Impressões: Renegade ganha fôlego com ajustes no motor 1.8 flex
Alterações mecânicas deram 7 cv e mais agilidade ao SUV; nova versão Limited é outra novidade da linha 2017
Desempenho era uma das principais deficiências do Renegade 1.8. Apresentado em 2015, o SUV cativou o público por qualidades como design, acabamento e conteúdo, mas as configurações com motor flex deixavam a desejar na hora de acelerar.
LEIA MAIS:
> Longa Duração: desempenho e consumo do Renegade melhoram após 60.000 km
> Longa Duração: quanto querem pagar pelo nosso Renegade usado?
A linha 2017 do modelo mais vendido da Jeep trouxe como principal novidade uma atualização no motor 1.8 EtorQ, que ganhou mais 7 cv (passando de 132 cv para 139 cv) e uma leve melhoria no torque (de 19,1 mkgf para 19,3 mkgf) atingido nas mesmas 3.750 rotações, mas – segundo a Jeep – com uma distribuição mais linear entre as faixas de giro.
O motor do Renegade ganhou coletor de admissão variável, sistema start-stop, alternador inteligente, bomba de combustível inteligente e óleos de baixo atrito para motor e transmissão. A melhoria no consumo – outro alvo de críticas – seria de até 10%.
Na lista de equipamentos, o carro ganhou sensor de pressão dos pneus, indicador de troca de marchas no painel e pneus com baixa resistência ao rolamento. Há também um novo modo Sport, que diminui o tempo de resposta do acelerador e prolonga o tempo de troca das marchas nas versões automáticas.
Na prática, a falta de fôlego do Renegade ficou para trás. É claro que o desempenho não se compara ao vigoroso Tigershark que equipa Compass e Fiat Toro, mas a evolução frente ao antigo modelo merece ser ressaltada.
Logo nos primeiros instantes nota-se que o acelerador responde mais rapidamente ao comando do motorista em baixas rotações, algo que não ocorria anteriormente. Ficou mais fácil retomar a velocidade no anda-e-para do trânsito urbano e realizar ultrapassagens com segurança nas estradas. Ainda é preciso recorrer às trocas no modo sequencial em situações extremas (como em subidas acentuadas), mas não com tanta frequência como antes.
Embora a marca não tenha mexido no isolamento acústico, tivemos a impressão de que o motor está trabalhando de forma mais silenciosa, sem elevar excessivamente o giro nas acelerações mais fortes. No modo Sport (ativado por uma tecla no painel, e que se torna item de série em todos os 1.8 flex), o Renegade ganha bastante agilidade, especialmente nas retomadas.
Tivemos a oportunidade de dirigir o SUV nas duas opções de câmbio (manual de cinco marchas e automática de seis velocidades) e, surpreendentemente, a caixa automática se mostrou mais bem acertada do que a manual – no modelo anterior acontecia justamente o oposto.
No conteúdo, a linha 2017 traz uma nova versão chamada Limited. Por R$ 97.990, ela ocupa o topo da gama das configurações bicombustíveis do Renegade, diferenciando-se visualmente pelo teto preto e detalhes prateados na grade frontal, capas dos espelhos retrovisores e no acabamento das rodas de liga leve de 18 polegadas.
De série, a versão ainda vem com chave presencial, tela colorida de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, faróis de xenônio, sensores de faróis e de chuva, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e espelho interno eletrocrômico.
As demais versões também ganharam conteúdo. A Sport traz agora porta-óculos, barras longitudinais de teto, banco do passageiro rebatível e com porta-objetos sob o assento, central multimídia com tela de cinco polegadas, GPS e câmera de ré (esta última disponível apenas com o motor 2.0 Diesel)
A Longitude ganhou porta-óculos e bancos de couro (apenas com motor 2.0 Diesel), enquanto a Trailhawk agora vem com 7 airbags, faróis de xenônio, chave presencial, bancos de couro e rebatimento elétrico dos retrovisores.
Confira abaixo os valores de toda a linha 2017 do Renegade:
1.8 Flex MT5: R$ 72.990
Sport 1.8 Flex MT5: R$ 79.490
Sport 1.8 Flex AT6: R$ 85.990
Longitude 1.8 Flex AT6: R$ 90.990
Longitude (com teto solar) 1.8 Flex AT6: R$ 97.790
Limited 1.8 Flex AT6: R$ 97.990
Limited (com teto solar) 1.8 Flex AT6: R$ 104.790
Sport 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 115.990
Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 123.490
Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 136.990