Longa Duração: confusões na troca do para-brisas do Chery Tiggo 5X
Na hora de trocar o para-brisa rachado do Tiggo 5X, a surpresa: a peça era para uma versão sem sensores no vidro, que não existe no Brasil
A quarentena nos fez adiar a troca do para-brisa do Tiggo 5X. Mas o que era uma pedrada aumentou para uma rachadura capaz de comprometer a segurança.
Fomos encaminhados pela seguradora ao atendimento da Autoglass, que realizou o agendamento na unidade do Tatuapé. Chegando lá, a surpresa. “Trouxeram o vidro errado, para carros sem sensor de chuva, e disseram que nosso carro possui o equipamento”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza.
O detalhe: nem a versão T nem a TXS do Chery Tiggo 5X vendidas no Brasil têm sensor de chuva. O que está instalado por trás do retrovisor interno é, na verdade, o sensor crepuscular, do sistema de acendimento automático dos faróis. E, quando nos foi questionado no agendamento se o carro possui sensor de chuva, dissemos que não, claro.
O próprio serviço de atendimento da Autoglass retornou o contato dizendo ter localizado o para-brisa correto no estoque da empresa Vidrotec. Dessa vez nós realizamos o agendamento, mas pelo menos o serviço seria feito em domicílio.
Dois profissionais efetuaram a troca em exatamente uma hora, com a experiência de quem já havia feito o serviço em concessionárias da Chery. Sem surpresas: quando fizemos o orçamento da troca, concessionários alegaram que seu serviço era terceirizado.
Com o vidro novo – da fabricante chinesa Fuyao, como o original – instalado, foi feita a gravação do número de série. E o serviço já estava pronto: foi usada uma cola rápida, com cura em 30 minutos, que na Autoglass seria paga a parte.
Atento, Barboza depois notou que um 9 do número de série fora gravado ao contrário e virou 6. Mas o para-brisa não estava condenado. Dois dias depois, um técnico da Vidrotec fez um polimento no número errado e gravou o certo. No fim, em vez dos R$ 1.170 do vidro e mão de obra, gastamos apenas os R$ 330 da franquia do seguro.
Após a publicação, a Autoglass enviou a seguinte nota:
“Para o veículo em questão, um carro comercializado mundialmente, existem dois modelos de vidro: um com a serigrafia para o suporte do retrovisor interno e outro com a serigrafia indicando a área dos sensores de chuva e/ou luz.
No caso do Brasil, a Chery optou por comercializar um modelo do veículo sem o sensor de chuva. Apesar disso, o vidro é exatamente o mesmo dos carros vendidos no exterior que contam com esta função.
Por se tratar de algo não usual (utilização do mesmo vidro para carros com e sem sensor de chuva), ocorreu um equívoco por parte do nosso técnico, pelo qual pedimos desculpas.
Entendemos que sempre há possibilidade de melhorias nos processos e já readequamos nossa descrição do produto e questionário de atendimento do Tiggo para que equívocos como este não voltem a ocorrer.“
Tiggo 5X – 38.499 km
Ficha técnica: | |
Versão: | TXS 1.5 16V Turbo |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm |
Câmbio: | Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas |
Seguro: | R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 4.028 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 304,85 Para-brisa: R$ 330 |
Consumo: | No mês: 10,7 km/l com 77,7% de rodagem na cidade Desde jul/2019: 8,9 km/l com 29,6% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
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