Não faz muito tempo, testamos a vocação da Fiat Strada Volcano para lidar com estradas de terra e seus obstáculos usando seus sistemas de auxílio eletrônico. Por sorte, não havia lama e passou longe de um atolamento. Porque pode não ser fácil tirar a Strada de uma situação como essa, ou rebocá-la.
Diferentemente da antiga Strada Adventure, a nova Strada Volcano (assim como as demais versões) não tem preparação para a instalação de um gancho de reboque.
Se ganchos fixos dianteiros estão se tornando raridade por serem um risco para os pedestres em atropelamentos, a presença de um local para rosquear o gancho de reboque também depende da existência de um ponto estrutural forte para lidar com a força exercida no veículo sendo puxado.
O proprietário que recorrer ao manual para saber como lidar com essa falta pode ficar com ainda mais dúvidas. Na parte com recomendações para situações de emergência há indicações sobre como dar uma carga auxiliar e tirar e colocar o estepe, instalado sob a caçamba.
Porém, não há uma recomendação clara sobre o procedimento de reboque. Indica-se o uso de uma barra de reboque rígida e que ela (ou o gancho usado por caminhões reboque) não pode ser fixada em componentes da suspensão, o que está corretíssimo. Mas não mostra onde a barra de reboque deve ser fixada.
Para o caso de desatolamento, o manual ainda adverte que deve ser usado um veículo apropriado (reboque) e que o procedimento só seja feito com o caminho desobstruído e com o próprio veículo auxiliando em primeira marcha ou ré.
Mantiveram os mesmos textos do manual da Strada antiga, mas no caso desta a explicação era seguida pela indicação do gancho fixado ao carro.
Via de regra, na falta de um local apropriado para reboque de emergência, a solução é colocar um gancho ou fita fixada em um ponto de apoio no monobloco, como uma longarina. Difícil é acessar uma peça como essa driblando a suspensão e o para-choque. O ideal, mesmo, é não colocar a Fiat Strada em situações das quais ela não possa sair sozinha.
Nova Fiat Strada – 44.979 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 5.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 960,57 |
Consumo: | No mês: 12,7 km/l com 39,1% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 34,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |