Uma das funções do Longa Duração é reproduzir ao máximo a vida do proprietário de cada carro. Fazer revisões em outras cidades ou estados não é algo normal para a grande maioria, mas para o teste funciona como um termômetro da qualidade do atendimento pelo Brasil. Por isso, cada carro faz ao menos uma revisão fora de São Paulo.
O jornalista Leonardo Felix aproveitou a viagem a Londrina (PR) para fazer a segunda revisão do nosso Chevrolet Onix Plus Premier. Na hora do agendamento, a concessionária Metronorte já havia sinalizado em qual baia e por qual técnico o carro seria atendido.
Algumas questões foram apontadas na hora de deixar o carro na concessionária, como o recorrente alerta indevido de pneus vazios e a vibração excessiva do motor na primeira partida do dia.
“O serviço foi muito rápido. Deixei o carro às 10 horas e às 13h50 me ligaram dizendo que ele já estava pronto e liberado”, conta Felix. O consultor ainda apontou que o veículo passou por dois recalls brancos (ajustes que não impactam na segurança do veículo) que contemplam atualizações dos módulos do motor e do controle da carroceria.
A revisão saiu pelo preço informado no site da Chevrolet: R$ 576. Os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio estavam em promoção (R$ 59,90), somando: R$ 635,90.
Mas houve surpresa após o serviço. De volta a São Paulo, o Onix Plus seguiu para a oficina Fukuda Motorcenter, onde o nosso consultor técnico, Fábio Fukuda, fez uma verificação dos serviços. “Todas as peças com troca prevista na revisão foram substituídas. Mas o rodízio não foi feito e o filtro de ar do motor, cuja troca só ocorre aos 40.000 km, está bem sujo. E podem não ter visto o filtro de cabine, pois se tivessem feito isso teriam recomendado a troca”, conta.
Mas a vibração do motor não diminuiu após a atualização do módulo. A novidade é a percepção geral de que a direção elétrica está mais leve e sem variação de peso conforme a velocidade aumenta. Investigaremos.
Chevrolet Onix Plus – 20.224 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.012 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 114 Revisão: R$ 635,90 |
Consumo: | No mês: 10,2 km/l com 38,3% de rodagem na cidade Desde dez/19: 12,1 km/l com 26,6% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
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