Grande parte da história europeia é marcada por dinastias, um regime político onde a sucessão dos cargos (como um reinado) é feita por membros mais novos de uma mesma família. Assim, seguem Duster e Captur. Já com idade avançada, o primeiro deve cumprir a ordem sucessória e entregar ao novato o posto de principal SUV da família francesa Renault.
As diferenças entre os dois irmãos (já que eles dividem a mesma plataforma) começam em suas respectivas propostas. O Duster Dynamique é o modelo mais caro equipado com motor 1.6 e sai por R$ 80.490 – R$ 4.500 a menos em relação à próxima versão, a Dynamique 1.6 CVT, que custa R$ 85.490.
Já o Captur é o Zen, a versão mais barata da linha, custa R$ 82.990 e se aproxima mais em preço do Duster de conjunto equivalente. Prevendo a inevitável batalha, a marca reduziu os preços das configurações 1.6 do Duster em até R$ 1.800 durante a produção deste comparativo.
De cara, os R$ 2.500 de diferença se justificam pela maior quantidade de itens (especialmente de segurança) do Captur. Além dos equipamentos do Duster, ele tem controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, airbags laterais, lanterna de neblina e cinto de segurança central traseiro de três pontos (que surge do teto).
Mais do que isso, o novato acrescenta também piloto automático com comandos no volante, rebatimento elétrico dos retrovisores, rodas aro 17 (sem o acabamento diamantado da versão mais cara) e chave presencial com partida do motor por botão. Como opcionais, ele oferece GPS, câmera de ré e pintura em dois tons. De vantagem nos equipamentos, o Duster tem apenas os faróis de neblina. Os bancos de couro e o GPS são opcionais.
Os fatores novidade e beleza também contam a favor do Captur. Com praticamente o mesmo desenho do modelo vendido na Europa, o SUV tem traços modernos e imponentes, além de faróis com projetores e leds nas luzes de condução diurna, nos faróis de neblina e nas lanternas.
O interior também aparenta maior requinte com mostradores digitais e linhas mais fluidas, mas escorrega nos materiais utilizados no acabamento, de toque rígido e menor qualidade em relação aos concorrentes. Já o Duster mantém (quase) o mesmo visual de 2011 por dentro e por fora, sem demonstrar o mínimo de refinamento. No centro do painel, a multimídia é exatamente a mesma nos dois.
Mas nem tudo é diferente entre eles. Além de compartilharem a plataforma, o conjunto de motor e câmbio também são idênticos. O motor é o recém-lançado SCe 1.6 de 120/118 cv (etanol/gasolina) e 16,2 mkgf, enquanto o câmbio é manual de cinco marchas. Ao volante, o Duster mostra maior desenvoltura.
Ele levou 12,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h, contra 13,1 do Captur. Já as médias de consumo se equivalem: 9,4/11,7 km/l em ciclo urbano/rodoviário para o primeiro e 9,3/12,1 para o segundo.
A suspensão menos rígida do Duster também se reflete em mais conforto na buraqueira das grandes cidades – ao contrário do Captur, que transmite todas as irregularidades do solo para os ocupantes e, principalmente, para o motorista. Nos dois, a estabilidade é elogiável, mas o Captur inclina mais nas curvas pela maior altura em relação ao solo. O porta-malas do Duster é ligeiramente maior, com 475 litros, contra 437 do irmão.
Assim, os R$ 2.500 que separam os dois SUVs 1.6 não justificam a compra do Duster, que é menos equipado, menos seguro (sem ESP e airbag lateral) e próximo de ganhar nova geração. Além disso, o Captur também traz a vantagem de um design tão atraente que durante a avaliação fez muita gente nas ruas perguntar que carro é esse.
Cerca de 1.500 anos após a primeira dinastia, a França vê mais uma troca de coroas: o velho Duster está pronto para passar o trono ao irmão caçula, Captur.
Veredicto
O Duster ainda mantém uma boa relação de custo-benefício. Mas a maior lista de itens de conveniência e segurança do Captur o tornam o vencedor do comparativo.
Teste de pista (com gasolina)
Duster | Captur | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,4 s | 13,1 s |
Aceleração de 0 a 1000 m | 34,2 s – 150,7 km/h | 34,7 s 151,4 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h | 7,8 s | 8,2 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 13 s | 14,2 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 21,4 s | 23,9 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,1 / 28,4 / 67,1 m | 15,8 / 27,7 / 64,4 m |
Consumo urbano | 9,4 km/l | 9,3 km/l |
Consumo rodoviário | 11,7 km/l | 12,1 km/l |
Ficha Técnica
Duster Dynamique | Captur Zen | |
Motor | flex, diant., 4 cil., 16V, 1.597 cm3, 120/118 cv a 5.500 rpm, 16,2 mkgf a 4.000 rpm |
flex, diant., 4 cil., 16V, 1.597 cm3, 120/118 cv a 5.500 rpm, 16,2 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração dianteira |
manual, 5 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) |
Direção | eletro-hidráulica | eletro-hidráulica |
Rodas e pneus | liga leve, 205/60 R17 | liga leve, 215/60 R17 |
Dimensões | comprimento, 432,9 cm; altura, 168,3 cm; largura, 182,2 cm; entre-eixos, 267,4 cm; peso, 1.214 kg; porta-malas, 475 l; tanque, 50 litros |
comprimento, 432,9 cm; altura, 161,9 cm; largura, 181,3 cm; entre-eixos, 267,3 cm; peso, 1.273 kg; porta-malas, 437 l; tanque, 50 l |
Equipamentos de série | central multimídia, ar-condicionado, retrovisores elétricos, bancos de couro, airbags frontais e faróis de neblina | ESP, chave presencial com partida do motor por botão, assistente de partida em rampas e lanterna de neblina |
Preço | R$ 80.490 | R$ 82.990 |