O Chevrolet Onix Plus sofreu e ainda sofre os efeitos da pandemia da Covid-19. Enquanto nosso carro passou mais tempo conosco por conta dos períodos de isolamento social, os zero-quilômetro já não são tão equipados.
A versão Premier 2 (do nosso carro) se tornou Premier, perdeu o ar-condicionado digital e agora nenhum Onix está saindo com conectividade Bluetooth, Android Auto e Wi-Fi a bordo. Isso até poderia se revelar como uma vantagem para a nossa unidade no mercado de usados, mas não foi o que aconteceu.
A verdade é que os quase 100.000 km rodados, independentemente da idade do modelo, assustam bastante os interessados e é uma questão que tende a se tornar uma constante no teste de Longa Duração, agora que tem 40.000 km extras.
Até tentamos mudar um pouco o roteiro tradicional da simulação de venda buscando novas oportunidades de negócio nas startups que prometem vender o carro rapidinho e sem o estresse habitual, mas não deu certo.
Nem a Kavak e nem a Creditas Auto aceitaram avaliar nosso Onix Plus por conta da quilometragem associada à pouca idade do carro, e a InstaCarro cancelou nosso agendamento alegando a falta de funcionários para nos atender no dia e hora marcados.
Seguimos, então, a rotina de sempre. Começamos pela rede Chevrolet, considerando a troca em um Onix Plus equivalente zero-quilômetro.
Na Carrera Butantã, onde compramos nosso carro, não havia o modelo desejado em estoque, mas avaliaram o usado em bons R$ 75.000. Vale lembrar que o sedã foi faturado em novembro de 2019 por exatos R$ 70.000.
Na Vigorito Ricardo Jafet, também em São Paulo, o Onix novo seria entregue em 15 dias, mas o nosso seria repassado para outros comerciantes e, por isso, jogaram o preço lá embaixo: R$ 66.000.
No outro extremo, a Chevrolet Primarca de São Caetano do Sul ofereceu R$ 78.000, a segunda melhor avaliação de todas e o carro novo estava disponível para pronta entrega. Seria o mundo perfeito para fechar negócio.
Seguimos a pesquisa nas marcas concorrentes. Começamos pela Toyota Abraão de Morais, considerando a troca em um Yaris Sedan XL. Ofereceram R$ 67.000 no nosso carro, mas o novo só chegaria dentro de um mês.
Na Hyundai HMB Caoa Ricardo Jafet, nossa troca seria em um HB20S Platinum Plus, disponível para pronta entrega.
Ofereceram R$ 70.000 em nosso Onix, adiantando que seria enviado para repasse por conta da quilometragem. Por fim, fomos à Nissan Tokio, no Ipiranga, para negociar a troca em um Versa Advanced.
Também reclamaram do quanto estava rodado e ofereceram os mesmos R$ 70.000 da Hyundai. Inclusive, deu para ouvir um burburinho sobre o carro ter sido usado para rodar em aplicativos.
A última parte da simulação de venda é a negociação do carro em lojas de seminovos, considerando a troca em carros do mesmo valor de um Onix Plus novo.
Na Nazaré Multimarcas, a pior avaliação: R$ 65.000 na troca por um Honda Civic 2018.
Já na Gabriel Automóveis de São Caetano ofereceram a melhor avaliação de todas: R$ 80.000 na troca por um Jeep Renegade 2021. Foi o único lugar que, apesar da quilometragem alta, valorizou o fato de estar íntegro e na garantia, com todas as revisões feitas em concessionária.
Bolsa de valores
Valor em novembro de 2019: R$ 70.000
Valor atual do modelo novo: R$ 110.650
Valor do usado na tabela KBB: R$ 81.571
Melhor oferta na simulação: R$ 80.000
Pior oferta na simulação: R$ 65.000
Chevrolet Onix Plus – 96.592 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 100.000 km – R$ 7.252 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.721 |
Consumo: | No mês: 12 km/l com 29,9% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |