Não é exagero dizer que a nova Fiat Strada tem mais vocação para o fora de estrada do que muitos SUVs compactos. E isso vale para qualquer versão. No caso da nossa Strada Volcano, os ângulos de ataque, saída, central e o vão livre do solo fazem inveja a muitos SUVs.
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Tudo isso é legal na teoria, mas fizemos nossa picape provar, na prática, do que ela é capaz, mesmo que tenha as rodas aro 16 com pneus 100% asfalto opcionais, e não os aro 15 com pneus de uso misto que vêm de série.
A missão não foi apenas superar uma ladeira íngreme de terra cheia de sulcos escavados pela água da chuva, mas também vencer essa subida com paradas no meio do caminho para não poder contar com o embalo. Nada tão extremo, porque a Strada não foi feita para isso, mas que seria algo mais difícil para qualquer carro de passeio.
Essa nova geração não tem o Locker (um bloqueio mecânico do diferencial dianteiro), como as antigas Strada Adventure. Mas tem o E-Locker, uma função do bloqueio eletrônico do diferencial voltada para melhorar a aderência dos pneus no limite. Quando os sensores do freio ABS percebem uma roda girando em falso, aplica-se freio nela para enviar toda a força para a outra roda, que pode ter aderência.
No nosso teste, as rodas da Strada patinaram bastante para encontrar aderência com o sistema desligado, obrigando a descer um pouco em alguns momentos. Ao ativar o sistema, apertando o botão TC+ (de “controle de tração plus”) no painel, porém, sente-se o freio entrando e a picape ganhando velocidade rapidamente, sem que os pneus escorreguem muito.
Outra função muito útil que o mesmo botão ativa é o ABS off-road, que permite um breve travamento das rodas, suficiente para criar morrinhos de terra à frente dos pneus, aumentando a resistência ao movimento para diminuir a distância de frenagem. Por ser criado para evitar o travamento das rodas, o ABS comum piora a frenagem do carro na terra.
Nova Fiat Strada – 37.272 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 6.508 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 2.090 |
Consumo: | No mês: 13,6 km/l com 40,7% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,7 km/l com 32,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |