![Onix Plus Longa Duração assistente de baliza (1)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/04/onix-plus-longa-durac3a7c3a3o-assistente-de-baliza-1-e1591989372789.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Usar o sistema de auxílio ativo de estacionamento do Chevrolet Onix Plus é garantia de um bom bate-papo.
“Fui demonstrar o funcionamento para a minha família, que estava a bordo, e, quando desembarcamos, um casal que se disse impressionado pediu mais informações”, conta o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, após o episódio vivido em um shopping center em Brasília (DF).
“Conversamos só por alguns minutos, mas notei que ambos saíram bem impressionados, com a mulher dizendo que odiava fazer baliza e que iria marcar um test-drive num Onix”, acresceta.
Apesar de despertar curiosidade, o recurso levanta a polêmica: passado o efeito novidade, não seria ele o tipo de equipamento deixado de lado? A resposta é sim. E não.
Em nossa equipe, a avaliação foi praticamente a mesma: é legal, porém dispensável. Mas o fato é que, muitas vezes, equipamentos e acessórios são incorporados aos carros como meios de atrair os mais variados compradores.
Isso explica por que há tantos 4×4 rodando só no asfalto, picapes com caçambas nunca utilizadas, sedãs enormes para atender a um casal e esportivos comprados para desfilar em baixa velocidade.
As pessoas compram mais pelo prazer de ter do que pela real necessidade de utilização.
![Onix Plus Longa Duração assistente de baliza (2)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/04/onix-plus-longa-durac3a7c3a3o-assistente-de-baliza-2-e1587420912995.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No caso do assistente ativo de estacionamento, há um outro ponto importante a ser lembrado. Há muitos motoristas que têm especial desconforto ao realizar balizas.
Para essas pessoas, o auxílio semiautônomo será um equipamento de conforto tão utilizado quanto o ar-condicionado.
À parte dos equipamentos, a tampa do porta-malas chamou a atenção no último mês.
“O sistema de mola está ruidoso e não consegue mais ejetar a tampa para a posição de abertura completa, como era antes. Ela passa da metade do caminho, mas retorna, ficando apenas semiaberta”, anotou Péricles no diário de bordo.
GM Onix Plus – 15.651 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.545 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.012 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 370.92 |
Consumo: | No mês: 15,2 km/l com 79,7% de rodagem na cidade Desde dez/19: 11,8 km/l com 26% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |