Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Compass 1.3 Turbo pede mais óleo antes da primeira revisão

Em menos de 9.000 km, nosso carro precisou de 1 litro de lubrificante para completar o nível do cárter do motor

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 nov 2021, 01h08
Longa Duração Jeep Compass 1.3 turbo óleo (1)
Motor 1.3 turbo precisou de 1 litro de óleo após os primeiros 10.000 km percorridos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

As experiências dos proprietários também colaboram com o Longa Duração. Foi o leitor Leandro Calazans, do Rio de Janeiro, que nos deixou atentos ao nível do óleo do motor do nosso Jeep Compass na hora certa.

Black Friday! Assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

Calazans conta que recebeu seu Compass Sport 1.3 turbo em junho e o levou à concessionária no início de outubro, após a luz espia da injeção acender. Fizeram reprogramação no sistema e liberaram o carro. No dia seguinte, já em casa, viu a vareta sair seca quando foi conferir o nível do óleo do motor. O carro voltou para a concessionária e dois dias depois informaram que o motor seria trocado após meros 7.895 km.

Problemas acontecem e não temos conhecimento de outros casos. Nosso carro nunca acendeu luz de injeção ou de pressão de óleo, mas encontramos o nível do lubrificante abaixo de 1/4 do marcador da vareta, aos 8.400 km rodados.

Longa Duração Jeep Compass 1.3 turbo óleo
Óleo estava no limite da vareta (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Compramos 2 litros do óleo Mopar 0W30 na concessionária Bexp Morumbi (R$ 64,30, cada) e gastamos exatamente 1 litro para completar o reservatório (que comporta 4,8 l). A Jeep diz ser normal o consumo de até 400 ml a cada 1.000 km – 1 litro a cada 2.500 km. Nosso carro está dentro da tolerância, portanto.

Continua após a publicidade

O motor 1.3 aspirado da nossa Fiat Strada não teve um consumo de óleo significativo nos primeiros 10.000 km, somente a partir dos intervalos das revisões seguintes. O motor 1.3 GSE Turbo é da mesma família, mas bem diferente. Motores turbo naturalmente consomem mais óleo e, neste caso, o lubrificante também arrefece o próprio turbocompressor e é usado pelo comando de válvulas eletro-hidráulico Multiair.

No manual do Compass a Jeep recomenda que o nível do óleo seja verificado a cada 3.000 km. Pode parecer um exagerado para um carro novo, mas, se você tem um Compass 1.3, não deixe de fazer essa checagem a fim de evitar problemas.

Continua após a publicidade

Jeep Compass – 8.711 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 740 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.812
Gasto no mês: Combustível: R$ 2.173
Consumo: No mês: 10,5 km/l com 31,2% de rodagem na cidade
Desde agosto/21: 9,9 km/l com 24,8% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.