Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa duração: revendas desprezam nosso Chevrolet Onix Plus usado

Começaram os ritos de despedida do Chevrolet Onix Plus da nossa frota. Na simulação de venda, muitos rejeitaram nosso sedã por conta da quilometragem

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2022, 12h08
Longa Onix Plus
Oferta: muito rodado, mas bem conservado e na garantia (Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Chevrolet Onix Plus sofreu e ainda sofre os efeitos da pandemia da Covid-19. Enquanto nosso carro passou mais tempo conosco por conta dos períodos de isolamento social, os zero-quilômetro já não são tão equipados.

A versão Premier 2 (do nosso carro) se tornou Premier, perdeu o ar-condicionado digital e agora nenhum Onix está saindo com conectividade Bluetooth, Android Auto e Wi-Fi a bordo. Isso até poderia se revelar como uma vantagem para a nossa unidade no mercado de usados, mas não foi o que aconteceu.

A verdade é que os quase 100.000 km rodados, independentemente da idade do modelo, assustam bastante os interessados e é uma questão que tende a se tornar uma constante no teste de Longa Duração, agora que tem 40.000 km extras.

Longa Onix Plus
Concessionária Chevrolet chegou perto de oferecer o melhor valor na troca, mas foi uma multimarcas quem deu o melhor lance. Quilometragem alta afasta interessados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Até tentamos mudar um pouco o roteiro tradicional da simulação de venda buscando novas oportunidades de negócio nas startups que prometem vender o carro rapidinho e sem o estresse habitual, mas não deu certo.

Nem a Kavak e nem a Creditas Auto aceitaram avaliar nosso Onix Plus por conta da quilometragem associada à pouca idade do carro, e a InstaCarro cancelou nosso agendamento alegando a falta de funcionários para nos atender no dia e hora marcados.

Seguimos, então, a rotina de sempre. Começamos pela rede Chevrolet, considerando a troca em um Onix Plus equivalente zero-quilômetro.

Continua após a publicidade

Na Carrera Butantã, onde compramos nosso carro, não havia o modelo desejado em estoque, mas avaliaram o usado em bons R$ 75.000. Vale lembrar que o sedã foi faturado em novembro de 2019 por exatos R$ 70.000.

Longa Onix Plus
(Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

Na Vigorito Ricardo Jafet, também em São Paulo, o Onix novo seria entregue em 15 dias, mas o nosso seria repassado para outros comerciantes e, por isso, jogaram o preço lá embaixo: R$ 66.000.

No outro extremo, a Chevrolet Primarca de São Caetano do Sul ofereceu R$ 78.000, a segunda melhor avaliação de todas e o carro novo estava disponível para pronta entrega. Seria o mundo perfeito para fechar negócio.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Seguimos a pesquisa nas marcas concorrentes. Começamos pela Toyota Abraão de Morais, considerando a troca em um Yaris Sedan XL. Ofereceram R$ 67.000 no nosso carro, mas o novo só chegaria dentro de um mês.

Longa Onix Plus
(Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

Na Hyundai HMB Caoa Ricardo Jafet, nossa troca seria em um HB20S Platinum Plus, disponível para pronta entrega.

Continua após a publicidade

Ofereceram R$ 70.000 em nosso Onix, adiantando que seria enviado para repasse por conta da quilometragem. Por fim, fomos à Nissan Tokio, no Ipiranga, para negociar a troca em um Versa Advanced.

Também reclamaram do quanto estava rodado e ofereceram os mesmos R$ 70.000 da Hyundai. Inclusive, deu para ouvir um burburinho sobre o carro ter sido usado para rodar em aplicativos.

A última parte da simulação de venda é a negociação do carro em lojas de seminovos, considerando a troca em carros do mesmo valor de um Onix Plus novo.

Longa Onix Plus
(Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

Na Nazaré Multimarcas, a pior avaliação: R$ 65.000 na troca por um Honda Civic 2018.

Já na Gabriel Automóveis de São Caetano ofereceram a melhor avaliação de todas: R$ 80.000 na troca por um Jeep Renegade 2021. Foi o único lugar que, apesar da quilometragem alta, valorizou o fato de estar íntegro e na garantia, com todas as revisões feitas em concessionária.

Bolsa de valores

Valor em novembro de 2019: R$ 70.000
Valor atual do modelo novo:  R$ 110.650
Valor do usado na tabela KBB: R$ 81.571
Melhor oferta na simulação: R$ 80.000
Pior oferta na simulação:  R$ 65.000

Chevrolet Onix Plus – 96.592 km

Ficha técnica:
Versão: Premier 1.0 12V Turbo
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf
a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 100.000 km – R$ 7.252
Gasto no mês: Combustível: R$ 1.721
Consumo: No mês: 12 km/l com 29,9% de rodagem na cidade
Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,5% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.