Longa Duração: Citroën C4 Cactus têm desvalorização menor que VW Virtus
Na hora da simulação de venda do C4 Cactus, concessionárias Citroën fizeram as duas melhores ofertas. Desvalorização até foi menor que a do Virtus
São muitos os estigmas que carros de origem francesa precisam superar no Brasil. A mecânica não nos pregou peças até aqui e em breve o desmonte revelará se o SUV compacto realmente chegou até o final do teste sem problemas. A prova agora é do valor de revenda.
Sem nos identificarmos como QUATRO RODAS, visitamos primeiro concessionárias de marcas concorrentes demonstrando interesse em carros da mesma faixa de preço. A primeira oferta foi desanimadora: R$ 40.000 na troca por um Nivus na VW Brasilwagen. Da Nissan Fuji Japan veio a oferta de R$ 57.000 na troca por um Kicks. A Renault R-Point, por sua vez, se mostrou disposta a pagar R$ 45.000 na troca por um Duster.
Considerando que o valor de um C4 Cactus Feel Pack 2019 na tabela Fipe é de R$ 72.739, a depreciação nas rivais variou entre 45 e 21,6%.
A etapa seguinte é nas lojas multimarcas. A RB Veículos ofereceu R$ 50.000, a Multi Norte R$ 57.000 e a Franciscar Motors R$ 57.000.
“As três reclamaram que a alta quilometragem dificulta a venda. E todos os lojistas olham na Webmotors antes de definir o preço, por mais que a Fipe seja a base até para os impostos”, diz Eduardo Campilongo, piloto de teste e “ator” da simulação.
Hora de sentir a receptividade da rede Citroën. Na Trianon, onde o C4 Cactus foi comprado por R$ 84.400, a oferta foi de R$ 60.000 na troca por um carro idêntico a R$ 94.190. Na GP France mandaram R$ 55.000, e da Amazonas veio a melhor proposta de todas: R$ 65.000 – ou 10,6% abaixo da Fipe e 23% sobre a nota de compra. Não é ruim: no VW Virtus a desvalorização foi de 13,3% e 27,4%, respectivamente. Agora, sim, o Cactus está pronto para seu último teste.
Citroën C4 Cactus – 58.552 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Feel Pack 1.6 16V |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.570 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 4.138 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 652 |
Consumo: | No mês: 11,3 km/l com 7,6% de rodagem na cidade Desde abr/19: 10,9 km/l com 29% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
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