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Nova Ford Ranger Black tem motor diesel e visual ‘bombado’ a preço de flex

Nova versão intermediária custa R$ 179.900 e traz bom pacote de itens de série e visual urbano para ganhar clientela de picapes flex

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 14h48 - Publicado em 26 mar 2021, 11h00
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    Nova Ranger Black tem parachoques, grade e rodas pintadas de preto (Divulgação/Ford)
    Nova Ford Ranger Black tem motor diesel e visual ‘bombado’ a preço de flex
    Nova Ranger Black tem parachoques, grade e rodas pintadas de preto (Divulgação/Ford)

    Depois do fim das versões com motor flex, a Ford vem se virando como pode com as variantes a diesel da Ranger na linha 2020, fazendo de tudo para manter a picape competitiva no disputado segmento. E até que as estratégias da marca vêm dando certo, com a Ford Ranger segurando um próspero terceiro lugar entre as picapes médias, logo atrás da Chevrolet S10 (e ambas bem abaixo da líder Toyota Hilux).

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    Com a chegada da Ford Ranger 2022, há uma nova versão com apelo urbano e motor diesel, a Black, repleta de itens de conveniência e visual “bombado”. Confira o vídeo!

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    Por R$ 179.900, a nova Ranger Black tem motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático de seis marchas e tração traseira (4×2). A versão se situa entre as XLS 2.2 4×2 e 4×4, ambas automáticas. O nível de equipamentos é bom, próximo da versão com tração integral, mas a novidade sai por bons R$ 20.000 a menos que o modelo tracionado.

    Ainda custa menos que um Jeep Compass Longitude com motor diesel, tabelado hoje em R$ 191.990.

    O pacote inclui itens exclusivos, como as rodas pretas de 18 polegadas, cor que também está na grade dianteira e para-choque traseiro. Essas peças deixam de ser cromadas como em outra versões, dando um ar mais discreto e elegante à picape. O santantônio também é o mesmo das Ranger Limited, de fibra e com linhas mais aerodinâmicas.

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    ranger black
    (Divulgação/Ford)

    Melhor equipada que a XLS 2.2 4×2, a versão Black tem sete airbags, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampas, além de ar-condicionado automático de duas zonas e a central multimídia com tela de oito polegadas.

    Há ainda bancos revestidos de material tipo couro (com regulagens manuais), câmera de ré e painel digital, como nas versões mais caras. A versão, como todas da linha 2021, está integrada ao aplicativo FordPass, para smartphones. Por meio dele, é possível monitorar parâmetros como autonomia e nível de combustível e até trancar ou destrancar a picape remotamente.

    Embora seja 40 cv mais fraco do que o 3.2 que equipa as versões mais caras da Ranger, o quatro cilindros a diesel se garante bem e entrega bom desempenho à picape. Ainda não levamos a Ranger Black para a pista, mas outras variantes com o mesmo motor aceleraram de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos.

    ranger black
    Caçamba tem cobertura elétrica como acessório (Divulgação/Ford)

    A Ranger é ágil na cidade, mesmo com seus 5,35 metros de comprimento. O motor 2.2 acelera com decisão e é até fácil fazer o controle de tração agir com uma acelerada mais forte. A direção elétrica é leve em manobras e dá bom controle aos movimentos da picape, que dificilmente passa insegurança.

    Os pneus têm perfil para asfalto e são surpreendentemente silenciosos e, em conjunto com a suspensão mais macia, também tornam a Ranger Black confortável no uso cotidiano. Em velocidade de cruzeiro na estrada, mal se ouve barulhos de rodagem ou do motor diesel, que sussurra a pouco mais de 2.000 rpm a 120 km/h.

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    ranger black
    Suspensão tem acerto macio e dá conforto à picape na cidade (Divulgação/Ford)

    Claro, há chacoalhadas típicas de picapes médias em pisos irregulares, mas que são um bocado atenuadas pelo acerto macio da suspensão. E apesar do apelo urbano, a picape encara sem dificuldades trechos fora de estrada leves, como um acesso a uma fazenda ou até mesmo um alagamento. A Ford ressalta os 80 cm de capacidade de submersão da Ranger, comum a todas as versões da picape.

    De fábrica, a Ford Ranger Black não tem opcionais, mas a fabricante oferece como acessório uma prática cobertura de caçamba com acionamento elétrico por controle remoto e vedação reforçada contra poeira e chuva. O item ainda traz redes para objetos menores e iluminação. O pacote, que também traz o protetor de caçamba, tem preço sugerido de R$ 10.000. As primeiras 100 unidades poderão receber o item gratuitamente.

    Pelo valor cobrado, a Ranger Black tem motor a diesel, itens de conveniência e visual interessante por pouco a mais do que uma rival equivalente, mas com motor flexível. Uma S10 LTZ 2.5 é cerca de R$ 3.000 mais barata, mesma diferença em relação a uma Hilux SRV 2.7 flex, ambas 4×2.

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    ranger black
    Cabine é completa com bancos de couro e central multimídia com tela de 8″ (Divulgação/Ford)

    Com motor diesel e câmbio automático, a Hilux mais barata ultrapassa os R$ 200.000, enquanto uma S10 LS até custa próximos R$ 185.920 e tem tração 4×4, mas traz visual bem mais simplório que a Ranger Black.

    Se a balança estiver pendendo para um SUV, o leque é amplo, mas a nova versão da Ranger é mais barata do que um Jeep Compass diesel de entrada, que já beira os R$ 200.000. É mais cara do que um Renegade a diesel, mas entrega muito mais espaço e uma caçamba bem maior do que o diminuto porta-malas do Renegade.

    Ficha técnica – Ford Ranger Black 2022

    Preços e versões da Ford Ranger 2022

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    CAPA 743
    (Arte/Quatro Rodas)
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