Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Especial Namorados: Revista em casa por 9,90

Longa duração: Chevrolet Onix completa 100.000 km com desempenho no auge

Após duas viagens para completar a quilometragem que faltava, o Chevrolet Onix Plus mostrou que está com a saúde em dia no último teste de desempenho

Por Henrique Rodriguez
26 ago 2022, 10h03 •
Onix Plus Longa
 (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
  • Chevrolet Onix Plus é o primeiro carro de QUATRO RODAS a concluir o teste de Longa Duração na nova fase, de 100.000 km. Antes de atingir essa marca e entrar na pista para o teste de despedida, o sedã ainda fez sua última viagem como carro da frota.

    Primeiro foi até o Mato Grosso. Depois, desceu para Santa Catarina acompanhando o elétrico BMW iX na missão de ir de São Paulo (SP) até Araquari (SC) sem recarga. Você pode conferir a prévia dessa reportagem nos destaques do nosso Instagram (@quatro_rodas).

    O Onix retornou a São Paulo pronto para seu terceiro teste. Sim, terceiro: as medições aos 60.000 km foram mantidas para termos uma referência da evolução de seu comportamento. Houve, de fato, uma evolução.

    Siga

    O motor três-cilindros 1.0 com turbo e injeção indireta tem 116 cv e 16,8 kgfm declarados, mas parece ter aprendido a domar melhor essa força com o passar do tempo.

    Onix Plus Longa
    Sedã na divisa entre São Paulo e Paraná, rumo a Santa Catarina (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Vale retomar a trajetória desse carro. Quando novo, sua entrega foi atrasada devido ao recall para uma atualização da central de gerenciamento eletrônico, motivado por casos de incêndio no motor – que nunca mais se manifestaram pelo mesmo motivo.

    Àquela altura, em dezembro de 2019, nosso modelo apresentou desempenho e consumo piores na comparação com exemplar semelhante cedido pela fábrica semanas antes do recall. A perda de desempenho, porém, desapareceu com o tempo.

    Após 100.000 km, o sedã voltou a registrar 10,2 s para chegar aos 100 km/h, como a primeira unidade testada pela revista.

    Onix
    Os equipamentos (VBox e PLU) fizeram as medições (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Mas nosso carro rodado é detentor das melhores retomadas. O consumo urbano do Chevrolet também nunca esteve tão bom: 13,4 km/l.

    A média rodoviária, porém, foi melhor aos 60.000 km: 18,3 km/l contra os 18,1 km/l no último teste. Vale lembrar que o motor só queimou gasolina comum nestes 100.000 km (7.615 litros, para ser exato) e, pelo visto, está com a saúde em alta.

    É interessante comparar os números de distância de frenagem na tabela abaixo. Os dois primeiros testes têm resultados parecidos e foram feitos quando as pastilhas de freio estavam novas. Elas foram trocadas por recomendação das concessionárias nas revisões de 30.000 km, 60.000 km e 80.000 km.

    Onix Plus Longa
    O momento exato dos 100.000 km (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Dado o rápido desgaste dessas pastilhas ao longo de todo o teste, é possível que a piora nos testes de 100.000 km tenha sido motivada por elas.

    Quando o assunto é ruído, o sedã estava mais barulhento aos 60.000 km, especialmente quando em movimento.  A explicação poderia estar no duto do coletor de admissão, que estava mal encaixado e gerando barulho, o que só foi corrigido após os 65.000 km.

    Compartilhe essa matéria via:

    O normal, porém, é que os componentes cedam ou afrouxem com o tempo, o que tende a elevar o nível de ruído da cabine.

    Continua após a publicidade

    O desempenho do Onix em três momentos

    1º Teste – 1.001 km 2º Teste – 60.653 km 3º Teste – 100.100 km
    Aceleração
    0 a 100 km/h 10,5 10,3 s 10,2 s
    0 a 1.000 m 32,1 – 164,5 km/h 32 s – 165 km/h 31,5 – 171,4 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 4,6 s 4,5 s 4,2 s
    D 60 a 100 km/h 5,7 s 5,4 s 5,2 s
    D 80 a 120 km/h 7,4 s 6,7 s 6,3 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 13,9/24,7/57,4 m 13,7/24,1/54,7 m 14,4/25,2/57,7 m
    Consumo
    Urbano 11,8 km/l 12,2 km/l 13,4 km/l
    Rodoviário 15,7 km/l 18,3 km/l 18,1 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 37,3/65,2 dBA 43,5/65,8 dBA 41,5/63,6 dBA
    80/120 km/h 68,6/69,2 dBA 69,2/72,5 dBA 63/69,1 dBA

    Condições de teste – 1.001 km: alt. 660 m; temp., 25 °C; umid. relat., 62%; press., 1.015,5 kPa; 60.653 km: alt. 660 m; temp., 22 °C; umid. relat., 53%; press., 1.013 kPa; 100.100 km: alt. 660 m; temp., 24 °C; umid. relat., 41,5%; press., 1.012,5 kPa

    Chevrolet Onix Plus – 100.100 km

    Ficha técnica:
    Versão: Premier 1.0 12V Turbo
    Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf
    a 2.000 rpm
    Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 100.000 km – R$ 8.212
    Gasto no mês: Combustível: R$ 1.752
    Consumo: No mês: 13,9 km/l com 7,7% de rodagem na cidade
    Desde dez/19: 13,2 km/l com 28,8% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ESPECIAL NAMORADOS

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.