Longa Duração: até que ponto o assistente de baliza do Onix Plus é útil?
Assistir a um carro parando sozinho em uma vaga ainda é algo que chama atenção. Mas seria o assistente ativo mera perfumaria?
Usar o sistema de auxílio ativo de estacionamento do Chevrolet Onix Plus é garantia de um bom bate-papo.
“Fui demonstrar o funcionamento para a minha família, que estava a bordo, e, quando desembarcamos, um casal que se disse impressionado pediu mais informações”, conta o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, após o episódio vivido em um shopping center em Brasília (DF).
“Conversamos só por alguns minutos, mas notei que ambos saíram bem impressionados, com a mulher dizendo que odiava fazer baliza e que iria marcar um test-drive num Onix”, acresceta.
Apesar de despertar curiosidade, o recurso levanta a polêmica: passado o efeito novidade, não seria ele o tipo de equipamento deixado de lado? A resposta é sim. E não.
Em nossa equipe, a avaliação foi praticamente a mesma: é legal, porém dispensável. Mas o fato é que, muitas vezes, equipamentos e acessórios são incorporados aos carros como meios de atrair os mais variados compradores.
Isso explica por que há tantos 4×4 rodando só no asfalto, picapes com caçambas nunca utilizadas, sedãs enormes para atender a um casal e esportivos comprados para desfilar em baixa velocidade.
As pessoas compram mais pelo prazer de ter do que pela real necessidade de utilização.
No caso do assistente ativo de estacionamento, há um outro ponto importante a ser lembrado. Há muitos motoristas que têm especial desconforto ao realizar balizas.
Para essas pessoas, o auxílio semiautônomo será um equipamento de conforto tão utilizado quanto o ar-condicionado.
À parte dos equipamentos, a tampa do porta-malas chamou a atenção no último mês.
“O sistema de mola está ruidoso e não consegue mais ejetar a tampa para a posição de abertura completa, como era antes. Ela passa da metade do caminho, mas retorna, ficando apenas semiaberta”, anotou Péricles no diário de bordo.
GM Onix Plus – 15.651 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.545 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.012 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 370.92 |
Consumo: | No mês: 15,2 km/l com 79,7% de rodagem na cidade Desde dez/19: 11,8 km/l com 26% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |