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Quando o Fiat Marea Turbo enfrentou o VW Golf GTI – e venceu!

Os turbinados nacionais mais cobiçados do início dos anos 2000 se enfrentaram numa disputa de levantar poeira

Por Vagner Ambrosio
25 nov 2023, 20h59
Comparativo: quando o Fiat Marea Turbo enfrentou o Golf GTI (4)
Marea 2.0 turbo, da Fiat, e Golf 1.8 GTI, da Volkswagen. Teste comparativo entre o Marea 2.0 Turbo, da Fiat, e o Golf 1.8 GTI, da Volkswagen. (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

Publicado originalmente em março de 2000

Os dois têm personalidades cativantes. E aparentemente opostas. Um é o típico herdeiro do estilo italiano, de desenho mais elaborado, com detalhes que primam pelo capricho. O outro representa a escola alemã, de design sóbrio, linhas limpas.

Em muitos pontos, porém, eles convergem. Ambos são feitos no Brasil, têm sangue quente e mexem com a emoção, pelo simples fato de serem turbinados. O Fiat Marea 2.0 Turbo e o Volkswagen Golf 1.8 GTI fazem parte de um clube restrito: são carros para gente que adora esportivos.

No quesito preço, eles também estão quase emparelhados. O Marea custa R$ 46.402 e o Golf, R$ 42.045. Para avaliar qual é o mais apimentado, QUATRO RODAS colocou o sedã da Fiat e o hatch da Volks lado a lado, em três provas. Duas para descobrir o que tem melhor desempenho e outra para saber qual o mais seguro, claro, na hora de parar. Afivele o cinto e prepare-se para grudar no assento do piloto.

Comparativo: quando o Fiat Marea Turbo enfrentou o Golf GTI (3)

Tira-teima de 0 a 100 km/h

O Marea dispara na frente e faz valer seus 182 cavalos, contra os 150 cv do Golf. Mas a diferença de tempo é de apenas 73 centésimos (menos de 1 segundo, portanto) em favor do modelo da Fiat. Na largada, ponto sempre crítico para carros muito potentes, já que as rodas podem patinar, os modelos mostraram boa aderência.

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No Golf, você quase não percebe quando o turbo entra em funcionamento, a 1.750 rpm. No Marea, sente-se um empurrão quando o tacômetro chega aos 2.750 giros. Mas ambos chegam aos 100 km/h em segunda marcha. A sensação é gostosa e faz a adrenalina subir, enquanto eles ganham velocidade.

Comparativo: quando o Fiat Marea Turbo enfrentou o Golf GTI (2)

Pé no freio a 100 km/h

Para motores fortes, freios fortes. Tanto Golf quanto Marea trazem sistema de freios redimensionados em relação às suas versões aspiradas. Eles têm pinças maiores e discos mais largos, o que aumenta a força da frenagem. Ambos contam com ABS.

Marea 2.0 Turbo, teste de frenagem, autódromo de Interlagos.
A versão turbo do Marea só existe no Brasil e foi lançada em 1998 (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

Para imobilizar de vez o Marea, andando a 100 km/h, foram necessários 43,9 metros. E mais uma vez o modelo da Fiat se revelou melhor. Precisou de 1,8 metro a menos que o Golf para estancar. O carro da Volks freou em 45,7 metros. Nenhum dos dois saiu da trajetória ou travou as rodas de vez, graças, é claro, ao ABS.

A toda velocidade

Chegou a hora de descobrir a velocidade máxima dos turbos. Na pista, o ponteiro do velocímetro do Marea sobe rapidamente, até bater na marca dos 219 km/h. Lançado em dezembro de 1998, o modelo da Fiat, com seu motor 2.0, de 20 válvulas, confirma: é o carro brasileiro mais veloz.

Comparativo: quando o Fiat Marea Turbo enfrentou o Golf GTI

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Em nenhum momento deu a impressão de que poderia sair da trajetória, e se comportou bem dentro da pista de 4.300 metros – circular, mas desenhada para funcionar como uma reta infinita.

Depois que passa dos 160 km/h, o Golf, que ganhou nacionalidade brasileira em agosto de 1999, começa a perder fôlego: o ponteiro do velocímetro vai se deslocando lentamente. Mas ainda assim seu motor de 1,8 litro e 16 válvulas leva-o à marca dos 207 km/h. Na pista, também se mostrou dócil, sem apresentar dificuldade para ser controlado.

Em que pese a supremacia do Marea, uma coisa é certa: se você curte aceleração e velocidade, um e outro são diversão garantida.

Marea 2.0 Turbo, teste de frenagem, autódromo de Interlagos.

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Ficha técnica (dados de fábrica): Marea Turbo

Motor: dianteiro, transversal, cinco cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo e intercooler; Cilindrada: 1997,5 cm3; Taxa de compressão: 8,5:1; Potência: 182 cv a 6000 rpm; Potência específica: 91,2 cv/litro; Torque: 27,0 kgfm a 2750 rpm
Suspensão: dianteira independente, braços oscilantes, amortecedores telescópicos e molas helicoidais; traseira independente, braços oscilantes, amortecedores pressurizados e molas helicoidais
Freios: ABS, disco ventilado (diant.) e disco rígido (tras.)
Pneus: 195/60 R15
Rodas: de liga leve, 6,5 x 15
Câmbio: mecânico de cinco marchas
Dimensões e Capacidades: Porta-malas: 430 litros; Tanque: 63 litros; Peso: 1310 kg; Altura: 1450 mm; Largura: 1741mm; Entre-eixos: 2540 mm; Comprimento 4393 mm
Preço: R$ 46.402 (R$ 222.741 – IGP-M, setembro de 2020)

Golf 1.8 GTI, da Volkswagen, testando a frenagem.
Fabricado desde 1974, o Golf GTI começou a ser importado da Alemanha em 1994. Em 1998, passou por uma reestilização. Desde agosto de 1999 está sendo fabricado no Brasil Ricardo Rollo/Quatro Rodas (Ricardo Rollo/Quatro Rodas)

Ficha técnica (dados de fábrica): Golf GTI

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turboalimentado; Cilindrada: 1781 cm3; Taxa de compressão: 9,5:1; Potência: 150 cv a 5700 rpm; Potência específica: 84 cv/litros; Torque: 21,4 kgfm a 1750 rpm
Suspensão: dianteira independente, tipo MacPherson, com braços triangulares transversais, amortecedores telescópicos;  traseira eixo de torção, com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos
Freios: ABS, disco ventilado (diant.) e disco (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Rodas: de liga leve, 6 J x 15
Câmbio: mecânico de cinco marchas
Dimensões e Capacidades: porta-malas: 330 litros; tanque: 55 litros; peso: 1274 kg; altura: 1439 mm; largura: 1735 mm; entre-eixos: 2511 mm; comprimento: 4149 mm
Preço: R$ 42.045 (R$ 201.826 – IGP-M, setembro de 2020)

476,083,40,03,TE
(Acervo/Quatro Rodas)
476,085,40,03,TE
(Acervo/Quatro Rodas)

 

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