7602 km
Pequeno, com motor 1.0 flex e muita vocação para o uso urbano. Ao deixar a frota do Longa, o Ka não poderia ter encontrado um substituto mais à altura que o Uno. O hatch da Fiat segue em ritmo cadenciado – desde sua estreia, em outubro, rodou apenas 7602 km –, mas a aposentadoria do i30 deve acabar com essa vida mansa. Não é apenas nas características físicas que o estreante Uno se assemelha com o aposentado Ka: eles têm comportamento bem parecido. Ao sair de cena, o hatch da Ford deixou registrado um consumo médio de 8,6 km/l com álcool, tendo rodado 37,8% de sua vida ao nosso lado em perímetro urbano. Neste mês, ele rodou 43,6% de seus 2931 km na cidade e apontou um consumo de 8,1 km/l de álcool.
Pouco antes de pedir a conta do mês, no entanto, o Uno passou por sua primeira manutenção: nada grave, uma simples troca de óleo do motor aos 7351 km. Todos os carros de Longa Duração seguem o esquema de manutenção que as fábricas classificam como uso severo, no qual é introduzida uma troca de óleo extra entre as revisões. No caso do Uno, é recomendada também a substituição do filtro do lubrificante. Pela manutenção, a concessionária paulistana Amazonas cobrou 145 reais. Preço um pouco salgado mesmo quando comparado aos valores cobrados pela própria Fiat. No site da marca, a primeira revisão (dos 15 000 km) custa 156 reais e inclui, além da troca de óleo e seu respectivo
filtro, os filtros de ar e de combustível.
No mês (43,6% na cidade): Álcool – 8,1 km/l
Desde out/10 (41,5% na cidade): Álcool – 8,2 km/l