Concessionária cobra a mais, mas não faz revisão completa da Fiat Strada
Fiat Strada chega aos 40.000 km com um par de pneus gasto e passa por uma revisão onde nos cobraram a mais e não entregaram tudo que foi cobrado
A Fiat Strada retornou do recesso do fim do ano pronta para sua quarta parada na oficina, mas não sem antes trocarmos o par de pneus que já estava próximo do limite de segurança. Chegou a hora das rodas aro 16 opcionais cobrarem seu preço novamente.
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Pneus aro 16 têm fama de não serem comuns ou baratos. E confirmamos isso: não encontramos os pneus originais, Dunlop Enasave EC300+ na medida 205/55 R16 91V, a pronta entrega em São Paulo, nem mesmo nas revendas ou no site da marca.
Em uma delas, ofereceram os Dunlop SP Sport FM800 por R$ 509. Passamos a buscar, então, um pneu de mesma medida com bom preço e índices de desempenho e desgaste melhores que os do pneu original.
Vale deixar registrado que o índice de durabilidade (treadwear) do Enasave é 280 (quanto mais alto, melhor) e tem nota E para resistência a rolagem e C para desempenho na chuva.
O Michelin Primacy4 205/55 R16 91V foi considerado. Tem nota B em resistência a rolagem, nota A em piso molhado e treadwear 340; custa em média R$ 600. Mas foi justamente em um revendedor Michelin que encontramos o Bridgestone EcoPia EP150, original do Toyota Corolla, por R$ 445.
Além do preço interessante, tem notas C para resistência a rolagem e no molhado, e treadwear 380 – bem maior, ainda que o cálculo possa variar de fabricante para fabricante. A expectativa é ter alguma melhora de eficiência e poder alcançar quilometragem maior que a dos pneus Dunlop.
Mas a loja não queria trocar apenas os pneus e as válvulas (R$ 15, cada uma) e fazer alinhamento e balanceamento (R$ 150). Ofereceram troca de óleo (que desta vez quase não baixou o nível) e depois condenaram as pastilhas de freio (ainda boas) e o amortecedor traseiro esquerdo com resíduo de óleo, que deixamos para verificar em garantia, na revisão. O serviço ficou em R$ 1.070.
Revisão ou troca de óleo?
A Fiat Strada partiu, então, para a revisão dos 40.000 km na Fiat Amazonas Leste, no Ipiranga.
Deixamos o carro logo cedo com apontamentos para travamentos na central multimídia ao usar Android Auto com e sem fio, o vazamento no amortecedor e sobre a luz de injeção que acendeu e apagou depois de um tempo, além do pedido de substituição do filtro de cabine, deixando claro que não queríamos fazer a higienização do sistema, que empurraram em revisões anteriores.
Este serviço inclui a troca do óleo, do filtro de óleo, do filtro de ar do motor, a primeira troca de velas de ignição e a substituição dos fluidos do freio e do sistema de acionamento hidráulico da embreagem.
Tudo dentro do valor da revisão, tabelada em R$ 1.272 no site da Fiat. Mas foi curioso o técnico ter sugerido a troca do fluido de freio como algo à parte e também a substituição do líquido de arrefecimento, que disse “ser importante para aumentar a vida útil da bomba d’água”. Para nosso carro, 2020/2021, a troca só é feita a cada dois anos. A partir dos 2021/2021, o manual passou a indicar a troca após dez anos ou 240.000 km rodados.
Na devolução, no meio da tarde, o carro já estava estacionado e lavado. A questão da central multimídia teria sido resolvida com um reset do sistema e a leitura da memória do módulo não apresentava o erro que motivou a luz de injeção.
Mas o “melado” no amortecedor, de acordo com o técnico, “é normal”. De fato, uma certa “transpiração” é normal e ajuda na lubrificação da haste do pistão. Mas não se manifestou do outro lado, então acompanharemos de perto a condição deste amortecedor.
As grandes surpresas vieram na hora de pagar, com um total de R$ 1.370, sendo R$ 1.036,50 da revisão (R$ 236 mais barato que o previsto), mais R$ 123,87 para troca de filtro de cabine em um pacote com higienização do ar-condicionado e ozonização (que havíamos dispensado) e outros itens que não foram mencionados ou aprovados: descontaminação de bicos via tanque – um nome prolixo para aditivo de gasolina, que o manual não sugere – a R$ 76,23, além de kit lubrificação (R$ 57,17) e a “revisão de carroceria de um ano” (R$ 76,23).
Por sinal, o plano de revisão inclui uma revisão de carroceria, que não passa de “verificação quanto a danos, inclusive as proteções inferiores da carroceria” e deveria ser feita em todas as paradas a partir da segunda revisão.
A cara de pau da concessionária não veio especificada na nota, assim como o fluido hidráulico do freio e da embreagem ficou de fora. Ficou a sensação de que eles não foram trocados. E, de fato, muitas das peças incluídas na revisão não foram trocadas. Além de pau de cobrar o que não foi pedido, a concessionária agiu com má fé.
Por questões de isolamento devido à Covid-19, não foi possível verificar a realização dos serviços na Fukuda Motorcenter a tempo do fechamento da edição impressa, mas agora trazemos em primeira mão no site o resultado da análise pós-revisão.
Primeiro, o técnico Fábio Fukuda notou que o filtro de óleo do motor (R$ 36) não foi substituído, depois reparou que todas as bobinas de ignição (elas são individuais) continuavam com suas marcações intactas, indicando que nem sequer verificaram as velas. E, de fato, o jogo de velas, que representou R$ 548 da revisão, não foi trocado.
Reclamações de rinite dos usuários após a revisão dos 40.000 km não foram sem motivo. A concessionária deixou de fazer a limpeza do sistema do ar-condicionado e ainda colocou um filtro novo completamente amassado dentro da caixa de ar. Não havia filtração alguma. Fukuda ainda sinalizou que a tampa do filtro de ar do motor estava com o parafuso frouxo.
Nós, obviamente, não deixaremos a Fiat Strada com a revisão incompleta. É história para o próximo mês. Mas, definitivamente, não indicamos a Fiat Amazonas. O consumidor comum não faz checagem após a revisão, confia no serviço da rede autorizada e, neste caso, teria sua saúde e a saúde do seu carro comprometidas.
Nova Fiat Strada – 40.007 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 6.508 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.468 Pneus: R$ 1.070 Revisão: R$ 1.370 |
Consumo: | No mês: 11,8 km/l com 47,4% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 33,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |