Já falamos aqui sobre o barulho na direção do Citroën C3. Na última revisão, foi feito um reaperto nas estruturas da suspensão a fim de eliminar um barulho que havia, como se fosse gerado por folga entre componentes, ao girar o volante em manobras de baixa velocidade. O ruído sumiu, mas foi por pouco tempo, pois logo voltou a fazer parte do dia a dia do compacto. Só que, desta vez, percebemos novos barulhos.
“O que chamou a atenção foi um rangido que ainda não havia escutado no carro, vindo da embreagem ao sair em um semáforo”, relatou o repórter João Vitor Ferreira. “Ele aparece ao se chegar ao ponto de acoplamento da embreagem e só some ao se passar a segunda marcha”, detalhou o colaborador, que observou o evento quando viajava com quatro adultos e uma criança a bordo, com ar-condicionado ligado.
“O carro estava quase na sua capacidade máxima, que é de 429 kg, e estava muito calor. Eu não esperava um bom desempenho, mas fiquei incomodado e preocupado com esse barulho, que desapareceu depois que o carro foi esvaziado.
Alheios aos ruídos, os passageiros reclamaram mesmo foi da suspensão. “Passei por uma estrada rural em Caçapava (SP), e os buracos e as lombadas pareciam ser mais fundos e maiores na volta, com o carro carregado, quando a suspensão traseira apresentou batidas secas”, contou João. “Na ida, só com dois adultos, o C3 se comportou normalmente.”
Já o editor de arte Fabio Black, que também dirigiu o carro ultimamente, ficou incomodado com a perda de fôlego do motor ao passar a quinta marcha na estrada. “Só dá para usar a quinta marcha em trechos planos, porque quando há uma mínima inclinação o carro, mesmo se estiver a 120 km/h, começa a perder velocidade.
Não adianta pisar mais e o jeito é reduzir para a quarta marcha, mesmo com o carro vazio”, explica Fabio. “Uma coisa que também passei a sentir agora no verão é que, quando está muito quente, o C3 perde disposição, independentemente da marcha.
Citroën C3 – 33.485 km
Versão: | First Edition 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 8.010 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.420 |
Consumo: | No mês: 13,8 km/l com 36,4% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,5 km/l com 30,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |