Especial Namorados: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Longa Duração: Compass, Kwid, Prius e Virtus no teste de troca de pneus

Colocamos nossa frota para passar pela simulação de furo no componente. E ainda pesamos os estepes e conjuntos de rodagem de cada um deles

Por Péricles Malheiros
30 jan 2019, 15h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • longa duração troca de pneus ed 715 (4)
    Carros do teste de Longa Duração passam pela prova da troca de pneus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Nota de facilidade de troca

    As notas (de 0 a 5) foram dadas levando-se em conta peso do estepe e do conjunto de rodagem, disponibilidade, qualidade e facilidade de uso das ferramentas.

    Também foram analisados fatores exclusivos de cada carro (presença de parafuso antifurto, calota, capa de parafuso) e facilidade de instalação da roda (por parafuso, pino guia ou porca e prisioneiro).

    Confira as notas:

    Compass – 3,5

    Longa Duração: Compass, Kwid, Prius e Virtus no teste de troca de pneus
    O estepe é leve, mas o conjunto de rodagem é bem pesado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    bandeja com nichos individuais facilita o acesso às ferramentas. A retirada da roda de emergência da cuba do estepe é facilitada pelo baixo peso, apenas 17,7 kg.

    Continua após a publicidade

    Em contrapartida, o conjunto de rodagem, de 24,7 kg, exige muita força na hora de guardá-lo no porta-malas. O Compass conta com um parafuso antifurto por roda.

    Portanto, manter o adaptador que permite a sua remoção no porta-malas é tão essencial quanto o macaco. As saias laterais têm indicações claras do ponto correto de apoio do macaco e, apesar do porte avantajado, foi fácil içar o SUV.

    Kwid – 4,5

    longa duração troca de pneus ed 715 (6)
    Kwid: pino-guia facilita a fixação da roda, mas calota é mal fixada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Muito já se falou da fixação das rodas do Kwid, com apenas três parafusos – o mais comum são quatro ou cinco. Na hora da troca pelo estepe, há alguns truques. A calota é presa apenas pelos parafusos.

    Continua após a publicidade

    Sem a roda, é preciso pegar um pino-guia (que faz parte do conjunto de ferramentas do carro) e rosqueá-lo em um dos furos. Ele permite o apoio da roda e a colocação manual dos parafusos nos outros dois furos.

    Depois, basta remover o pino-guia e colocar o terceiro parafuso. O estepe e o conjunto de rodagem são iguais e pesam os mesmos 12,4 kg.

    Prius – 4

    longa duração troca de pneus ed 715 (11)
    Porcas com prisioneiros fixos no cubo facilitam a troca (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Prius tem rodas de liga leve e calotas plásticas. Ao puxá-la, a impressão é de que ela pode quebrar. Vencida a aflitiva etapa, é hora de pegar a chave de roda e remover as porcas.

    Continua após a publicidade

    Durante o exercício, nosso piloto de teste Eduardo Campilongo teve o dedo furado pela ferramenta, que estava com uma rebarba metálica. O posicionamento da roda junto ao cubo é facilitado pelo sistema do tipo porca e prisioneiro.

    O Prius é o único carro da atual frota de Longa cuja fábrica inclui o estepe em sua recomendação de rodízio de pneus. O peso é de 17,1 kg.

    Virtus – 4

    longa duração troca de pneus ed 715 (12)
    Virtus: pneu de emergência e tampinhas nos parafusos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Virtus é o único carro da frota com capinhas plásticas de acabamento nos parafusos. Elas não caem durante o uso, surtem um bom efeito estético e são removidas com uma chavinha metálica que viaja com o conjunto de ferramentas.

    Continua após a publicidade

    Mas é fato que exigem um cuidado a mais – para não perdê-las ao trocar um pneu furado, o melhor a fazer é guardar todas juntas. A área de apoio no chão do macaco é pequena, mas se mostrou segura durante o nosso teste.

    O peso do conjunto de rodagem é de 18,9 kg e do estepe, de 14,8 kg.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ESPECIAL NAMORADOS

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.