Concessionária limpa peça velha do Jeep Compass para se passar por nova
Na revisão de 24.000 km, consumo de óleo do motor voltou a ser tratado com normalidade e tentaram passar o filtro de óleo usado como sendo novo
A segunda revisão do Jeep Compass Longitude T270, aos 24.000 km, era nossa esperança para que o motor 1.3 GSE Turbo flex recebesse a devida atualização da central eletrônica para reduzir o consumo de óleo do motor – o que havia sido indicado por outra concessionária há pouco tempo.
Mas em um primeiro momento a Jeep Sinal Tancredo Neves, em São Paulo, tratou com normalidade o carro chegar com o óleo no mínimo da vareta.
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Fizemos outros apontamentos, levantados anteriormente, a respeito do barulho na suspensão e do funcionamento incorreto do sistema start-stop. O carro ficaria na concessionária um dia a mais para essas verificações.
Dos tradicionais serviços extras indicados, como limpeza da injeção (R$ 230) e do ar-condicionado (R$ 307), lavagem do motor (R$ 90) e kit de lubrificação (R$ 70), autorizamos apenas alinhamento, balanceamento e rodízio (R$ 239) e a troca do filtro do ar-condicionado (R$ 62,39). A revisão teria custado R$ 1.186 se aceitássemos tudo, bem mais que os R$ 747 da revisão.
Não apontamos, mas notamos um prego em um dos pneus ao deixar o carro na concessionária.
Conforme marcado, retornamos à Jeep Sinal na tarde do dia seguinte para retirar o Compass. “O carro ainda estava na fila para a lavagem, mas pedi que entregassem mesmo sem lavar para não me atrasar para outro compromisso”, explica o piloto de testes Leonardo Barboza.
“Quando a ordem de serviço foi fechada, constava a revisão de 24.000 km, o reaperto da suspensão e três atualizações de sistemas do carro. É bem provável que tenham atualizado o módulo do motor”, conta Barboza. Tomara que essa novela do consumo de óleo tenha um fim desta vez!
O Jeep seguiu direto para a Fukuda Motorcenter, onde, na verificação de serviços executados, o técnico Fabio Fukuda fez duas constatações: “Não trocaram nem o filtro do ar-condicionado nem o filtro de óleo do motor. Na verdade, se deram o trabalho de limpar a carcaça do filtro de óleo para parecer um novo, mas era o mesmo instalado na revisão dos 12.000 km”.
O rodízio foi feito de forma incorreta, em ordem diferente daquela indicada no manual do carro e ignoraram o prego, que continuava lá, como se não tivessem notado ao mudar todas as rodas de posição. Retornamos à concessionária para cobrar a troca dos filtros. E o pneu foi consertado depois em uma borracharia.
O Compass Longitude 80 anos, como o nosso, teve seus pedidos suspensos em abril, como se esperava por ser uma série de aniversário. O pacote especial inclui rodas e logotipos na cor grafite, partida remota, retrovisores com rebatimento elétrico, park assist, sistema de som Beats e carregador de smartphone por indução e ultimamente somava R$ 8.238 aos R$ 177.036 da versão.
Jeep Compass – 24.108 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.267 Revisão: R$ 1.186 |
Consumo: | No mês: 7,2 km/l com 61,1% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,6 km/l com 30,9% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |