Jeep Compass 1.3 Turbo pede mais óleo antes da primeira revisão
Em menos de 9.000 km, nosso carro precisou de 1 litro de lubrificante para completar o nível do cárter do motor
As experiências dos proprietários também colaboram com o Longa Duração. Foi o leitor Leandro Calazans, do Rio de Janeiro, que nos deixou atentos ao nível do óleo do motor do nosso Jeep Compass na hora certa.
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Calazans conta que recebeu seu Compass Sport 1.3 turbo em junho e o levou à concessionária no início de outubro, após a luz espia da injeção acender. Fizeram reprogramação no sistema e liberaram o carro. No dia seguinte, já em casa, viu a vareta sair seca quando foi conferir o nível do óleo do motor. O carro voltou para a concessionária e dois dias depois informaram que o motor seria trocado após meros 7.895 km.
Problemas acontecem e não temos conhecimento de outros casos. Nosso carro nunca acendeu luz de injeção ou de pressão de óleo, mas encontramos o nível do lubrificante abaixo de 1/4 do marcador da vareta, aos 8.400 km rodados.
Compramos 2 litros do óleo Mopar 0W30 na concessionária Bexp Morumbi (R$ 64,30, cada) e gastamos exatamente 1 litro para completar o reservatório (que comporta 4,8 l). A Jeep diz ser normal o consumo de até 400 ml a cada 1.000 km – 1 litro a cada 2.500 km. Nosso carro está dentro da tolerância, portanto.
O motor 1.3 aspirado da nossa Fiat Strada não teve um consumo de óleo significativo nos primeiros 10.000 km, somente a partir dos intervalos das revisões seguintes. O motor 1.3 GSE Turbo é da mesma família, mas bem diferente. Motores turbo naturalmente consomem mais óleo e, neste caso, o lubrificante também arrefece o próprio turbocompressor e é usado pelo comando de válvulas eletro-hidráulico Multiair.
No manual do Compass a Jeep recomenda que o nível do óleo seja verificado a cada 3.000 km. Pode parecer um exagerado para um carro novo, mas, se você tem um Compass 1.3, não deixe de fazer essa checagem a fim de evitar problemas.
Jeep Compass – 8.711 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 740 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.812 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.173 |
Consumo: | No mês: 10,5 km/l com 31,2% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,9 km/l com 24,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |