Chevrolet Onix Plus chega à revisão 90.000 km sem nenhum rodízio certo
Foram nove revisões feitas ao longo do teste de Longa Duração. Em nenhuma das concessionárias visitadas acertaram o rodízio dos pneus
Última parada do Chevrolet Onix Plus em uma concessionária para fazer revisão. Aos 90.000 km, sua estadia no Longa Duração está prestes a chegar ao fim, mas um marco já pode ser anotado: foram nove revisões e a rede Chevrolet não conseguiu fazer uma revisão perfeita em nenhuma.
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Escolhemos a Chevrolet Ritmo de Poços de Caldas (MG) para o serviço, que foi agendado online pelo site da própria concessionária. “Quando cheguei, enquanto uma funcionária iniciava o atendimento da revisão, outra foi chamar o mecânico que faria o serviço”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza.
Além de pedir alinhamento, balanceamento e troca do filtro de cabine como extras da revisão, apontamos um rangido nos freios traseiros a tambor, que vinha nos incomodando há algum tempo.
O técnico, porém, questionou se havíamos trocado o fluido da transmissão aos 80.000 km e sugeriu trocar agora, aos 90.000 km. Contudo, essa recomendação consta do manual quando há uso severo, o que não é o nosso caso.
A troca também não existe no plano de revisões, em nenhuma quilometragem, como em outros carros. A revisão dos 90.000 km, que no site da Chevrolet sai por R$ 664, ficou por R$ 645,48. Com os R$ 180 de alinhamento e R$ 74,52 do filtro de cabine, a conta fechou em R$ 900.
Quatro horas depois, o carro já estava pronto. “Quando estava retornando, avistei o Onix voltando de um teste de rodagem. De acordo com o técnico, o freio traseiro precisava apenas de regulagem e já não fazia barulho”, aponta Barboza, que ainda notou que o freio de mão também ficou mais justo após o serviço.
De volta a São Paulo, o Onix Plus passou pelo crivo da Fukuda Motorcenter. Tudo foi devidamente trocado nesta revisão. “Não usaram o filtro de óleo genuíno GM, mas um Tecfil, e não fizeram o rodízio conforme manda o manual, cruzando as rodas traseiras ao passar para a frente”, conta Fabio Fukuda.
Pelo menos o filtro paralelo é de marca reconhecida. Quanto ao rodízio errado, não foi exclusividade da Ritmo: todas as concessionárias erraram.
Chevrolet Onix Plus – 90.340 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 100.000 km – R$ 7.122 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 3.784 Revisão: R$ 900 |
Consumo: | No mês: 12,6 km/l com 29,2% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |