Impressões: novo Mercedes-AMG A 45 S é um Classe A para brincar de drift
Amantes de alta performance e direção divertida, abram espaço na garagem: o carro perfeito para você chega em março do ano que vem
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-3-e1564522471844.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O tratamento estético com para-lamas alargados, rodas grandes, suspensão rebaixada, vários apêndices aerodinâmicos e, claro, a pintura especial Sun Yellow, são de encher os olhos.
Mais do que um mero pacote visual, tais itens servem para valorizar estética e dinamicamente tudo o que a linha 2020 trouxe de novo para o Mercedes-Benz Classe A preparado pela AMG.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para sentir na prática o que a virada de ano-modelo significou, fomos até a Espanha, na apresentação oficial promovida pela Mercedes.
A mistura não poderia ser melhor: AMG A 45 S (a versão mais apimentada da família) e a pista Jarama Race, circuito de San Sebastian de los Reyes, cidade vizinha a Madri.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apesar dos números próximos aos do antigo motor, segundo os engenheiros da marca, o da linha 2020 é completamente novo.
A disposição no cofre continua a mesma, transversal, mas as diferenças são visíveis. Os coletores de escape e admissão estão em posição invertida.
Agora, com o sistema de escape (coletor, turbo, catalisador) junto à parede corta fogo, o conjunto atinge mais rapidamente a temperatura de trabalho, o que auxilia na obtenção de melhores resultados nos testes de emissão de poluentes.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas há muito mais para ser dito sobre este motor além dos seus dotes ecológicos. Para começar, seus 421 cv permitem a ele ostentar o título de motor quatro-cilindros mais potente do mundo a equipar um modelo de produção regular.
O nível de força também é colossal: são 51 mkgf de torque máximo.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-5-e1564522900419.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com tração nas quatro rodas para maior capacidade de contorno de curva e acelerações com aderência máxima, o A 45 S tem aceleração vigorosa, em apenas 3,9 segundos, de acordo com a Mercedes.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Curiosamente, outra novidade do lançamento é justamente um recurso para neutralizar (total ou parcialmente) justamente o ultraeficiente sistema de tração.
No modo Drift, as rodas de trás passam a tolerar uma boa dose de destracionamento, permitindo dirigir com escorregamento controlado, como se o carro fosse um autêntico tração traseira.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-1-e1564517734552.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A função Drift, aliás, é possível graças a um sistema multidisco – criado e patenteado pela própria Mercedes – incorporado em cada roda traseira.
Quando a função está desabilitada, a tração é distribuída de modo a garantir o máximo coeficiente de tração. Se ativada, transfere até 80% da força para as rodas traseiras.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Empolgante, o A 45 S é um esportivo de reações imediatas. Não por acaso, pedais e volante tem acionamento um tanto carregado, ou seja, são um tanto duros para facilitar a dosagem por parte do piloto.
![The new Mercedes-AMG performance compact cars Madrid 2019](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mercedes-amg-a-45-s-2020-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os bancos dianteiros são do tipo concha, com excelente suporte lateral e acabamento refinado.
Assim como a suspensão, estão perfeitamente sintonizados com a proposta do projeto como um todo: visual agressivo com comprometimento de parte do conforto em prol da esportividade.
A marca ainda não fala sobre preço no Brasil, mas já assume o mês de lançamento. Será em março de 2020.
O gerente de vendas de uma das concessionárias que mais vendem AMG no Brasil revela sua expectativa: “O preço deve ficar entre R$ 350.000 e R$ 380.000”.
Ficha técnica – AMG A 45 S
- Preço: R$ 350.000 (estimado)
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, quatro-cilindros em linha, 1.991 cm3, 16V, 421 cv a 6.750 rpm, 51 mkgf a 5.000 rpm
- Câmbio: automatizado, dupla embreagem banhada a óleo, 8 marchas, tração nas quatro rodas
- Suspensão: multilink (diant. e tras.)
- Freios: disco ventilado e perfurado com pinças de seis pistões (dianteira); disco ventilado e perfurado com pinças de um pistão (dianteira)
- Direção: elétrica, diâmetro de giro de 11,54 metros
- Pneus: 245/35 R 19 (dianteira e traseira)
- Dimensões: comprimento, 444,5 cm; largura, 185 cm; altura, 141,2 cm; entre–eixos, 272,9 cm; peso, 1.550 kg; tanque, 51 l; porta-malas, 370 litros
Teste – AMG A 45 S (dados de fábrica)
Aceleração
0 a 100 km/h: 3,9 s
Velocidade máxima : 270 km/h
Consumo
Urbano: 9,5 km/l
Rodoviário: 13,9 km/l