Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: o que foi corrigido – e esquecido – no Tiggo 5X 2021

Na linha 2021, o Tiggo 5X ficou mais atraente e teve vários problemas corrigidos, mas faltou a tão aguardada melhoria na transmissão

Por Péricles Malheiros
22 jun 2020, 07h00
Tiggo 5X recebeu mudanças no visual e na lista de equipamentos (Divulgação/Chery)

Antes mesmo do Caoa Chery Tiggo 5X entrar na frota de Longa Duração, em julho de 2019, já havíamos notado alguns pequenos deslizes no SUV compacto chinês, durante os testes e comparativos que realizávamos.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de quatro rodas? clique aqui e assine com 64% de desconto.

Com o carro na frota, lógico, foram surgindo novas críticas – muitas delas, comuns entre vários usuários –, sendo a principal queixa a trepidação exagerada do sistema de dupla embreagem, notadamente em segunda marcha.

Continua após a publicidade
Traseira exibe novas lanternas. Na China, o para-choque é outro (Divulgação/Chery)

Quando a fábrica apresentou a linha 2021 do carro, nosso desejo era de que todos os problemas fossem solucionados, o que não aconteceu. O Tiggo 5X evoluiu, sem dúvida. Mas o câmbio não mudou.

“Por se tratar de um sistema complexo, era de se esperar que um simples facelift não traria a solução”, diz o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, fazendo uma análise mais realista.

Continua após a publicidade

“Ao mesmo tempo, porém, acho altamente provável que a Chery resolva a questão com a chegada da próxima geração”, afirma otimista.

Nova central exibe imagens das quatro câmeras (Divulgação/Chery)

Comparando o modelo da linha 2021 com o nosso, esteticamente, a única – mas relevante – alteração são os faróis, que trocaram a linha curva inferior por um traço reto.

Continua após a publicidade

Com eles, a parte inferior do para-choque também mudou já que os faróis incorporaram leds, que cumprem a função de luz de uso diurno (DRL).

Na traseira, uma modificação ainda mais discreta. Agora, a moldura cromada invade as porções da lanterna que ficam na tampa do porta-malas.

Câmbio é o mesmo Getrag, derivado do Powershift usado pela Ford no passado (Divulgação/Chery)

O melhor da nova versão está no conteúdo. Na cabine, a principal novidade põe fim a um problema comum a outros carros chineses: a central multimídia com Apple CarPlay, mas sem Android Auto.

“Este é um problema originado no mercado chinês, onde não há Google e muita gente usa iPhone. Aqui, no entanto, ouvimos várias reclamações de donos de smartphones Android. Aprendemos e, em breve, todos os produtos Chery passarão a ter os dois sistemas incorporados”, diz uma fonte ligada à marca.

A outra alteração não teve nada a ver com as reclamações. As manobras passam a ser auxiliadas por um sistema de visão em 360 graus, muito parecido com o do Nissan Kicks.

A partir de câmeras instaladas nas duas laterais, na dianteira e na traseira, a tela da central multimídia exibe uma imagem única, dando a impressão de uma vista aérea.

Como se vê, ficou faltando só mesmo um novo câmbio. Mas a próxima geração do Tiggo 5X é esperada somente para 2025.

Continua após a publicidade

Caoa Chery Tiggo 5X – 36.171 km

Ficha técnica:
Versão: TXS 1.5 16V Turbo
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
Seguro: R$ 2.073 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 60.000 km – R$ 3.799
Gastos no mês: Combustível: R$ 929,79
Consumo: No mês: 9,7 km/l com 41,7% de rodagem na cidade
Desde jul/2019: 8,8 km/l com 28,8% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.