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Longa Duração: Jeep Compass passa por revisão quase perfeita

SUV chega à terceira revisão com uma série de verificações a serem feitas e dois boletins técnicos pendentes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 nov 2022, 15h35 - Publicado em 11 nov 2022, 13h28
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  • Jeep Compass
    Terceira revisão teve pontualidade e compromisso com todas as pendências (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    É preciso estar atento às revisões da linha Jeep. Os modelos com motor flex precisam parar na oficina a cada 12.000 km (20.000 km para os diesel), e a tolerância de 1.000 km é contada a partir da revisão anterior.

    Chegamos na Jeep Osten Brás, em São Paulo, para o terceiro serviço a 64 km de perdermos a garantia do nosso Compass, pois havíamos antecipado a última parada por falta de óleo no motor. Foi por pouco. O atendimento para a revisão de 36.000 km foi na hora marcada. Contempla troca do filtro e do óleo do motor (que não desapareceu), filtro de combustível e fluido de freio.

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    Concessionária Osten apresentou tudo o que foi trocado e mostrou níveis de fluidos antes da devolução (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    O preço é fixado em R$ 857. Pedimos alinhamento, balanceamento e rodízio (R$ 272), e filtro do ar-condicionado (R$ 62,38). A conta, entretanto, passaria de R$ 1.191 para R$ 2.223 com os extras sugeridos: “lavagem técnica premium, oxissanitização, kit de lubrificação, limpeza da linha de combustível, aditivo e descontaminação das mangueiras do radiador”.

    A lista de reclamações também era grande: grilo na suspensão traseira, dimmer do painel sem funcionar, botões sob a central apagados, rangido no banco do carona e Waze sem modo noturno.

    Jeep Compass
    Os botões sob a central multimídia voltaram a acender, e o modo noturno do Waze foi normalizado (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Um técnico verificou os barulhos em uma volta no quarteirão – o da suspensão apareceu ao dar soquinhos na roda. A ordem de serviço ainda incluiu dois serviços ordenados pela própria fabricante; dada a quantidade de serviços, o carro não ficaria pronto no mesmo dia.

    Os serviços só foram concluídos na tarde do dia seguinte. Nesse meio-tempo, descobrimos o teor dos serviços que a própria Jeep indicou para ser feito em nosso carro. Um foi a verificação da fixação do sensor de chuva. O outro, a troca do trilho de combustível por risco de vazamento nos injetores.

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    Revisão foi feita dentro da margem de tolerância (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Isso foi confirmado na retirada, quando avisaram apenas que a peça havia sido encomendada, sem citar possíveis riscos. O componente chegou na véspera do fechamento desta edição, e a troca já está marcada. Não houve cobranças além do previsto e mostraram as peças trocadas e os níveis de óleo e fluidos do carro na entrega.

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    No caminho para a Fukuda Motorcenter para verificar a revisão, conferimos que os defeitos haviam sido corrigidos. O serviço foi correto, ou quase. O rodízio dos pneus seguiu uma ordem errada e o nível do líquido de arrefecimento estava além do máximo. Há o que melhorar, mas, perto da última revisão, essa foi boa.

    Jeep Compass – 36.670 km

    Ficha técnica:
    Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
    Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
    a 1.750 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 740 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
    Gasto no mês: Combustível: R$ 1.498
    Revisão: R$ 1.191
    Consumo: No mês: 11 km/l com 27% de rodagem na cidade.
    Desde agosto/21: 9,8 km/l com 32% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

     

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