Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Lexus UX 300h é um Corolla Cross de luxo com dinâmica de hatch médio

Ele traz luxo e confortos de marca premium e estreia a nova geração do sistema híbrido que o deixou mais potente e econômico

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2024, 21h33 - Publicado em 31 out 2024, 21h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A presença do Lexus UX no Brasil não é novidade. Desde 2019 este SUV de porte médio é o carro de entrada da marca de luxo japonesa. O que muda para a linha 2025 é o conjunto mecânico a adoção de algumas tecnologias com foco no conforto e o preço.

    Sai o Lexus UX 250h e chega o UX 300h com o discreto ganho de 14 cv que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 s, ou 0,4 s mais cedo. Mas o grande ganho está na redução do consumo de combustível, em especial, na cidade. Segundo o Inmetro, o SUV faz 17,3 km/l no ciclo urbano enquanto o modelo anterior fazia 16,7 km/l. Já na estrada a média se manteve em 14,9 km/l.

    Como anda?

    A Lexus o classifica o UX como crossover, mas tem altura livre do solo e ângulos de ataque e saída suficientes para poder ser classificado como um SUV médio. Basta ver que tem 2,64 metros de entre-eixos, mesma medida de um Toyota Corolla Cross. Contudo, é 10 cm mais baixo com 1,52 m e 3 cm mais comprido, com 4,49 metros. A largura é a mesma: 1,84 m.

    Lexus UX300H
    (Divulgação/Lexus)

    É o fato de ser mais baixo que confere uma dinâmica exemplar. O centro de gravidade mais baixo que outros SUVs permite que o Lexus contorne curvas com naturalidade e sem o menor sinal de rolagem. Isso também beneficia a estabilidade da carroceria como um todo com dinâmica digna dos extintos hatches médios ou de sedãs com alguma pretensão esportiva.

    O UX 300h estreia a quinta geração do sistema híbrido que combina o motor 2.0 a gasolina com 152 cv e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv  extras que o modelo anterior. O funcionamento é de híbrido pleno, ou seja, não há necessidade de recarregar a bateria.

    Continua após a publicidade

    Na estrada, o motor elétrico entra em ação para eliminar qualquer sinal de morosidade em ultrapassagens, mas também contribui para a diversão ao volante. Mas quando a potência máxima é necessária o ruído do motor 2.0 invade a cabine e gera certo incômodo. O isolamento acústico, porém, ainda merece elogios por filtrar o barulho dos pneus com o pavimento e o ruído do exterior em todos os outros momentos.

    Lexus UX300H
    (Divulgação/Lexus)

    É a combinação dos dois motores que garante o bom funcionamento do câmbio eCVT. A vida a bordo é beneficiada por uma ergonomia privilegiada, graças ao fato da tela da central multimídia e os comandos do ar-condicionado estarem voltados para o motorista. 

    O que mudou?

    Houve a introdução de um novo tipo de bateria, mais leve e moderna, com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior de níquel metálico). O conjunto continua instalado sob o banco traseiro. 

    Continua após a publicidade

    A outra mudança está no interior, que ganhou o quadro de instrumentos digital de 12,3”, que pode ser personalizado com três tipos de layout. Os botões dos comandos das portas também são novos e a alavanca de câmbio foi substituída por um seletor do tipo joystick. 

    A central multimídia com 12,3” é a mesma e mantém a conexão sem fio com Apple Car Play e por cabo com Android Auto. Há, ainda, cinco portas USB e um carregador por indução no console central. 

    Lexus UX300H

    E o lançamento ainda ganhou a possibilidade de ativar o piloto automático adaptativo em qualquer velocidade – no UX 250h era a partir de 40 km/h. Para completar, também traz o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicleta. Segundo a marca, ocorre inclusive o travamento das portas para impedir mesmo qualquer acidente. 

    Continua após a publicidade

    Todos os sistemas já existentes, como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, monitoramento de saída de faixa e farol alto automático, estão mantidos. 

    O preço do Lexus UX 300h não assusta tanto: R$ 299.990. Explico. A versão topo de linha do UX 250h era mais cara, R$ 313.990, e os equipamentos da versão única do UX 300h são compatíveis com essa opção mais cara. Portanto é possível concluir que o SUV ficou mais barato. 

    Lexus UX300H

    E ele é mais acessível que os rivais diretos também. O BMW X1, com seu motor 2.0 a gasolina de 192 cv, parte de R$ 318.950 e o Mercedes GLA, que parte de R$ 339.900, é equipado com motor 1.3 turbo de 163 cv e sistema híbrido leve.

    Continua após a publicidade

    Caso não precise de tanto espaço no seu dia a dia e tenha apreço por luxo e prazer ao dirigir, o modelo de entrada da Lexus pode ser ideal pra você.

    Ficha técnica – Lexus UX 300h

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.