Na segunda revisão, Fiat Strada tem serviço incompleto e peça paralela
Na segunda revisão, a concessionária caprichou na empurroterapia, mas foi desatenta na hora de fazer o rodízio dos pneus da Fiat Strada
Antes da parada, aquela checagem no óleo. Nossa Fiat Strada Volcano encostou na concessionária Savol de São Caetano do Sul (SP) com o lubrificante em um terço do nível. O consumo é visível como em um motor turbo, mas, aparentemente, não é preocupante para um intervalo de 10.000 km.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A recepção para a revisão dos 20.000 km foi rápida. A Fiat prevê para essa segunda parada a troca do óleo, do filtro do óleo, filtro de combustível e filtro de ar do motor. Só isso já havia somado R$ 605, R$ 77 a mais que os R$ 528 apontados no site da Fiat, mesmo que na nota conste apenas 3 litros de óleo, e não 4 litros, para encher reservatório e filtro, que juntos levam 3,4 litros.
Mas a concessionária tem sua própria lista de recomendações e se valeu de um cheiro forte no ar-condicionado para sugerir uma limpeza do sistema. A nota mostra o que entrou na conta: limpa ar em spray (R$ 30), spray de limpeza da caixa evaporadora (R$ 50), higienização do sistema de ventilação (R$ 10) e oxissanitização do ar (R$ 40). No total, R$ 130 e o filtro antipólen – a Fiat condiciona sua troca ao estado do elemento filtrante – entrou na nota como “kit higienização”, a R$ 40, e é da marca CES, não original.
Na empurroterapia ainda incluíram lubrificação das partes móveis (R$ 5), kit revisão (R$ 40 ) e um tal “verniz de motor” (R$ 40), que nada mais é que um desnecessário spray para limpeza superficial do motor. Fecham a nota a lavagem (R$ 50) e os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio (R$ 100), que pedimos, chegando a um total de exatos R$ 1.000.
Após o serviço, o cheiro forte na cabine era de lavanda, mas levamos nossa Strada Cabine Dupla à Fukuda Motorcenter para verificar a execução da manutenção programada no motor.
“Troca dos filtros foi feita e o nível do óleo está correto na vareta, mas, novamente, o rodízio ocorreu sem o cruzamento das rodas traseiras ao serem passadas para a frente, como preconiza a Fiat. Então fizemos essa correção para acompanhar o desgaste dos pneus do modo que a fabricante recomenda”, explica o técnico Fabio Fukuda.
Nova Fiat Strada – 21.183 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.536 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 770,44 Revisão: R$ 605 |
Consumo: | No mês: 14,6 km/l com 40,9% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,2 km/l com 31,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital