30179 km
“Às vezes, o motor do Uno falha logo após a partida. Não é sempre, mas incomoda. O motor fica fraco nos primeiros segundos e, se você acelera nesse período, ele chega a morrer. Ou falha ainda mais”, diz Eduardo Campilongo, nosso assistente de teste.
O ritmo continua intenso para o Uno, que neste mês rodou 6 207 km. Saindo de São Paulo (SP), foram duas viagens para Curitiba (PR), uma para o Rio de Janeiro (RJ), quatro para São Pedro (SP), uma para Limeira (SP) e uma para Piracicaba (SP). Com tanta quilometragem rodoviária, o Uno fechou o mês com uma reduzida percentagem de rodagem urbana, apenas 11,6%, um recorde nos últimos anos.
No retorno da segunda viagem a Curitiba, o motor deu algumas leves e breves engasgadas. O problema se manifestava – de forma intermitente – nas retomadas de velocidade, a partir de 90 km/h. Imaginando ser algo relacionado a combustível de má qualidade, parei num posto e reabasteci. Mas o sintoma persistiu: vez ou outra, um pequeno e discreto soluço acometia o Fiat – comentei com a passageira, mas ela sequer conseguiu notar o problema. No mesmo trecho, pausa para o registro de um momento importante: o hodômetro registrava 30 000 km, metade da jornada no Longa Duração e hora de fazer a segunda revisão.
Reportamos ao consultor da concessionária Ventuno, de São Paulo, a preguiça ao acordar e os soluços do Uno. O custo da revisão dos 30 000 km é de 436 reais, com troca de filtros (de ar, óleo e combustível), lubrificante e velas de ignição, mas o orçamento ficou em 701 reais. A “gordura” ficou por conta da inclusão de filtro de cabine (30 reais), palhetas danteiras (50 reais) e alinhamento, balanceamento e rodízio (110 reais). Na devolução, dois dias após a entrada, o consultor comunicou que as falhas reportadas foram solucionadas com uma limpeza de bicos, oferecida como cortesia. “Para você virar cliente”, disse. No decorrer do mês, verificaremos se a gentileza surtiu efeito.
Consumo:
No mês (11,6% na cidade): Álcool – 9,8 km/l
Desde out/10 (26,3% na cidade): Álcool – 8,8 km/l
No jogo do Longa Duração, os 30 000 km indicam que é hora do intervalo, ou melhor, da revisão (esq.). Na estrada, as curvas levam a fivela dos cintos para a lateral dos bancos. Ali, elas fazem barulho (dir.).