Longa duração: revendas desprezam nosso Chevrolet Onix Plus usado
Começaram os ritos de despedida do Chevrolet Onix Plus da nossa frota. Na simulação de venda, muitos rejeitaram nosso sedã por conta da quilometragem
O Chevrolet Onix Plus sofreu e ainda sofre os efeitos da pandemia da Covid-19. Enquanto nosso carro passou mais tempo conosco por conta dos períodos de isolamento social, os zero-quilômetro já não são tão equipados.
A versão Premier 2 (do nosso carro) se tornou Premier, perdeu o ar-condicionado digital e agora nenhum Onix está saindo com conectividade Bluetooth, Android Auto e Wi-Fi a bordo. Isso até poderia se revelar como uma vantagem para a nossa unidade no mercado de usados, mas não foi o que aconteceu.
A verdade é que os quase 100.000 km rodados, independentemente da idade do modelo, assustam bastante os interessados e é uma questão que tende a se tornar uma constante no teste de Longa Duração, agora que tem 40.000 km extras.
Até tentamos mudar um pouco o roteiro tradicional da simulação de venda buscando novas oportunidades de negócio nas startups que prometem vender o carro rapidinho e sem o estresse habitual, mas não deu certo.
Nem a Kavak e nem a Creditas Auto aceitaram avaliar nosso Onix Plus por conta da quilometragem associada à pouca idade do carro, e a InstaCarro cancelou nosso agendamento alegando a falta de funcionários para nos atender no dia e hora marcados.
Seguimos, então, a rotina de sempre. Começamos pela rede Chevrolet, considerando a troca em um Onix Plus equivalente zero-quilômetro.
Na Carrera Butantã, onde compramos nosso carro, não havia o modelo desejado em estoque, mas avaliaram o usado em bons R$ 75.000. Vale lembrar que o sedã foi faturado em novembro de 2019 por exatos R$ 70.000.
Na Vigorito Ricardo Jafet, também em São Paulo, o Onix novo seria entregue em 15 dias, mas o nosso seria repassado para outros comerciantes e, por isso, jogaram o preço lá embaixo: R$ 66.000.
No outro extremo, a Chevrolet Primarca de São Caetano do Sul ofereceu R$ 78.000, a segunda melhor avaliação de todas e o carro novo estava disponível para pronta entrega. Seria o mundo perfeito para fechar negócio.
Seguimos a pesquisa nas marcas concorrentes. Começamos pela Toyota Abraão de Morais, considerando a troca em um Yaris Sedan XL. Ofereceram R$ 67.000 no nosso carro, mas o novo só chegaria dentro de um mês.
Na Hyundai HMB Caoa Ricardo Jafet, nossa troca seria em um HB20S Platinum Plus, disponível para pronta entrega.
Ofereceram R$ 70.000 em nosso Onix, adiantando que seria enviado para repasse por conta da quilometragem. Por fim, fomos à Nissan Tokio, no Ipiranga, para negociar a troca em um Versa Advanced.
Também reclamaram do quanto estava rodado e ofereceram os mesmos R$ 70.000 da Hyundai. Inclusive, deu para ouvir um burburinho sobre o carro ter sido usado para rodar em aplicativos.
A última parte da simulação de venda é a negociação do carro em lojas de seminovos, considerando a troca em carros do mesmo valor de um Onix Plus novo.
Na Nazaré Multimarcas, a pior avaliação: R$ 65.000 na troca por um Honda Civic 2018.
Já na Gabriel Automóveis de São Caetano ofereceram a melhor avaliação de todas: R$ 80.000 na troca por um Jeep Renegade 2021. Foi o único lugar que, apesar da quilometragem alta, valorizou o fato de estar íntegro e na garantia, com todas as revisões feitas em concessionária.
Bolsa de valores
Valor em novembro de 2019: R$ 70.000
Valor atual do modelo novo: R$ 110.650
Valor do usado na tabela KBB: R$ 81.571
Melhor oferta na simulação: R$ 80.000
Pior oferta na simulação: R$ 65.000
Chevrolet Onix Plus – 96.592 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 100.000 km – R$ 7.252 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.721 |
Consumo: | No mês: 12 km/l com 29,9% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |