Novo Hyundai Creta 1.0 é mais rápido e econômico que T-Cross e Tracker?
Novo motor de três cilindros deixou o Creta econômico como nunca, mas ele supera os principais rivais?
Ainda há quem estranhe SUVs com motores 1.0 turbo, mas é fato que eles estão passando de exceção à regra na base dos SUVs compactos e o novo Hyundai Creta 2022 deixa isso claro.
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Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker de nova geração já nasceram com motores 1.0 turbo. Agora o novo Creta abandona o motor 1.6 aspirado em detrimento ao três-cilindros 1.0 TGDI (turbo com injeção direta), presente em três das quatro versões do SUV.
É um passo enorme para a Hyundai, que insiste em oferecer os motores 1.6 e 1.0 turbo simultaneamente na família HB20. No Creta, o novo motor também está sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Mas será que o Hyundai Creta está alinhado em desempenho e consumo com seus principais rivais?
QUATRO RODAS já testou o novo Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI, que custa R$ 135.490. Ele está alinhado, tanto em preço quanto em conteúdo, com o Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo (R$ 127.390) e com o Volkswagen T-Cross Comfortline 200TSI com couro (R$ 132.530).
O motor 1.0 três cilindros turbo do Creta é flex e entrega potência de 120 cv e torque máximo de 17,5 kgfm a 1.500 rpm seja com álcool ou gasolina. O 1.0 TSI do T-Cross também tem turbo e injeção direta, mas seus números são melhores: entrega 120/128 cv com gasolina e álcool, respectivamente, e 20,4 kgfm a 2.000 rpm.
O motor do Chevrolet Tracker tem uma diferença mecânica. Também é um 1.0 de três cilindros com turbo, mas sua injeção é indireta, uma multiponto convencional. Isso explica números mais modestos: 116 cv e 16,8 kgfm quando com álcool e 16,3 kgfm quando com gasolina, sempre a 2.000 rpm.
Torque, potência, rotação… Mas como esses números se traduzem em consumo e desempenho em nossa pista e qual deles leva a melhor? Confira a tabela a seguir:
Testes de desempenho e consumo (com gasolina) |
Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI |
Volkswagen T-Cross Comfortline 200TSI |
Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo |
Aceleração de 0 a 100 km/h: | 11,26 s | 11,26 s | 11,8 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m: | 33,18 s – 152,51 km/h | 32,68 s – 160,2 | 33,68 s – 155,7 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h: | 5,22 s | 4,95 s | 5,01 s |
Retomada de 60 a 100 km/h: | 7,02 s | 6,29 s | 6,09 s |
Retomada de 80 a 120 km/h: | 8,94 s | 7,60 s | 8,20 s |
Frenagens de 60/80/100/120 km/h a 0: | 17,8/25,4/40,9/59,2 m | 14,3/24,9/38,9/56,4 m | 14,2/25,1/39,9/55,2 |
Consumo urbano: | 11,5 km/l | 11,8 km/l | 12,1 km/l |
Consumo rodoviário: | 14,4 km/l | 14,7 km/l | 15,5 km/l |
O Hyundai Creta 1.0 turbo até chega a empatar no tempo de 0 a 100 km/h com o T-Cross, mas o Volkswagen garante superioridade em todas as outras medições de desempenho.
Mais leve, o Chevrolet Tracker 1.0 turbo continua com o melhor consumo em qualquer ciclo de medição, assim como tem as melhores frenagens a 60 e 80 km/h.
Ainda assim, o Creta 2022 1.0 turbo representa um belo avanço na comparação com o antigo Creta 1.6 (que segue vivo apenas na versão Action 1.6). Em nossos testes, vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e registrou consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
Mesmo o 2.0 aspirado não era tão mais rápido: chegava aos 100 km/h em 10,8 segundos – 0,46 s mais cedo que o 1.0. O consumo, porém, era bem pior: 8,2 km/l em ciclo urbano e 12,7 km/l no rodoviário. Sempre com gasolina.
Preço das versões do novo Hyundai Creta 2022:
VERSÃO | MOTOR | PREÇO |
Comfort | 1.0 Turbo GDI | R$ 107.490 |
Limited | 1.0 Turbo GDI | R$ 120.490 |
Platinum | 1.0 Turbo GDI | R$ 135.490 |
Ultimate | 2.0 Smartstream | R$ 146.990 |
Ficha Técnica – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo
- Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, comando de válvulas variável na admissão e no escape, injeção direta, 998 cm³, 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
- Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
- Direção: elétrica
- Pneus: 215/60 R17
- Dimensões: comprimento, 430 cm; largura, 179 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 261 cm; porta-malas, 422 l; tanque de combustível, 50 litros; Peso, 1.270 kg
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