para melhorias. Quem sabe não estão preparando elas para o novo modelo do ano que vem?
Veredicto Quatro Rodas – O Arrizo 6 Pro entrega algo mais dentro de casa, mas ainda deve itens importantes. Em compensação, é pouco mais caro que um Corolla básico (R$ 132.890).
Teste de desempenho – Caoa Chery Arrizo 6 Pro
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 10,1 s
0 a 1.000 m: 31,2 s – 172,1 km/h - Velocidade Máxima:
190 km/h* - Retomada:
D 40 a 80 km/h: 4,1 s
D 60 a 100 km/h: 4,9 s
D 80 a 120 km/h: 6 s - Frenagens:
60/80/120 km/h – 14,8/26,7/61,7 m - Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: 41,8/66,9 dBA
80/120 km/h: 68,2/73,7 dBA - Consumo:
Urbano: 11,5 km/l
Rodoviário: 12,8 km/l - Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.700 rpm
Volante: 2,5 voltas - Seu bolso
Preço básico: R$ 134.990
Garantia: 5 anos - Condições de teste:alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 56; press., 1.012 kPa
Ficha técnica – Caoa Chery Arrizo 6 Pro
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 16V, comando de válvulas variável na admissão e no escape, injeção indireta, 1499 cm³, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 kgfm a 4.000 rpm
- Câmbio: CVT, simulação de 9 marchas, tração dianteira
- Direção: elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro)
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.)
- Pneus: 205/50 R17
- Peso: 1.370 kg
- Dimensões: comprimento, 467,5 cm; largura, 181,4 cm; altura, 149,3 cm; entre-eixos, 265 cm; porta-malas, 570 l; tanque de combustível, 48 litros
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