Jeep Renegade: miolo mole
Caso comum nos Renegade, o nosso teve o miolo do contato trocado em garantia. Mas a peça demorou 46 dias
Na edição de janeiro reportamos que vários usuários do Renegade de Longa Duração se depararam com um problema: o travamento da chave no miolo da ignição após o desligamento do motor. Quando ligamos para algumas concessionárias, a surpresa: o problema já era conhecido por elas. E pela Jeep, felizmente.
No nosso caso, como o travamento era intermitente e o carro já estava com 32.000 km, deixamos para pedir uma verificação na terceira revisão, aos 36.000 km – o Renegade tem paradas programadas a cada 12.000 km. E assim foi feito. A manutenção ficou a cargo da Caltabiano, onde o técnico solicitou a peça junto à fábrica e disse: “Como o número de casos parecidos é grande, estimo que a Jeep vai demorar cerca de 30 dias para mandar um novo miolo”. Demorou bem mais: exatos 46 dias.
LEIA MAIS:
>> Longa Duração: chave travada no contato do Renegade
>> Jeep eleva preço de revisão do Renegade, mas recua
>> Polícia desmonta esquema de furto na fábrica da Jeep no Brasil
A Caltabiano fez o reparo em um dia. Onze motoristas se revezaram após o conserto e, de fato, a troca do miolo sanou o problema. Mas aí surgiu outra questão. “Após uma viagem de 1.000 km, notei a ausência de uma das grades do para-choque dianteiro”, diz o piloto de teste Eduardo Campilongo. Orçar o custo de reposição da grade perdida (ou furtada) revelou a importância da cotação entre concessionárias: na Autostar, R$ 335; na Sinal, R$ 176; e na Divena, R$ 110. Ou seja, variação de até 205%. Assim como o miolo da ignição, a grade não estava disponível para pronta entrega, mas chegou dentro do prazo estipulado pela Divena: cinco dias. Por ser de encaixe simples, nós mesmos instalamos a peça no para-choque.
Às vésperas da quarta (e última) revisão antes dos 60.000 km, o Renegade recebeu novas críticas. O repórter Vitor Matsubara notou uma diferença no tom da buzina: “Está mais baixa e fraca. Parece a do Uno”, disse. O designer Fabio Paiva se queixou da suspensão: “A dianteira parece mole demais e a traseira está barulhenta. Acho que vale pedir uma verificação”.
CONSUMO | |
---|---|
No mês: | 6,6 km/l com 34,2% de rodagem na cidade |
Desde junho 2015: | 7 km/l com 24,6% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível: | R$ 1.299 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão: | Longitude 1.8 16V Flex |
Motor: | dianteiro, transversal, 4 cil., flex, 132/130 cv a 5. 250 rpm, 19,1/18,6 mkgf a 3.750 rpm |
Câmbio: | automárico, 6 marchas, tração dianteira |