Jaguar F-Pace híbrido plug-in é um SUV esportivo que faz mais de 26 km/l
Os 404 cv de potência dão desempenho impecável ao modelo e nos fazem esquecer que ele já sente o peso da idade
O Jaguar F-Pace era oferecido só com tecnologia híbrida leve, nas versões V6 3.0 de 340 cv e 5.0 V8 de 550 cv, com motores a combustão associados a um sistema elétrico de 48V. Agora, além dessas configurações que seguem no catálogo, o SUV ganha outras duas opções do tipo híbrido plug-in, com um conjunto de motor elétrico e baterias mais robusto, que permite recargas na rede elétrica (daí o nome plug-in) e um motor a combustão menor.
Nas novas versões (R-Dynamic S PHEV, que custa R$ 612.950, e R-Dynamic SE PHEV, mostrada aqui, por R$ 627.950), o SUV combina um motor 2.0 turbo a gasolina (300 cv e 40,8 kgfm) a um elétrico (140 cv e 28 kgfm), que juntos entregam 404 cv de potência e 65,2 kgfm de torque. Isso acompanhado de um câmbio automático de oito marchas e tração integral. As baterias têm capacidade de 17,1 kWh.
Esse conjunto garante ao SUV um rendimento admirável, mesmo diante de seu peso de 2.189 kg. Em nossa pista de testes, o F-Pace fez de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. E tal desempenho ficou nítido também no uso diário com acelerações vigorosas, daquelas que jogam os ocupantes contra os bancos, especialmente pela atuação do motor elétrico.
Em relação ao consumo, o Jaguar conseguiu as médias de 26,1 km/l, em nosso ciclo urbano, e 14,4 km/l, no rodoviário, o que são números impressionantes até mesmo para um modelo híbrido.
No que diz respeito à autonomia, a fábrica informa que, considerando apenas o conjunto elétrico, a autonomia do F-Pace é de até 59 km, rodando apenas no modo elétrico. E recarga de 0 a 80% leva 27 minutos, em carregadores de 50 kW.
Ao volante, o F-Pace conquista o motorista com seu comportamento esportivo. Além do desempenho superior, o SUV proporciona prazer auditivo, com um belo ronco saído dos escapamentos (mesmo sendo o motor a combustão um 2.0). Sua direção é direta e tem o peso certo. E a suspensão (McPherson, na frente, e multilink, atrás) é firme.
Se por um lado, o Jaguar exibe a vitalidade do novo conjunto propulsor e de seu comportamento dinâmico, por outro, porém, seu visual se apresenta um tanto cansado. O F-Pace é um projeto de 2016, que passou por uma leve reestilização em 2020, mantendo praticamente as mesmas linhas. Isso é válido tanto para o exterior quanto para a cabine. Aliás, essa observação serve para todo o restante da linha Jaguar, sem grandes novidades há algum tempo.
Frente aos demais modelos da marca, o F-Pace ainda se mantém atual. Mas diante da concorrência a defasagem é nítida. Como quem já foi rei não perde a majestade, o Jaguar continua a ser um carro bonito e imponente, com belos faróis e lanternas full-led, grandes rodas de 21 polegadas e um nítido refinamento típico da linha britânica.
Por dentro, o acabamento é de alta qualidade, com materiais emborrachados por todo canto, além de plásticos agradáveis ao toque, alumínio e couro. Também se destacam as grandes telas do quadro de instrumentos e da central multimídia, com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som da Meridian também é de alta qualidade e soma-se ao bem cuidado isolamento acústico da cabine.
Ainda entre os equipamentos, ele tem assistente de farol alto automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco do motorista com aquecimento e memória, e carregador de celulares sem fio. Apesar dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e da câmera de ré, faz falta uma câmera dianteira para ajudar em locais apertados, já que a dianteira do SUV é longa e alta.
Há também sistemas de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, alertas de pontos cegos, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e monitoramento de tráfego cruzado traseiro.
O espaço é bom para quatro pessoas, considerando que um terceiro ocupante do banco traseiro ficaria desconfortável pela invasão do console com as saídas de ar, e com o túnel central no piso.
No porta-malas, são bons 619 litros, mas que é a pior capacidade entre os F-Pace, já que o 3.0 híbrido leve tem 755 litros e o V8, 793 litros. Isso acontece porque as baterias do plug-in ficam no porta-malas (criando uma rampa pela qual as bagagens também podem escorregar em direção à tampa).
As versões plug-in são mais baratas que as híbridas leves R-Dynamic SE 3.0 (R$ 628.950) e R-Dynamic SVR 5.0 V8 (R$ 841.200), as quais, embora sejam tecnologicamente menos sofisticadas, possuem motores a combustão maiores.
Veredicto
Novo conjunto propulsor rende ótimo desempenho com economia de combustível. O luxo e a tecnologia são os mesmos de sempre.
Ficha Técnica – Jaguar F-Pace R-Dynamic SE PHEV
Motores: gas., diant., 4 cil., 24V, 1.997 cm³, 300 cv, 40,8 kgfm; elétrico, 140 cv, 28 kgfm; potência máx., 404 cv; torque máx., 65,2 kgfm
Bateria: capacidade, 17,1 kWh; autonomia (NEDC), 59 km; recarga, 0 a 80% em 27 min a 50 kW
Câmbio: 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: a disco Pneus: 265/45 R21 run flat
Dimensões: compr., 474,7 cm; larg., 217,5 cm; alt., 166,4 cm; entre-eixos, 287,4 cm; peso, 2.189 kg; porta-malas, 619 litros
Teste Quatro Rodas – Jaguar F-Pace R-Dynamic SE PHEV
Aceleração
0 a 100 km/h : 5,5 s
0 a 1.000 m: 24,9 s – 213,63 km/h
Velocidade máxima: 240 km/h (Dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,8 s
D 60 a 100 km/h: 3,5 s
D 80 a 120 km/h: 4,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,7/24,2/54m
Consumo
Urbano: 26,1 km/l
Rodoviário: 14,4 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 43,3/69,3 dBA
80/120 km/h: 64,3/67,3 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.600 rpm
Volante: 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 627.950
Garantia: 3 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 22 °C; umid. relat., 53%; press., 1.012,5 kPa.