Falhas eletrônicas não foram as únicas ocorrências da viagem do Onix Plus ao Rio Grande do Sul. Dias depois, quando o sedã compacto estava pronto para a próxima missão, bastou sair da vaga onde esteve por três dias para revelar uma poça de óleo do motor.
O problema foi provocado por um buraco. “Seguia por uma rua de paralelepípedos e, de repente, no meio da pavimentação, o carro afundou em uma vala escondida na sombra. Ouvi que a frente raspou e parei. Vi a marca no para-choque e pensei que o buraco tivesse provocado aquilo”, conta o repórter Gabriel Aguiar.
A marca era antiga e o para-choque não foi danificado. Por conta do vão livre de 12,7 cm, o pré-cárter e o filtro de óleo foram amassados quando a frente desceu. Sorte que o vazamento não era grande e o óleo não chegou perto do nível mínimo.
O jeito foi recorrer ao serviço 24h da Chevrolet, que deu prazo de 55 minutos até a chegada do reboque – aceitável durante a quarentena. Chegou 1h30m depois, pois o motorista recebeu o endereço errado. O carro seguiu para a Viamar Morumbi, concessionária mais próxima.
“Só reza para ter a peça em estoque na fábrica”, disse o consultor no check-list. Por conta do horário de atendimento reduzido, o orçamento veio no dia seguinte: R$ 1.080, sendo R$ 580 de peças e R$ 500 por duas horas de mão de obra.
A sorte: o pescador do óleo não foi danificado e havia cárter no estoque da fábrica, com prazo para chegar em seis dias úteis.
Chegou em cinco, mas com a cola errada. O consultor assegurou que a certa chegaria no mesmo dia e o carro estaria pronto no dia seguinte. Mas o contato para buscar o carro veio dois dias depois, em um sábado.
O técnico aproveitou o tempo extra para investigar sobre as falhas eletrônicas e, na retirada, disse não ter encontrado erros. Ainda alertou sobre a importância de trocar o óleo novamente na revisão dos 20.000 km. Na hora do pagamento, um pequeno desconto reduziu a fatura para R$ 1.065.
Chevrolet Onix Plus – 19.060 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.012 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 122,01 Oficina: R$ 1.065 |
Consumo: | No mês: 13,3 km/l com 100% de rodagem na cidade Desde dez/19: 12,3 km/l com 25,9% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.