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Este motorhome 4×4 tem base de Unimog, energia solar e capta água da chuva

Ao volante de um veículo de expedição, como este Unimog, a sensação é de que não existem limites para viajar e explorar novos lugares no planeta

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 out 2021, 15h44 - Publicado em 21 out 2021, 16h55
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  • Motorhomes são para quem tem espírito aventureiro. Mas, dependendo do quão aventureiro, não é qualquer motorhome que vai satisfazer a vontade de viajar e explorar lugares novos que até hoje poucos visitaram. Para esse tipo de desafio é necessário o que os especialistas chamam de “veículo de expedição”, como o Unimog mostrado aqui. Confira o vídeo:

    Como é costume nesse mercado, quem quer um motorhome ou um veículo de expedição compra o carro e o entrega para uma empresa responsável por instalar a casa e os implementos.

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    Foi assim com este Unimog, escolhido pelo feliz proprietário por conta das características de robustez. O Unimog nasceu como veículo multiúso, como alternativa a tratores para trabalhos no campo. Seu nome é a abreviação de Universal-Motor-Gerät, em alemão.

    UNIMOG Estrella-Mobil
    O ângulo de ataque é de 46o, o de saída é de 57o e o vão livre mede 49,5 cm (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ou Máquina Motorizada Universal, em português. Mas, em função de sua desenvoltura em terrenos acidentados, ele passou a servir em outras áreas como a militar e a construção civil, além das expedições.

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    Seu projeto e primeira geração, de 1946, foi feito pela alemã Boehringer Bros., adquirida pela Daimler-Benz, que, desde o início, em 1950, lhe fornecia os motores.

    A unidade mostrada aqui é um modelo U 1750 1984, que o proprietário comprou de uma empresa especializada em Unimog usados, da Austrália. A placa conservada no lado esquerdo do capô foi sua licença original.

    UNIMOG Estrella-Mobil
    A casa tem todas as facilidades para um casal acostumado a viver em espaços pequenos, sem desperdícios (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    UNIMOG Estrella-Mobil
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como são relativamente baratos, quase indestrutíveis e de fácil manutenção (porque seus motores são mais simples que os dos atuais), os Unimog usados têm comércio sempre aquecido, encontrando compradores em qualquer parte do mundo.

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    Este exemplar das fotos custou R$ 150.000, segundo o dono, enquanto um 0-km, versão U 5023 básico, não sai por menos de US$ 250.000, cerca de R$ 1.300.000. O preço de um veículo de expedição pode variar em razão do modelo em que é montado e dos equipamentos instalados.

    Considerando que uma transformação básica custa cerca de R$ 450.000, um Unimog como o das fotos parte de R$ 600.000, segundo Julio Lemos, que é o responsável do projeto feito pela fabricante de motor-homes Estrella-Mobil.

    unimog estrella-mobil
    A reserva de energia, nas baterias de íons de lítio, e de água, na caixa de 360 litros, pode ser monitorada por um painel (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Falando ainda do U 1750, seu motor é o Mercedes OM352A, de seis cilindros diesel turbo, com preparação que, segundo o proprietário, gera 200 cv de potência e 52 kgfm de torque. O câmbio tem 16 marchas, 8 para a frente e 8 para trás. Para inverter o sentido, existe um seletor localizado próximo à alavanca de mudanças

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    . E a tração 4×4 conta com três diferenciais, dianteiro, traseiro e central, que podem ser bloqueados por meio de um contole no painel. Os eixos (do tipo portal) possuem engrenagens nas pontas para fazer a ligação com as rodas, de modo que possam ser deslocados para cima, afastando o diferencial do piso.

    Assim, o vão livre do veículo chega a 49,5 cm de altura. O ângulo de ataque é de 46 graus e o de saída, 57 graus. O chassi, que também é característico dos Unimog, é de torção, o que permite que os eixos se adaptem ao relevo, enquanto a casa montada sobre trapézios permanece nivelada.

    unimog estrella-mobil
    No teto há painéis solares e captação de água da chuva (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As intervenções feitas pela Estrella–Mobil começam já no para-choque dianteiro, onde foi instalado um guincho hidráulico com capacidade para 15 toneladas. No alto da cabine, há dois grupos de leds e mais acima ainda, um rack onde fica o estepe, que é retirado com a ajuda de um braço mecânico.

    Na traseira há outro guincho, este de 10 toneladas, e uma plataforma elevatória hidráulica para uma moto. Todos os demais equipamentos fazem parte da casa.

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    Do lado esquerdo há compartimentos onde ficam um gerador elétrico, tanques de combustível para o gerador e uma área de acesso aos dispositivos hidráulicos da casa (chuveiro e reservatórios de água limpa e suja). O lado direito é o mais funcional.

    unimog estrella-mobil
    Gerador garante energia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É nele que ficam as entradas de água e luz, quando o veículo é estacionado em um camping, um conjunto de pia e fogão externo, um toldo elétrico e também a área de acesso aos dispositivos elétricos (ar–condicionado, aquecedor, baterias, conversor de tensão etc.).

    Por dentro, a casa foi pensada para acomodar duas pessoas acostumadas a viver em espaços reduzidos, como o casal de proprietários que já viajou o mundo em um veleiro. A estrutura oferece conforto sem desperdício de recursos, economia necessária principalmente em lugares ermos, quando não existe infraestrutura de apoio.

    Por isso, toda energia é racionada. As paredes, assim como as janelas, têm isolamento térmico, para evitar o uso de ar-condicionado. Existe uma claraboia para aproveitar a iluminação natural e, no banheiro, as fezes são incineradas, para economizar água.

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    unimog estrella-mobil
    Transmissão 4×4 tem três diferenciais que podem ser bloqueados. Eixos são do tipo portal. Motor turbo diesel tem seis cilindros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De acordo com o dono do motorhome, com o tanque de 360 litros de água limpa o casal consegue passar 20 dias. Sobre o teto da casa, há placas eletrovoltáicas e dutos de captação de água da chuva. A bordo, não faltam fogão elétrico, geladeira, máquina de lavar roupa, pia com água quente e fria, ar-condicionado, TV e armários.

    Dirigir este Unimog é como dirigir um caminhão raiz dos anos de 1980, como de fato ele é. A direção é pesada. A embreagem exige esforço. E a alavanca do câmbio precisa ser conduzida.

    Mas seu motor tem muita força e a impressão é de que nada pode deter o motorista enquanto houver algum tipo de piso sob as rodas. Essa sensação compensa todo o incômodo inicial. O interior da cabine é típico dos caminhões Mercedes. É fácil reconhecer pelo grafismo dos instrumentos.

    unimog estrella-mobil
    Desde 1950, os Unimog são produzidos pela Daimler, dona da Mercedes-Benz (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os únicos comandos estranhos são os dos equipamentos que surgiram na adaptação para as expedições. Há dois botões on/off para lâmpadas led, instaladas na dianteira e na traseira, um rádio de comunicação e uma moderna central multimídia no painel.

    Nosso test-drive ocorreu nas imediações da fábrica da Estrella-Mobil, que fica em Santa Branca (SP), com direito a trechos urbanos, estrada de asfalto e de terra. Nos trechos urbanos, o Unimog ficou pouco à vontade, por conta das dimensões. A visibilidade para a lateral é limitada. Mas, na estrada, ele entra em seu habitat.

    O desempenho é modesto porque o Unimog demora a converter sua força em velocidade. Nada além do esperado. Quem faz longas expedições, normalmente, não tem pressa e acha tão importante a jornada quanto a chegada.

    unimog estrella-mobil
    Plataforma traseira leva moto ou scooter (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Veredicto

    Pronto para qualquer terreno, com autonomia de água e luz, o Unimog Estrella- -Mobil tem o tamanho ideal para um casal.

    Ficha técnica UNIMOG Estrella-Mobil

    Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros, turbo, 1.995 cm3; 200 cv e 52 kgfm
    Câmbio: manual de 16 marchas (8 para a frente e 8 para ré), tração 4×4, com três diferenciais blocantes
    Direção: hidráulica
    Suspensão: eixos rígidos
    Freios: disco sólido
    Pneus: 12 R22,5
    Dimensões: compr., 510 cm; largura, 217 cm; altura, 265 cm; entre-eixos, 325 cm; peso, n/d; tanque, 90 l; ataque, 46o; saída, 57o; vão livre, 49,5 cm

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