O Jeep Compass faz sua quinta revisão aos 60.000 km, vantagem de ter uma parada a cada 12.000 km, em vez de 10.000 km. Mas a revisão mais cara ainda coincidiu com troca de pastilhas.
Escolhemos a Jeep McLarty Maia (antiga Caltabiano) na Barra Funda, em São Paulo. Mesmo chegando com uma hora de antecedência, não precisamos esperar pelo atendimento. De pronto o consultor alertou que as pastilhas de freio dianteiras não aguentariam mais que 3.500 km e que a Jeep recomenda a troca dos discos e não a retífica (contrariando a sugestão da concessionária da revisão anterior). Em seguida, reforçou que as velas seriam trocadas, conforme o manual.
A revisão custou R$ 1.335 (contra R$ 1.375 do site da Jeep). Pedimos, então, a troca do filtro do ar-condicionado (R$ 130 só de mão de obra e R$ 93,62 do filtro) e alinhamento e balanceamento (R$ 280). Pastilhas e discos custaram R$ 1.786, sendo R$ 1.398 só das peças. Total: R$ 3.699.
O carro ficou pronto no mesmo dia e foi devolvido lavado. O consultor indicou, na entrega, a necessidade de não abusar do freio nos primeiros quilômetros, para assentar o novo conjunto. Também apresentou um relatório do diagnóstico eletrônico do carro, sem erros. Mas as peças trocadas não foram deixadas no carro, como havíamos solicitado.
Verificando o serviço, constatamos dois parafusos em duas rodas amassados, impossibilitando a retirada com a chave que vem no carro. O rodízio estava errado na dianteira e trocaram o filtro de ar do motor (apenas a cada 24.000 km) em vez do filtro do ar-condicionado. Retornamos à McLarty Maia.
O técnico disse que, por engano, incluiu o filtro errado e que trocaria o do ar -condicionado, e disse que a deformação da capa de alumínio no parafuso é normal e a garantia não cobre. Mas trocaram: retiraram os parafusos de um carro com perda total no pátio, de acordo com o próprio consultor.
Jeep Compass – 60.263 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.269 Revisão: R$ 1.838 Freio: R$ 1.786 |
Consumo: | No mês: 9,7 km/l com 34,7% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,7 km/l com 32,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |