Impressões: Audi Q5 híbrido plug-in usa até GPS para ficar mais econômico
Versão que combina motor a combustão com elétrico parrudo já está em pré-venda no Brasil a partir de R$ 413.990
Faz um bom tempo que a Audi oferece no Brasil modelos com mecânica híbrida leve (A4, A5, Q7, RS 6) e puramente elétricos (e-tron, e-tron S Sportback, RS e-tron GT). Faltava apenas oferecer um híbrido plug-in, um meio termo entre eles. Agora essa missão será do novo Audi Q5 TFSIe, que tem um lote de 300 unidades entrando em pré-venda no Brasil com preços a partir de R$ 413.990.
A gama de versões híbridas ficará assim:
Audi Q5 Performance TFSIe – R$ 413.990
Audi Q5 Performance Black TFSIe – R$ 439.990
Audi Q5 Sportback Performance TFSIe – R$ 443.990
Audi Q5 Sportback Performance Black TFSIe – R$ 469.990
É importante salientar que o Q5 híbrido plug-in não tira de linha as versões com motor 2.0 TFSI a gasolina. Estas, inclusive, estão mais potentes: passam dos 252 cv para 265 cv e 37,7 kgfm, com câmbio S tronic de dupla-embreagem e sete marchas. Contudo, esta mecânica estará disponível apenas na carroceria SUV a partir de R$ 344.990.
As primeiras unidades para a venda chegam ao Brasil ainda em 2022 importadas do México, mas QUATRO RODAS já teve a oportunidade de experimentar a tecnologia híbrida mais robusta de uma das unidades importadas para o processo de homologação do Q5 TFSIe no Brasil.
O Audi Q5 plug-in combina o motor 2.0 TFSI de 252 cv e 37,7 kgfm com um motor elétrico com robustos 143 cv e 35,7 kgfm montado entre o motor e o câmbio, um S-tronic, de dupla embreagem e sete marchas. Juntos, são capazes de entregar até 367 cv e 51 kgfm e levar o SUV aos 100 km/h em 5,3 s — contra 6,1 s da versão a combustão.
Esse tipo de arquitetura também permite que a tração integral quattro atue mesmo que apenas o motor elétrico esteja atuando. Com tanta potência, o motor elétrico pode levar o Q5 até os 135 km/h sozinho. Quem o alimenta é uma bateria de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts montada no porta-malas, que garante autonomia elétrica entre 56 e 62 km no ciclo WLTP.
Mas é possível se beneficiar do impulso elétrico por muito mais tempo. Nosso contato foi em uma viagem entre São Paulo (SP) e Paraty (RJ), um percurso de aproximadamente 270 km. Com o SUV em modo híbrido na maior parte do tempo, chegamos à cidade histórica fluminense ainda com alguma carga na bateria.
Outro híbridos plug-in, como o Jeep Compass 4xe, forçam o uso do motor elétrico até que a bateria acabe em vez de dosar sua carga, como faz o Audi. Desta forma, não foi difícil manter médias ao redor dos 19 km/l durante o primeiro trecho da viagem, até Roseira (SP).
O Q5 TFSIe ainda será capaz de basear o modo como consome a bateria em função do destino colocado no navegador nativo do carro. Desta forma, poderá basear o consumo de bateria nas condições de tráfego, distância, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto até o destino. Não era o caso do carro testado, que não estava configurado para o Brasil. Se estivesse atuando plenamente, esse sistema poderia ter melhorado ainda mais a regeneração no trecho de descida de serra, entre Roseira e Paraty.
O piloto automático adaptativo (ACC), quando ativo, também é capaz de usar a regeneração de energia cinética para equalizar o SUV com a velocidade do veículo à frente em vez de acionar os freios. Por sinal, os freios hidráulicos só são acionados em desacelerações maiores que 0,2g.
Também é possível configurar modos do sistema híbrido para forçar a recarga da bateria com o motor a combustão ou para poupar a bateria e forçar o uso do motor 2.0. O uso de cada motor também varia em função do motor de condução: o Efficiency tenta trabalhar mais com o motor elétrico, enquanto o Dynamic entrega a força dos dois mais cedo.
É possível acompanhar no quadro de instrumentos digital qual motor está sendo usado no momento ou o nível da regeneração das baterias. É uma ferramenta importante, também, para aproveitar o motor elétrico para manter o Audi Q5 em velocidade de cruzeiro e poupar gasolina.
Todos os Audi Q5 TFSIe Performance serão equipados com kit S Line externo, central MM1 com tela de 12,3 polegadas, sistema de som com 10 alto-falantes, ACC, bancos dianteiros com ajuste elétrico, rodas aro 19, faróis full-led matrix, ar-condicionado de três zonas, luz ambiente com 30 opções de cores, câmera de ré e carregador doméstico de até 7,2 kW.
Os Audi Q5 TFSIe Performance Black ainda somam detalhes e preto brilhante, Audi Side Assist, Audi pre-sense traseiro com assistente de tráfego cruzado, teto com revestimento interno preto, banco do motorista com memória, volante multifuncional de três raios com base plana e acabamento interno em piano black.