Longa duração: descobrimos uma das fontes de barulho no motor do Onix Plus
Descobrimos (e eliminamos) a fonte do barulho no motor e trocamos as lâmpadas dos faróis que queimaram quase ao mesmo tempo
Nossa equipe já se acostumou com alguns dos barulhos do Chevrolet Onix Plus. Ele não é exatamente bom em filtrar ruídos do vento e da suspensão, mas com o passar dos quilômetros o acabamento também passou a ter culpa.
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Com outros, nós (e muitos proprietários) nos acostumamos, como um ruído metálico vindo da wastegate e outro de vibração vindo da área do motor. Este, pelo menos, só precisava de atenção, que não houve nas últimas revisões.
Insatisfeito com o barulho nas arrancadas, tentei buscar a origem por conta própria. No cofre, o duto do coletor de admissão, formado por duas peças encaixadas e com jogo entre elas, me pareceu suspeito. Ao retirá-lo e fechar o capô, o barulho parou.
O conjunto estava, na verdade, mal fixado pelas buchas de borracha que estão ali justamente para absorver essa vibração. Bastou colocar o duto no lugar corretamente e o barulho desapareceu.
Mas não foi esta a única intervenção no mês. Primeiro a lâmpada do farol baixo direito queimou com o piloto de testes Leonardo Barboza, sendo trocada por uma nova H7 Osram, ao custo de R$ 29,69. Dias depois, em viagem a Ipatinga (MG) com o repórter Eduardo Passos, foi a vez de a lâmpada do farol esquerdo queimar.
Após cotar a peça a R$ 50 na concessionária Guiauto, encontrou a mesma por R$ 27,30 em uma autopeças e decidiu seguir o manual do carro para realizar a troca.
“A indicação do manual tem um erro. Diz que para trocar qualquer lâmpada do farol do motorista é necessário desmontar o bocal de enchimento do lavador do para-brisa, uma peça que fica do outro lado do cofre do motor.
Os faróis do Premier são diferentes dos das demais versões, mas não tem mistério. É só tirar a tampa, o suporte da lâmpada e fazer a substituição. Só para o caso de troca dos leds é que o manual recomenda procurar uma concessionária”, relata Eduardo. “De fato, soltar o bocal foi fundamental para trocar a lâmpada do farol direito”, explicou Barboza .
Chevrolet Onix Plus – 66.394 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.012 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.580 Lâmpadas: R$ 56,99 |
Consumo: | No mês: 12,5 km/l com 27,4% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |