Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

New Fiesta Sedan x HB20S

Colocamos frente a frente os dois grandes rivais em suas versões automáticas

Por Ulisses Cavalcanti | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 20 mar 2024, 10h56 - Publicado em 18 set 2013, 23h13
comparativos

Demorou, mas chegou. Finalmente o New Fiesta passa a contar com câmbio automático. Primeiro foi o hatch, em maio, e agora é a vez de o sedã dar um descanso para o pé esquerdo. Três anos se passaram desde a estreia do modelo no Brasil, mas valeu a pena esperar. Enquanto o hatch passou a ser feito em São Bernardo do Campo, o três-volumes continuará vindo do México. Segundo a Ford, o volume previsto de vendas não justifica a produção local.

Levamos para a pista o Fiesta Titanium 1.6 automático, configuração mais cara. Até então o topo era o SE manual. Além de enfrentar uma maratona de testes, o novato encarou outro recém-chegado, o Hyundai HB20S, comercializado desde abril.

Há mudanças nítidas e outras nem tanto. A mais óbvia (e bem-vinda, vale dizer) está na dianteira. Embora a carinha anterior fosse equilibrada, hoje parece bem sem graça ao lado da nova. Na traseira, as novidades exigem mais atenção. O porta-malas recebeu um ressalto maior na borda, fazendo as vezes de aerofólio, e as lanternas foram alongadas. Agora contam com um corte diagonal na extremidade que se une à moldura da placa. O para-choque ganhou um friso cromado e refletores. Somadas, as providências dão a impressão de que o carro foi alargado, apesar de preservar os 172 cm de largura.

O eficiente motor Sigma 1.6 evoluiu e trocou de nome para TiVCT, sigla que descreve o comando de válvulas de abertura variável. A engenharia trabalhou para reduzir o consumo de combustível. Componentes internos, como os pistões, receberam um tratamento grafitado para minimizar o atrito interno. O óleo teve a especificação alterada para 5W20, por oferecer menor resistência mecânica. Até a bomba de óleo, o alternador e o compressor do ar-condicionado passaram por melhorias.

Motor e transmissão formam uma dupla afinada. As trocas de marcha são suaves e rápidas, evitando que o fluxo de potência caia durante as mudanças. O câmbio Powershift de seis marchas e dupla embreagem é uma novidade no segmento. Garante agilidade em baixa rotação e mantém o giro baixo na estrada. Um botão na alavanca do câmbio permite trocas manuais, mas a posição não é prática. Num mundo perfeito, para nossa alegria, a fábrica colocaria borboletas atrás do volante. Combinado, Ford?

Continua após a publicidade

Outra estreia é o EasyStart, tecnologia que elimina o tanque auxiliar de partida a frio. Quando a porta é aberta, um sistema elétrico aquece o combustível antes da injeção nos cilindros, permitindo a ignição em baixas temperaturas sem o uso de gasolina.

Na versão Titanium, o Fiesta também é o único a vir com sete airbags e controle de tração e estabilidade. O banco traseiro tem cintos de três pontos e encosto de cabeça em todas as posições, além de já vir com o sistema de fixação Isofix.

O HB20S não acompanha o mesmo nível de sofisticação, embora ofereça um pacote atrativo. Tem transmissão convencional (com conversor de torque) de quatro velocidades e bloqueio de marcha. Não há opção de trocas manuais. A direção é hidráulica – a do Fiesta é elétrica – e há apenas airbags frontais para o motorista e o passageiro.

Na parte interna, os dois são semelhantes em conforto. Os bancos do Ford são mais envolventes e têm couro na versão top. E apenas o carro vindo do México conta com acabamento acolchoado na parte superior do painel – é também uma diferenciação do hatch nacional. O Hyundai abusa de plásticos duros nas superfícies. No entanto, pela proposta familiar, a falha maior é ter apenas cinto abdominal e não contar com encosto de cabeça no assento do meio.

Ambos são acometidos do mesmo mal: o sistema multimídia. O problema do Fiesta está no uso complicado, por causa da ergonomia deficiente dos botões e da pequena tela monocromática na parte superior do painel. O som do HB20S também não é amistoso, sobretudo quanto ao pareamento de smartphone via Bluetooth, mas sua principal falta é não ter CD player, apenas conexões USB e entrada auxiliar e streaming por celular.

Continua após a publicidade

Mesmo custando 6 195 reais a mais, o Fiesta tem atributos que justificam o investimento, sobretudo no quesito segurança. Ao incluir na conta a mecânica superior, o consumo menor e até a rede maior da Ford, a vitória do Fiesta é incontestável. Com tantas qualidades, até o Honda City teria trabalho…

New Fiesta Sedan DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Tem o mérito da direção elétrica e da suspensão mais robusta que a do concorrente.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

Merece elogios. Oferece desempenho satisfatório e trabalho suave. Destaque para o câmbio.

★★★★★

CARROCERIA

A nova dianteira é o ponto forte do carro. Poucos sedãs são tão bem-resolvidos.

Continua após a publicidade

★★★★★

VIDA A BORDO

Confortável em todas as posições, utiliza materiais de qualidade. Ergonomia é ponto forte.

★★★★

SEGURANÇA

Quatro estrelas no Latin NCAP. Único com sete airbags e controle de tração e estabilidade.

★★★★★

SEU BOLSO

É caro, mas mais barato que o City, que detém 25% do mercado de sedãs médios.

Continua após a publicidade

★★★

HB20S DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Gostoso de guiar, freia bem e é estável nas curvas. Direção poderia ser elétrica.

★★★★

MOTOR E CÂMBIO

Conjunto garante agilidade e mostra-se adequado ao tamanho do carro.

★★★★

CARROCERIA

Assim como o Fiesta, tem desenho marcante e bem-resolvido. Destaca-se na rua.

Continua após a publicidade

★★★★

VIDA A BORDO

Encanta à primeira vista e agrada – desde que o interessado não conheça o interior do Fiesta.

★★★★

SEGURANÇA

Faltam cinto de três pontos e encosto de cabeça para o ocupante do banco central, atrás.

★★★★

SEU BOLSO

Se você não quer fugir dos 50 000 reais, fará uma boa opção ao levar um HB20S automático.

★★★

VEREDICTO

Ford e Hyundai travam um duelo de alto nível. Apresentam uma generosa lista de itens de série e agradam pela qualidade do acabamento. Nos dois quesitos, o Fiesta leva a melhor, além de deixar o rival para trás em outro aspecto: a mecânica superior. Ambos são boas compras, mas o mexicano justifica com facilidade os 6 195 reais que custa a mais.

>> Confira o desempenho dos carros

>> Confira a ficha técnica dos carros

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.