Comprar a nova Fiat Strada Volcano 2021 do Longa Duração não foi fácil
.Foram meses de busca, se esquivando de ágio e algumas propostas indecorosas. Mas a Fiat Strada Volcano é o mais novo carro do teste de Longa Duração
Enfim, conseguimos! A Fiat Strada 2021 é o mais novo carro da frota do teste de Longa Duração. Mas sua compra foi um exercício de paciência e durou meses.
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O próprio lançamento da nova Fiat Strada 2021 foi atribulado. Por conta da pandemia, ele passou de abril do ano passado para o fim de junho. Mas o atraso serviu para gerar expectativa pela picapinha, que teve mais de 6.000 unidades vendidas nos primeiros 10 dias e em setembro foi o carro mais vendido do Brasil.
Foi no meio desse furacão que começamos a busca pela nossa Fiat Strada. E teria que ser justamente aquela que gerou mais expectativa: com cabine dupla e quatro portas.
Para avaliar não só o carro, mas também as suas grandes novidades, como a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e faróis full-led, escolhemos a Strada Volcano, topo de linha.
O problema é que àquela altura praticamente não havia unidades da versão Volcano a pronta entrega. Em nossas buscas, a estimativa mais animadora dos concessionários da região Sudeste foi de 40 dias, mas houve quem pedisse 120 dias para entregar o carro. Até encontramos uma unidade na capital paulista, mas foi vendida antes do pagamento do sinal.
Sem sucesso com as concessionárias, passamos a buscar carros também em lojas multimarcas. Até havia unidades a pronta entrega, mas com preço R$ 10.000 da tabela àquela altura: R$ 83.190.
Ágio e fila de espera
Encontramos uma Strada Volcano branca na AL Motors, em São Paulo. O valor pedido era R$ 85.990 e o carro seria entregue 15 dias depois do pagamento do sinal, de R$ 3.000. Pagamos na hora.
Dias depois, porém, um áudio do vendedor acabou com nossas esperanças: “Eu tenho uma notícia boa e uma ruim. Vamos começar pela notícia ruim: a fábrica não vai mais faturar Strada em 2020. A única que nós temos faturada é uma com roda aro 16, branca, no valor de R$ 93.990”. Ainda estamos procurando a boa notícia, pois o preço de tabela da mesma configuração era R$ 86.500. Pedimos a devolução do sinal.
Recomeçamos nossa busca nas concessionárias Fiat. Na Atri, de Santos (SP), informaram que faturariam algumas unidades da nova Strada em meados de dezembro. Pagamos o sinal de R$ 2.000 por uma Strada Volcano, mas sem saber exatamente a cor ou o pacote do carro que seria faturado.
Deu certo e em duas semanas, já às vésperas do Ano-Novo, o carro estava pronto: uma Strada Volcano Cabine Dupla na cor Vermelho Montecarlo com o opcional de rodas de liga leve aro 16”, com pneus 205/55 R16. As rodas eram dispensáveis – por padrão, a versão Volcano tem rodas de liga leve aro 15 –, mas aceitar foi o jeito para não atrasar outros três meses.
Ou seja, além do preço, agora tabelado em R$ 83.990, pagamos outros R$ 916 pela pintura sólida vermelha e R$ 2.484 pelas rodas opcionais, num total de R$ 87.390. E no final conseguimos escapar do aumento do ICMS para carros novos no estado de São Paulo.
A entrega técnica foi rápida e eficiente, e feita pelo próprio vendedor. Falou da chave reserva, da garantia, do resgate 24h da Fiat, da importância de usar sempre o óleo Selénia recomendado pela marca e que o carro poderia ser abastecido com álcool ou gasolina a qualquer momento.
Também mostrou os principais comandos do carro, como é a operação do computador de bordo pelos comandos no volante e também o funcionamento da central multimídia. E todas as informações foram corretas.
Curiosamente, no momento da entrega corria a negociação de uma Fiat Strada para um cliente em Alagoas. Talvez nossa missão nem tenha sido tão difícil assim.
Primeiros erros
Em São Paulo, a primeira missão da Fiat Strada foi passar pelo crivo técnico da Fukuda Motorcenter e receber as marcações indeléveis que nos ajudam a saber tudo que é feito e trocado quando o carro para nas concessionárias para serviços ou revisões.
Chamou atenção o fato de capota marítima, protetor de caçamba e até o protetor de cárter, um clássico acessório de concessionária, equiparem o carro de fábrica. Mas o técnico Fábio Fukuda também atentou para um elástico montado com o coxim inferior do motor e também para um vazamento no filtro de óleo.
O elástico pode ser de um descuido na hora da montagem, mas o vazamento do óleo exigiu a primeira visita da picape a uma concessionária. Levamos na Fiat Sinal Vergueiro, onde o técnico disse não haver nada de errado com o carro. Contudo, ele limpou todo o óleo da carcaça do filtro antes de nos mostrar que estava tudo bem por ali. Aproveitamos e pedimos uma regulagem da alavanca do freio de mão, que estava tão alta que mal segurava o carro em ladeiras.
Agora é acompanhar para saber se o vazamento continua e concluir a rodagem de 1.000 km para fazer os primeiros testes de desempenho da nossa Fiat Strada na pista e aí, sim, finalizar seus ritos de iniciação no teste de 60.000 km.
Nova Fiat Strada – 502 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.536 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 220 |
Consumo: | No mês: 11,3 km/l com 48,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
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